Os Possíveis Malefícios Do Chá De Hibisco Para Nossa Saúde

O chá de hibisco  talvez seja um dos mais famosos hoje no país, muitas pessoas procuram e compram esse chá por causa de seus benefícios, principalmente para ajudarem na tentativa de perder peso.

Mas como tudo na vida, o chá de hibisco também tem suas contraindicações e forma de ser usado e por isso em alguns casos ele pode fazer mal sim.

Existem diversas espécies de hibisco no mundo, normalmente quando se trata de chá de hibisco estamos falando da espécie hibiscus sabdariffa.

Você encontra esse chá facilmente em lojas especializadas, seja pela internet ou meu mesmo em lojas físicas.

O Chá De Hibisco Pode Fazer Mal?

Tomar esse chá é bastante seguro para a maioria das pessoas e se tomado de forma moderada sem exageros.

O chá de hibisco como qualquer outro se tomado de forma exagerada pode fazer mal, afinal nele há substâncias químicas que afetam nosso corpo.

Infelizmente quando se tratar de ervas medicinais os estudos ainda são bem limitados, por isso que não há uma comprovação dos efeitos colaterais desse chá, mas relatos indicam que o consumo excessivo pode causar:

  • dor de cabeça;
  • náuseas;
  • hipotensão;
  • câimbras e
  • problemas no fígado

Mas mesmo com o desconhecimento dos efeitos colaterais há algumas coisas a serem observadas.

Pessoas com diabetes que tomam medicação para essa finalidade devem ficar atentas e se possível procurar uma orientação médica se desejar fazer uso constantomam medicação para hipertensão arterial,te do chá de hibisco.

Como esse chá pode baixar o nível de açúcar no sangue e a pessoa já está tomando uma medicação também para essa finalidade o resultado pode não ser o esperado.

O mesmo acontece com pessoas que tomam medicação para hipertensão arterial, pois o hibisco também pode baixar a pressão.

Pessoas que vão passar por cirurgias também devem informar ao seu médico do uso do chá de hibisco, por baixar o nível de açúcar o seu médico deve saber essa informação.

Estudos apontam a possibilidade dessa infusão causar danos ao fígado e também a interação do extrato com o famoso analgésico paracetamol.

Para pessoas que fazem uso de um medicamento para malária chamado cloroquina não é indicado o chá de hibisco.

Mulheres que estão de TPM ou aquelas que desejam engravidar devem evitar o uso dessa chá, pois ele interfere nos hormônios femininos.

Por fim mulheres grávidas e que estão amamentando também devem evitar o consumo desse chá.

E Qual a Dosagem Correta Desse Chá?

Colocando Chá De Hibisco na Xícara

Colocando Chá De Hibisco na Xícara

Como já dito anteriormente o chá de hibisco é seguro se tomado nas quantidades medicinais. Como a maioria das infusões pode ser usada a proporção de 2 colheres de sopa da erva seca para 1 litro de água.

Basta colocar a água no fogo e esperar levantar fervura, depois basta desligar o fogo e adicionar a erva e aguardar aproximadamente 10 minutos.

Não há informações precisas do tempo máximo que podemos fazer uso dessa infusão, por isso é importante buscar informações de especialistas.

Tome de 2 a 3 xícaras no máximo por dia e evite fazer isso próximo a hora de dormir, pois pode atrapalhar na qualidade do sono.

E Quais São Os Benefícios?

Benefícios do Chá De Hibisco

Benefícios do Chá De Hibisco

São diversos os benefícios dessa planta por isso que ela é tão procurada.

Podemos destacar os seguintes benefícios:

Diminui a pressão arterial

  • Ajuda a perder peso
  • Controla o colesterol ruim
  • Evita a retenção de líquidos
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Diminui os riscos de câncer
  • Ajuda nas infecções urinárias
  • Para prisão de ventre
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.