O Que é Natação Inumana

A Natação Como Um Todo

É possível entender a natação de uma forma mais geral e mais técnica, como a capacidade que os animais carregam de se locomover por meio de algum tipo de líquido, que na maioria das vezes é a própria água. Obviamente, nesses animais também enquadra-se o ser humano, e dessa forma, a natação permite que distancias sejam cruzadas, seja com ou sem o auxilio de algum utensílio complementar, como boias, cilindros de ar, ou outro artefato

Porém, esse tipo de conceito acaba ficando muito restrito e abstrato, já que nos dias de hoje, quase ninguém trata a natação dessa maneira. Atualmente, a natação ganhou horizontes mais amplos, sendo vista na verdade como uma forma de proporcionar exercícios ao corpo, mas sem tirar o lado da recreação e do lazer, que também são pontos fundamentais para descrever essa atividade. Como exercício físico, a natação é vista como excelente e bastante versátil, principalmente por poder ser realizado nos mais diversos lugares, como piscinas residenciais, praias, clubes, etc.

A natação é uma atividade bastante antiga, e isso pode ser visto devido aos registros nos quais se tem conhecimento até os dias de hoje, sendo que um dos primeiros deles são as pinturas rupestres (aquelas pinturas da época da pré história e que eram feitas nas paredes das cavernas). Essas pinturas são datadas estimativamente, de mais de sete mil anos atrás. Já a respeito dos registros escritos a respeito da natação, os mais antigos nos quais se tem conhecimento são as menções encontradas em obras muito clássicas, como é o caso das épicas e clássicas Ilíada e Odisseia, a Epopeia de Gilgamesh e também, a mais famosa delas, a Bíblia Cristã. A mais antiga dessas obras escritas que apresentam ou citam a natação é do ano dois mil antes de Cristo.

A principal característica desses registros da natação que foram citados, é que ela nunca era realizada na intenção de promover a competição, mas sim, única e exclusivamente como uma forma de recreação ou ainda de locomoção. Essa ideia de natação competitiva surgiu somente em meados do ano de 1800, no continente europeu. Nesse período o nado de bruços foi o estilo que mais ganhou força e em pouco tempo ele se tornou de fato o predominante.

Porém, conforme o tempo foi passando e a natação foi evoluindo, outros estilos de nado foram ganhando espaço, como é o caso do nado trudgen, que apresentou seu crescimento no ano de 1873. Esse nado ganhou esse nome pelo fato de ter sido desenvolvido por Arthur Trudgen. Porém, existem algumas controvérsias, já que alguns pesquisadores do tema apontam que ele não desenvolveu o nado, mas sim, copiou um estilo já existente, chamado nado crawl, que era um nado bastante realizado pelos índios americanos. Ainda assim a homenagem a Artur se manteve, e o nado trudgen é conhecido por esse nome até os dias hoje.

Alguns anos depois da criação do nado trudgen, a natação passou a pertencer realmente a lista oficial composta pelos Jogos Olímpicos, sendo que o marco dessa oficialização aconteceu no ano de 1896, na cidade de Atenas. A partir disso a natação foi se popularizando e crescendo cada vez mais como um todo, e por esse motivo, passou a se enxergar a necessidade de se criar uma instituição ou um órgão que pudesse de fato organizar e regulamentar esse esporte da melhor maneira possível, padronizando adequadamente todos os seus estilos e modalidades, e assim foi criada a Federação Internacional de Natação – FINA, no ano de 1908. A FINA passou a contar com a responsabilidade de cumprir com todos os papéis citados acima, sendo um órgão importantíssimo até os dias de hoje. Atualmente, os estilos e modalidades de natação mais conhecidas são o nado mariposa, o nado de bruços, a natação de águas abertas, o mergulho, o polo aquático, o nado sincronizado, os saltos ornamentais, entre outros.

A Natação Inumana

Natação Inumana

Natação Inumana

Um dos estilos ou modalidades de natação que não são frequentemente apresentados, mas que ainda assim possuem benefícios bastante significativos, é a natação inumana, que é inclusive o foco do artigo de hoje. A natação inumana, nada mais é do que a natação por instinto, que é uma habilidade dos mais diversos animais, inclusive dos seres humanos, e também pode ser conhecida como natação padrão, ou ainda, de forma mais vulgar e popular como natação à cão.

A natação inumana tem como principais características o nado onde a cabeça fica posicionada fora da água e o nadador realiza a movimentação (batimentos) dianteira de seus braços, ou de suas patas da frente, formando um ângulo de aproximadamente noventa graus. Já as pernas, ou as patas traseiras, se flexionam levemente e passam a se movimentar como se o nadador estivesse pedalando.

Os principais benefícios da natação inumana são principalmente o fato dela movimentar quase que todas as articulações e todos os músculos do corpo, sendo assim considerada um dos melhores exercícios físicos, auxiliando nos mais diversos pontos do corpo, como a coordenação motora, o fortalecimento e a flexibilidade dos músculos, bem como no sistema respiratório de uma pessoa, evitando ou tratando problemas como asma e etc.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.