Plano de Aula e Treino de Natação Para Iniciantes

Quem conhece a natação e gosta praticá-la, sabe o quanto este esporte é prazeroso, além dos inúmeros benefícios que proporciona para a nossa saúde. A natação, praticada com regularidade, aumenta a autoestima, promove o bem-estar e ainda é um exercício que abrange todos os músculos do corpo.

A natação é uma maneira saudável e divertida de exercitar o corpo, além de ser um desafio, pois é uma atividade praticada na água. O bom da natação é que ela pode ser iniciada em qualquer fase da vida, desde a infância, quando ainda se é um bebê, ou quando a pessoa já é adulta.

No entanto, para que o aprendiz de natação tenha um bom aproveitamento dos benefícios que este esporte oferece, é preciso seguir algumas orientações, conforme abaixo:

Escolhendo os Equipamentos Corretos

O uso de um equipamento correto é importantíssimo para a prática da aula de natação, pois o mesmo contribui para facilitar no desempenho do aprendiz, fazendo com que a prática da atividade fique bem mais gostosa. Para quem está iniciando, esta escolha deve ser ainda mais minuciosa pois, com o equipamento correto fica muito mais fácil manter o foco nos movimentos iniciais.

Touca – a touca serve para prender os cabelos e protegê-los do sal e do cloro, para uso em adultos as toucas de silicone são melhores. Já para as crianças, é aconselhável usar as toucas de pano, pois elas são mais delicadas e confortáveis.

Traje – quando for escolher um traje, escolha um que não seja muito apertado, evitando assim o atrito provocado pelo traje apertado. Procure também por um tecido que seja mais resistente aos efeitos do cloro e do sal.

Óculos – os óculos escolhidos devem oferecer proteção e conforto. Por esse motivo, ao escolher os óculos que for usar, opte por um que se ajuste ao seu tipo de rosto, evitando assim que seja necessário apertar muito.

Antes de começar a treinar, é bom que a pessoa faça um aquecimento de, pelo menos, 10 minutos, e procure nadar devagar e com suavidade. Dessa forma, a pessoa estará aumentando a lubrificação e o fluxo do sangue nas articulações e nos músculos, respectivamente.

Depois de realizar o treino, a pessoa deve fazer um pouco de alongamento para relaxar os músculos, que estarão fadigados. Estes alongamentos não precisam ser muitos longos e cansativos, basta ser de maneira confortável.

Antes de dar início a aula de natação, é recomendável que a pessoa se alimente de forma equilibrada e saudável, para obter resultados satisfatórios no treino. Faltando cerca de duas horas para iniciar o treino, a pessoa deve ingerir carboidratos e água, e evitar a ingestão de alimentos gordurosos. O exercício físico praticado de barriga vazia pode provocar esgotamento e baixo rendimento. A pessoa deve ingerir alimentos leves como, por exemplo, alimentos naturais, frutas, sanduíche natural, etc.

No decorrer do treino, beba bastante água. Se possível, acrescente carboidratos. Assim, a pessoa prolongará a atividade e diminuirá o cansaço.

Colocando Toca de Natação

Colocando Toca de Natação

Depois da aula, a pessoa deve ter uma boa alimentação com gordura, carboidratos e proteínas.

Um treino simples de natação pode ser começado com:

  • Nado Crawl, 100 m
  • 50 metros nado crawl e 50 metros nado costas
  • Usando a prancha, 4×50 m fazendo perna
  • Nadando solto, 100 metros

Para as pessoas que fazem treinos para competir em provas rápida, é permitido que seja feito um treino alternado de 400 metros, entre costas e crawl. Em seguida, variações compostas de rolamentos, e logo depois 200 m solto. Prosseguindo na 1ª semana, pra que tenha um treino completo, a pessoa pode realizar uma série com muitas alternações como, por exemplo, 50 metros crawl+50 metros livres+50 metros crawl+200 metros livres+400 metros soltos+50 metros livres.

Esse exemplo é de um treino para iniciantes na prática da natação. Porém, há variações nas metragens a serem percorridas.

Nado Crawl

Nado Crawl

Se a pessoa pensa em treinar fazendo uso de prancha, ela pode executar a quantidade de quatro séries de exercício para pernas, cada série com 50 metros, com alternações de 100 m de crawl e 100 m livres.

Com o passar das semanas, algumas medidas podem ser alteradas.

Também podem ser usados outras modalidades de nados como, por exemplo, o nado de peito, as series são: 500 m nado peito+200 m nado livre+400 m nado livre+200 m nado crawl+100 m nado solto. Com calma, pode-se adotar um programa de treinamento intermediário de natação.

Uma observação: é de grande importância que a pessoa tenha um profissional para orientá-la, pois ele poderá indicar qual o melhor treino para o seu perfil, e até mesmo modificar os treinos já existentes. Dessa forma, com o passar do tempo, a pessoa vai diminuindo o tempo para executar as distâncias e, assim, ela mesma começa a buscar novos desafios. Agora é só começar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.