O atletismo é a manifestação esportiva mais antiga da história, algo bastante natural haja vista que suas provas consistem em correr, saltar e arremessar, movimentos básicos para o ser humano. Os primeiros registros devidamente encontrados dessa atividade esportiva datam de 776 a.C., momento em que os gregos passaram a realizar os Jogos Olímpicos.
No entanto, há indícios de que provas de atletismo eram realizadas em tempos anteriores pelos egípcios e povos da Ásia. O atletismo era a base das Olímpiadas da Antiguidade e permanece como a base das Olímpiadas da Era Moderna fazendo parte da mesma desde o ano de 1896. Continue lendo para conhecer mais sobre a história desse esporte.
Atletismo: Jogos Olímpicos da Grécia Antiga
O atletismo em Jogos Olímpicos remonta aos tempos da Grécia Antiga. Em 776 a.C. os gregos criaram uma competição chamada “stadium” que consistia numa corrida de 192 metros. O primeiro vencedor dessa modalidade foi Coroebus que entrou para a história como o primeiro campeão olímpico.
A partir da invasão romana à Grécia, em 456 a.C., os Jogos Olímpicos perderam gradualmente a força tornando-se assim apenas disputas de combates. Com a diminuição do interesse foi realizada a última edição das Olímpiadas da Antigudiade em 393 a.C., foram 293 edições até aquele momento.
Retorno da Popularidade do Atletismo
Foi somente no final do século 19 que o atletismo – incluindo provas de saltos, corrida e arremessos – voltou a ser popular. Isso aconteceu porque escolas e academias militares passaram a adotar essa modalidade como treinamento. Os próprios gregos utilizavam essas modalidades para se preparar para a guerra.
O aumento da popularidade dessa prática levou a organização de competições que remontam a 1840 em Shropshire, Inglaterra. O primeiro evento esportivo nesse modelo registrado ocorreu no século 19. Competições de atletismo passaram a ser realizadas nos Estados Unidos, Inglaterra e outros países europeus a partir da década de 1880.
1896: Jogos Olímpicos Modernos
A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceu em Atenas no ano de 1896. O atletismo faz parte da edição dessa competição desde a primeira edição, a partir do renascimento das Olímpiadas essa modalidade se tornou mais difundida. A fundação da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), em 1912, reforçou o interesse nessa categoria.
Conheça Algumas Curiosidades Sobre o Atletismo
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história do atletismo? Que tal ficar por dentro de algumas curiosidades sobre essa modalidade?
– Truque Para Ganhar a Maratona
As Olimpíadas de St. Louis, nos Estados Unidos, em 1904 entraram para a história por um motivo um tanto inusitado. O atleta norte-americano Frederick Lorz foi consagrado o grande vencedor da prova da maratona após 3h13 minutos. Após essa vitória, Lorz, tirou fotos com a filha Alice Roosevelt e foi ovacionado em seu país.
No entanto, quando ele estava se preparando para receber a sua medalha de ouro teve seu truque descoberto. Lors passou mal na altura do quilômetro 15 tendo sido socorrido e levado de carro por boa parte do trajeto da maratona. Perto do Estádio Olímpico ele se sentiu melhor e resolveu concluir o percurso correndo. Desceu do carro e chegou antes de todo mundo quase sem suar e sem poeira em seus pés.
Quando a farsa foi descoberta o atleta tentou se justificar afirmando que havia sido uma brincadeira, no entanto, foi banido do esporte. Porém, no ano seguinte ele recuperou o direito de competir tornando-se campeão da Maratona de Boston, contudo, dessa vez de forma honesta.
A maratona das Olímpiadas de St. Louis teve como vencedor oficial o atleta norte-americano Thomas Hicks que passou pela linha de chegada com 3h28 minutos, num estado realmente deplorável de quem correu o percurso todo.
– O Vencedor Está Nu
O vencedor da 15ª edição dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, Orsippus de Megara, cruzou a linha de chegada sem uma única peça de roupa em 720 a.C.. Os gregos tinham o hábito de correr sem roupas, alguns historiadores acreditam que foi Orsippus quem deu início a esse hábito.
Os competidores disputavam essa prova usando túnicas antes do feito de Orsippus. O objetivo do atleta provavelmente foi deixar seus movimentos mais soltos e livres para ter um melhor desempenho na corrida. A teoria foi comprovada haja vista que ele venceu a prova com bastante facilidade.
– Retomada das Olimpíadas na Era Moderna
Charles Freddye Pierre, conhecido como o Barão de Coubertin, é considerado o pai dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Coubertin tinha o entendimento de que o esporte era essencial para a educação e que esse poderia ser um importante instrumento para aproximar os povos. A frase “O importante é competir” é atribuída ao barão.
No ano de 1894, Coubertin, fundou em Sorbonne, na França, o órgão responsável pela organização dos Jogos Olímpicos, o precursor do Comitê Olímpico Internacional. Apoiaram o Barão nesse movimento o americano William Sloane e o inglês Charles Herbert. Também estavam presentes na cerimônia representantes de 15 nações.
A ideia inicial era a de que as competições tivessem início em Paris no ano de 1900. Porém, o príncipe Constantino da Grécia se entusiasmou com a possibilidade de retomar as competições no país de origem organizando o evento em apenas dois anos. Foi assim que em 6 de abril de 1896 teve início os Jogos Olímpicos da Era Moderna.
– Abertura Improvisada Virou Marca Registrada do Evento
A famosa frase “Declaro abertos os primeiros Jogos Olímpicos em Atenas” foi um improviso do rei George 1° da Grécia, no entanto, se tornou uma tradição de abertura do evento. Nos Jogos Olímpicos de 1896 ainda era proibido que mulheres competissem, participaram ao todo 285 atletas de 13 países.
As provas realizadas incluíam atletismo, esgrima, ciclismo, halterofilismo, tênis, natação, ginástica e luta. A modalidade de esgrima era a única que aceitava profissionais nessa época. O grego Spiridon Loues foi o primeiro vencedor da maratona da Era Moderna. Os atletas norte-americanos venceram 11 provas.
– Olímpiadas no Plural
O termo olímpiadas é usado no plural porque se entende que cada modalidade disputada é uma olímpiada. A origem do nome é a cidade de Olímpia, na Grécia Antiga. As olímpiadas foram criadas em cerca de 2.500 a.C. primeiramente como uma festa em homenagem a Zeus.
Gostou de saber mais sobre o atletismo nas Olímpiadas? Curta e compartilhe em suas redes sociais!