Poliomielite

Poliomielite, polio ou paralisia infantil é uma doença grave que acomete especialmente crianças, e que desde a década de 80 mobiliza os agentes de saúde dos órgãos governamentais de saúde do Brasil e do mundo, coordenados pela  Organização Muncial de Saúde –OMS na tentativa de sua completa erradicação do planeta, com a aplicação de campanhas de vacinação preventiva. Com a erradicação da variola, comprovadamente no ano de 1977, ficou constatado que a vacinação é eficiente para exterminar doenças edemicas no mundo, desde que os agentes causadores da doença se enquadrem dentro de algumas caracteristicas estáveis. A poliomielite é uma dessas doenças possiveis de serem erradicadas definitivamente do planeta, pois se em algum momento não restar nenhum virus vivo em nenhum lugar ele não terá como retornar, entretanto enquanto existir em algum lugar do planeta um portador de poliomielite ele age como hospedeiro do virus que pode então voltar a se reproduzir e contaminar outras pessoas.

Assim a erradicação da poliomielite depende muito da conscientização de todos, especialmente das equipes de saúde no empenho para a vacinação diligente de toda a população. A expectativa da OMS é de que a poliomielite seja a segunda doença erradicada do mundo através de programas de  imunização. Até a descoberta da vacina contra a poliomielite estima-se que anualmente cerca de 600 mil pessoas eram acometidas da polio paralítica no mundo. Com a vacinação a doença desapareceu virtualmente dos paises de cultura industrial e nos países em desenvolvimento o numero de casos diminuiu consideravelmente.

Medicina

Medicina

Hoje o continente americano é considerado virtualmente imune, ou seja, potencialmente não existe o virus no continente, mas enquanto existir em algum lugar do planeta pessoas com poliomielite a vacinação é necessária no restante do mundo. Há três tipos de vírus que causam a poliomielite, a mais grave é a paralítica, que pode levar a morte e atingir o sistema nervoso central levando a paralisia. Até o inicio da vacinação a poliomielite atingia um grande numero de pessoas, pois o transporte e a transmissão do vírus é bastante simples e se dá através das vias orais e das fezes, acontecendo também em paises com boas condições de saneamento básico e onde prevalecem as boas condições de higiene da população.

Vacinação

Vacinação

Quando um indivíduo é contagiado pela poliomielite a principio os sintomas são os mesmo de complicações da gripe ou uma infecção sem causa determinada, como febre, náuseas, mal estar, vômitos, dor abdominal, constipação que evoluem e em alguns casos resultam na forma paralítica, sendo que de 5 a 10% o índice de mortalidade pela poliomielite, sendo que a maior incidência de mortes acontece com os adultos. Assim apesar da doença estar virtualmente erradicada no continente americano havendo raros casos de incidência nas outras partes do planeta é fundamental que todos sejam vacinados nos períodos de campanha de vacinação, pois só assim teremos segurança de que essa terrível doença seja definitivamente eliminada da face da terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.