O Que São os Artesãos? Profissão Artesão Como Funciona?

O Que São os Artesãos? Profissão Artesão Como Funciona?

Você conhece algum artesão? Sabe como funciona o seu processo de trabalho? Nesse artigo, você saberá um pouco mais sobre essa bela profissão.

Com certeza, se você olhar com atenção para a sua casa, verá que existe uma peça que parece ter sido feita por uma pessoa. Nela existe um toque humano que nenhuma máquina pode dar. Ela, certamente, deve ter sido feita por um artesão.

O artesão é o profissional que realiza a fabricação de produtos por meio de ações manuais. Em alguns casos, ele conta com algumas ferramentas para manusear e dar forma ao objeto a partir de sua matéria-prima.

Histórico dos Artesãos

Artesão em sua Oficina

Artesão em sua Oficina

De acordo com alguns registros históricos, acredita-se que o artesanato surgiu ainda na pré-história, no período neolítico. Foi nessa época que o ser humano começou a realizar polimentos de pedra, fabricar cerâmicas e a tecer com algumas fibras animais ou vegetais.

Naquela época, não era possível adquirir uma peça de roupa, de sapato, nem utensílios domésticos ou armas para caça. Para conseguir sobreviver, o ser humano “começou a se virar”. E assim nasceram muitas formas de melhorar a vida, e os primeiros objetos de artesanato.

No período da Revolução Industrial, o artesanato sentiu uma forte desvalorização pela população. Pois o processo fabril era muito mais admirado e levado em consideração.

Muitos dos artesãos sofriam condições de trabalho extremamente precárias. Sem contar no baixo valor de seus salários. Pois eles tinham que competir com a novidade, que eram as peças industriais.

Atualmente, as peças artesanais conseguiram criar uma certa estabilidade sobre os seus preços e suas possiblidades de vendas. Afinal de contas, uma peça artesanal é algo único, peculiar, e de extrema delicadeza, proveniente do artista que a fez.

É claro que existem diversos artistas que ainda lutam para garantirem o seu espaço dentro desse mercado. Mas ele vem se mostrando muito promissor, e abrindo portas para novos profissionais.

Por Que Investir em Artesanato?

Se você quer se tornar um artesão, talvez já saiba a resposta para a sua pergunta. A arte, além de ser uma ótima terapia, e uma excelente forma de expressar os seus pensamentos e sentimentos para o mundo. Também é uma ótima fonte de renda.

Ao criar uma peça de arte, você consegue criar uma conexão entre você e o mundo. Além de saber que irá impactar a vida da pessoa que adquirir a sua bela obra.

Além disso, se você é uma pessoa que gosta de comprar objetos de artesanato, sabe que a singularidade é algo que pesa bastante, quando uma pessoa compra algo assim. Pois é uma peça única, feita pelas mãos de um artista que pensou exclusivamente nela. Enfim, não há como resistir a uma bela peça artesanal!

Quais os Tipos de Artesãos?

Para fins de conhecimento mais aprofundado, podemos dividir os artesãos em algumas categorias, que serão vistas a seguir:

  1. Artesão-Artesão

Os seus trabalhos são feitos em série e, de forma geral, precisa de alguns instrumentos. Com siso, você consegue produzir diversos objetos com uma maior eficiência.

  1. Artesão-Artista

Nesse caso, a sua originalidade e criatividade são o ponto alto de suas obras. As suas peças acabam por criar uma admiração pelo seu público, com pinturas, escrituras ou talhas.

  1. Artesão Semi-Industrial

Esse tipo de artesão trabalha a partir de uma base de molde, com o intuito de produzir muitas peças iguais.

Profissão Artesão: Como Funciona?

Se você gosta de trabalhos manuais, com certeza pode investir na carreira do artesanato que, com as dicas certas, terá sucesso. Para ter sucesso nessa profissão, primeiramente você precisa gostar de arte. Depois, deve ser organizado e, por último, ter foco.

Trouxemos aqui algumas dicas para você se tornar um artesão de sucesso. Vejamos a seguir:

  1. Invista em Conhecimento

Artesã Estudando

Artesã Estudando

Não pare no tempo, só por ter o dom dessa arte em suas veias. É importante investir em conhecimento para, cada vez mais, aperfeiçoar o seu trabalho. Atualmente, existem diversas opções que ajudam a melhorar seu trabalho artesanal.

Uma forma barata e prática de aprimorar as técnicas, é comprando cursos online. Afinal de contas, por meio deles, você consegue evoluir com técnicas, formas de trabalho e otimização de tempo.

  1. Aproveite Bem o Tempo

Ampulheta

Ampulheta

Como você irá trabalhar em um ateliê ou na sua própria casa, em alguns casos, é importante que você aproveite bem o tempo disponível. Muitas pessoas se perdem por não terem uma rotina regular de trabalho, como as impostas em empresas.

Para não se perder, além do seu tempo de trabalho regular, aquele que você estipula para fazer as peças, aproveite o tempo ocioso do seu dia para investir em pesquisas, em fazer mais peças de trabalho e em ter novas ideias.

  1. Busque se Regulamentar

Mulher no Facebook

Mulher no Facebook

Você sabia que a profissão artesão já possui uma regulamentação? Você já pode receber perante a lei de receber, os direitos como qualquer outro trabalhador. Porém, para isso, mas você precisa se regulamentar.

Uma forma bem simples, é criando o seu MEI. Pois, assim, você terá os direitos trabalhistas básicos, como os seguros e auxílios. Além do direito à aposentaria, quando estiver enquadrado dentro das leis que a regem.

No entanto, é importante deixar claro que o artesão paga uma taxa mensal, quando se cadastra no MEI. Com esse pagamento além de regulamentado, você poderá circular com suas obras e criar conexões de negócios com outras empresas.

  1. Organize seu Ambiente de Trabalho

Planejamento

Planejamento

Assim como em um trabalho externo, você precisa de um local de trabalho organizado para conseguir expressar a sua arte da melhor maneira. Coloque os seus instrumentos de trabalho bem próximos e deixe o ambiente com uma iluminação adequada.

A questão da organização não conta apenas com o ambiente físico, você precisa também levar esse lema para todo o trabalho. Crie uma agenda para organizar o seu processo de criação das peças.

Calcule o tempo de trabalho que as suas peças levam para ser feitas e quantas você terá que fazer por dia, ou por semana. E assim com o auxílio de uma planilha divida da melhor forma o seu tempo de trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.