Mesmo sendo a meningite viral muito menos perigosa e ameaçadora do que a bacteriana, não se pode descuidar, pois com certeza é muito mais fácil e tranqüilo o fato de termos de evitá-la do que ser preciso combatê-la. A sua propagação se dá como resultado para a falta de higiene e basicamente acontece diante do contato direto das pessoas. Os sintomas aparecem de maneira rápida e o tratamento dura em torno de duas semanas e não existem Receitas Mágicas que possam minimizar sintomas. Como é um vírus que causa esse tipo de meningite, não são efetivos os tratamentos feitos a base de antibióticos. O tratamento na maioria das vezes pode ser feito em casa sem a necessidade de internação.

Bacteriana
Agentes causadores e gravidade
São muitas as variedades de vírus que podem causar a meningite viral sendo que alguns deles estão associados a outros tipos de doenças como é o caso da caxumba. Entre as viroses que provocam a meningite viral, as transmitidas por mosquitos são responsáveis por vários casos todos os anos. Não se descuide, Fique Alerta para evitar o contágio, mas a meningite viral de uma forma geral não é uma doença grave embora seja uma infecção das meninges como a bacteriana que é muito perigosa. Estima-se que todo o ano aconteça de 25 a 50 mil hospitalizações que são causadas pela meningite viral.

Sintomas
Sintomas
Imitando a gripe, os sintomas quando surgem, de maneira muito repentina são indicativos da doença, de maneira particular quando acontecem com as crianças. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, pescoço enrijecido, sensibilidade a luz e Não Esqueça que podendo a meningite viral ser causada por diferentes vírus, o tempo de cura poderá também pode ser muito variável dependendo do agente causador. Podem durar poucos dias e em outros casos demorar até duas semanas.

Meningite Viral
Grupos de risco
A meningite viral pode atacar qualquer pessoa, entretanto de uma maneira geral o maior risco está com as crianças e com adultos ainda jovens, nos mais idosos os casos acontecem com mais raridade.
Prevenção
Não espere por Milagres para evitar ser atacado pela meningite quando você pode perfeitamente ajudar a impedir que ela se propague com medidas simples como: lavar as mãos com freqüência; evitar contato com saliva ou muco de alguém infectado; desinfetar banheiros e utensílios de uso comum; não compartilhar alimentos ou utensílios como xícaras, pratos e talheres; cuidar dos brinquedos das crianças desinfetando regularmente; usar calças compridas e camisas de manga para evitar picadas de mosquitos.
Considerações
Muitas doenças como a meningite viral, bacteriana, encefalite, raiva, atingem o cérebro e algumas são fatais, entretanto podem em grande parte ser evitadas com cuidados básicos de higiene e Vacinação. É preciso proteger a si e sua família.