Quais São as Provas de Saltos no Atletismo?

O salto é uma das modalidades mais antigas do atletismo, que por sua vez, é um dos esportes mais antigos inventados pela humanidade.

Atualmente, tanto nas Olimpíadas, quanto nas outras competições disputadas pelo mundo, como, por exemplo, os mundiais, os nacionais, estaduais entre outros, eles podem ser divididos em quatro esportes diferentes:

Em Distância, Triplo, Com Vara e Em Altura. Abaixo você vai conhecer mais sobre todos eles.

Tipos de Salto

  • Em Distância

Nessa modalidade os atletas correm o máximo possível para pular o mais longe que conseguirem. O salto é feito antes de uma faixa branca pintada no chão. Eles aterrissam em uma caixa de areia;

  • Regras

Cada esportista tem direito a três tentativas de saltar, para que assim consigam atingir sua melhor marca.

A tentativa só é válida quando a pessoa salta antes de tocar a linha no chão. Se o atleta pisar nela o salto é cancelado.

Outros motivos que podem cancelar a tentativa são: tocar no lado da tábua de impulsão; encostar a área posterior da linha que mede, que por sua vez está localizada na barra de impulsão; tocar o chão fora da caixa de areia assim que cair; dar um salto mortal; andar na caixa de areia depois de saltar;

Vence quem tiver a maior distância.

  • Triplo

O Salto Triplo é basicamente o mesmo que Em Distância, porém com uma diferença: o esportista dá duas passadas mais largas ao fim da pista, antes de chegar à caixa de areia, para que ele consiga pegar um pouco mais de impulsão. A aterrisagem também acontece na mesma caixa de areia;

  • Regras

As regras são muito parecidas com o Salto em Distância. Cada um tem direito a três saltos, e o melhor dos três é marcado.

São oito competidores ao todo, mas se houver mais do que isso, todos correm as mesmas três vezes, e os melhores oito resultados tem direito a ir para a competição oficial, onde novamente ganham mais três tentativas.

O competidor precisa correr pela primeira vez da seguinte maneira: se partir usando o pé direito, tem que cair com o pé direito. Se for com o esquerdo, cai com o esquerdo. Já no segundo, funciona o contrário: se sair com o direito, tem que cair com o esquerdo, e vice versa.

É considerado incompleto se o atleta não fizer a regra acima. Os demais cancelamentos são os mesmo do Salto em Distância.

É considerado o ganhador quem for mais longe.

  • Com Vara

Já no Salto Com Vara, o atleta corre segurando uma enorme vara nas mãos, que é flexível, e ao fim da pista, a usa de impulsão para pular e passar por cima de um sarrafo. A aterrisagem é feita em uma espécie de colchão de ar;

  • Regras

A pista precisa medir 45 metros, no mínimo. No final há uma caixa com 60 cm de largura e um metro de comprimento, que é onde vai a vara é encaixada antes do salto. O material de fabricação dessa caixa é de metal ou de madeira.

Há três sarrafos ao fim da pista: dois na vertical, um na horizontal. Eles precisam medir de 3,86 a 4,52 m de comprimento, e com peso máximo de 2,26 quilos.

O atleta cai em um grande colchão de ar, que tem um metro de altura e 5 m de largura e comprimento.

A vara que é utilizada pode ser do material que o competidor quiser, mas hoje em dia a mais usada é a de fibra de vidro, pois ela é mais flexível e resistente. A altura e o peso variam de acordo com cada competidor.

O atleta começa a correr pela pista, segurando a vara no lugar que quiser, mas sempre com as duas mãos. No final da pista, ele fixa na caixa, se projeta para cima, pula o sarrafo (que é posicionado na altura que a pessoa quiser) e cai no colchão de ar.

É fundamental que a vara seja solta assim que o salto começar. Se ela cair em uma das barras, a tentativa é cancelada.

O objetivo é saltar o máximo que conseguir por cima da barra horizontal. São três tentativas para cada um também. A melhor marca é computada e ganha quem pular mais alto.

  • Em Altura

Nessa modalidade, que é muito parecida com o Salto Com Vara, porém a vara não é utilizada. O esportista corre o máximo que conseguir, depois pula por cima de um sarrafo que está posicionado no alto, aterrissando no mesmo colchão de ar;

  • Regras

As regras também são muito parecidas com o Salto Com Vara, inclusive nos erros e cancelamentos de tentativa, como, por exemplo, se a barra horizontal for derrubada, o salto é invalidado.

O pulo geralmente é feito de costas, pois assim o competidor consegue pegar mais impulsão.

Cada um tem direito a três saltos no início, em uma altura do sarrafo que foi definida pelos juízes. Se ele acerta a altura mínima, segue na competição, elevando a altura em dois centímetros.

O resultado final do competidor é quando ele conseguir pular mais salto, e vence quem tiver a melhor altura. Se houver empate, o ganhador é quem precisou de menos tentativas para chegar a sua melhor marca. Caso a igualdade se mantenha, é avaliado o número de erros de cada pessoa.

Execução de Saltos

Execução de Saltos

Se o empate persistir, ambos ganham medalhas. Mas se a briga for pelo ouro, um salto adicional é liberado.

Existem Diferentes Tipos de Salto?

Sim, há alguns saltos diferentes, ainda que os mais leigos achem que não, pois eles são bem parecidos um com o outro. São praticados na competição de Salto em Distância. Conheça as diferenças abaixo:

  • O chamado “Em Arco”: é o estilo em que o atleta parece que “corre” enquanto está no ar, com os braços e pernas se mexendo e bem relaxados;
  • O estilo conhecido como “Grupado”: é o estilo em que o atleta estende as pernas e os braços para a frente, deixando-os bem retos, fazendo com que o movimento de voo fique praticamente como se ele estivesse “sentado”.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atletismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.