O Que é Um Triatlo?

As Olimpíadas são, juntamente com a Copa do Mundo, os encontros esportivos mais importantes de todo o planeta. Nesses torneios, os países participantes mostram para o mundo todo os seus atletas, que dão o ‘sangue’ pela equipe na qual concorrem.

Muitos já devem saber que as Olimpíadas tiveram início na Grécia Antiga e, de lá para cá, muitas modalidades foram adicionadas ou removidas do quadro de esportes.  O triatlo, por exemplo, é uma modalidade bastante conhecida entre os atletas, e que exige uma grande condição física do atleta.

A maioria das pessoas sabe o que é o triatlo. Entretanto, nesse artigo, vamos dar a você a definição do triatlo, as suas provas, enfim. Vamos lá?

O Triatlo

Segundo a Wikipédia, o triatlo é uma palavra que tem origem grega e que é usado para descrever uma modalidade atlética composta de 3 provas. Essas 3 provas são a corrida, a natação e o ciclismo, sendo a ordem correta de realização da modalidade: Natação, ciclismo e corrida, e não há, de maneira nenhuma, interrupção durante a realização de tais atividades.

O Triatlo

O Triatlo

O Surgimento Do Triatlo

O triatlo começou a ser difundido no mundo nos anos 70, em terras estadunidenses, em San Diego, na porção sul do estado da Califórnia. 8 anos mais tarde, uma competição mais elaborada do triatlo foi realizada no Havaí, ilha dos EUA. Na época, o torneio ganhou o nome ‘’Homem de Ferro’’ (em inglês, ‘Ironman’).

De lá para cá, o Triatlo passou a ser uma modalidade olímpica no ano 2000, quando da realização das Olimpíadas de Sydney, na Austrália. Para que a prova fosse aceita entre a outras, foi preciso fazer algumas alterações e melhorias para deixa-lo apto a ser competido em uma competição de grande porte que são as olimpíadas.

O Surgimento Do Triatlo

O Surgimento Do Triatlo

As Regras Para a Realização Do Triatlo

As regras do triatlo, tanto para homens quanto para mulheres são bem definidas: O percurso total não pode ser excedido, sendo de até no máximo 51,1 km. Nas Olimpíadas, por exemplo, essa distância é dividida da seguinte maneira: 10 km de corrida, 40 km de ciclismo e 1,5 de natação. Mas não é somente nesse percurso, no Campeonato Mundial esse sistema de divisão também é utilizado. Mas há um subtipo do Triatlo onde as regras são diferentes, o Ironman, citado há pouco.

Ironman

O Ironman é, como já dito, uma variação do triatlo, tendo um nível de dificuldade um pouco maior. O Ironman exige um físico muito melhor e mais preparado, por o percurso ser mais extenso. Para você ter uma ideia, o tempo de duração do Ironman é de aproximadamente 10 horas, e o percurso de cada prova também é maior: 42 km de corrida, 3,9 km de natação de 180 km de ciclismo. Talvez seja por essa razão que esse subtipo do triatlo tenha essa nomenclatura, já que em português a tradução é ‘’homem de ferro’’, ou seja, que aguenta muita coisa.

As Competições Onde o Triatlo é Praticado

Como já dito, as Olimpíadas também tem o Triatlo como prova oficial. Mas não é somente nesse evento. A União Internacional de Triatlo também organiza a prova em outras competições, como a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial.

Em 2012, por exemplo, o Triatlo foi uma das provas realizadas, na cidade de Londres, Inglaterra, pois lá foi sediada a Olimpíada daquele ano. Na categoria feminina, a medalha dourada ficou com Nicola Spirig, da Suíça. Já na categoria Masculina, quem faturou a primeira colocação foi Alistair Brownlee, um inglês.

Nas Olimpíadas, as regras do Triatlo são aquelas prescritas na versão original. Então, devemos considerar que os padrões (duração, extensão) são diferentes do Ironman.

O país onde reside o maior número de medalhas olímpicas na prova do triatlo é a Austrália. Até então, ela possui 4 medalhas (duas de prata, uma de cobre e uma de ouro). Somente em 2000 é que o Triatlo foi incluído nas modalidades das Olimpíadas.

Os Outros Subtipos Do Triatlo

Confira na lista a seguir outros subtipos do Triatlo, alguns mais leves que o original, e outros mais difíceis.

Sprint

A versão mais ‘light’ do triatlo, conta com cerca de 760 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. Essa versão é mais praticada pelos iniciantes na modalidade, para preparar o corpo para as outras categorias.

Olímpico

Sendo o padrão exigido na Olimpíada, a modalidade aí passa a contar com valores intermediários: 1,5 quilômetro de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.

Meio Ironman

O meio Ironman já começa a despontar para um lado mais difícil. Uma versão mais leve do Ironman. Os valores são: 1,9 quilômetro de natação, 90 quilômetros de ciclismo e21 quilômetros de corrida.

Ultraman

Essa é a versão mais difícil de todas, sendo mais que o Ironman. Os seus valores são impressionantes: 10 quilômetros de natação, mais de 420 quilômetros de ciclismo e ainda 84 quilômetros de corrida. Podemos perceber então que somente profissionais altamente treinados podem conseguir concluir a prova com êxito.

Mas não é somente por terra que o triatlo marca presença. Há outra variante que também merece destaque: O triatlo na neve. Isso mesmo. Até em climas frios o triatlo é praticado, só que de uma maneira diferente: esqui de corta-vegetação, ciclismo montanhista e corrida.

Outra versão do triatlo abrange os cenários ‘’off road’’. As provas são diferentes, sendo somente a natação mantida. O ciclismo de montanha e a corrida por trilhas substituem o ciclismo e a corrida convencional.

O Triatlo No Brasil

No país há a Confederação Brasileira de Triathlon, que é uma instituição sem nenhum tipo de fim econômico, e, obviamente, com objetivo focado no esporte. O seu fim é somente fazer parte da coordenação e organização da prática do triatlo no Brasil, e também em outros países.

Sua fundação ocorreu em no início da década de 1990, em 1991. 24 federações contam com a Confederação, e mais de 2255 atletas fazem parte da mesma. A Confederação Brasileira de Triathlon mantém parceria com a COB e com a CPB – Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

Por Francisco Prado

http://www.youtube.com/watch?v=E26VatHSfDg
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.