Sinônimo de comida japonesa, o sushi é um prato típico da culinária do país do sol nascente, com origens centenárias. A versão que foi difundida internacionalmente, é um bolinho de arroz temperado que é enrolado com algas, contem peixes, frutos do mar, vegetais e outros alimentos. Surgiu há 200 anos, quando era comercializado nas ruas do Japão como uma espécie de comida rápida para os trabalhadores.
O prato pode ser feito de diversas maneiras na culinária japonesa, e no Brasil fazem sucesso as versões em que ele é moldado no formato de cone, o Temaki, e os enrolados com arroz e algas, chamado de Hossomaki, e o mais famoso, o Nigiri, que é um bolinho de arroz elaborado de forma alongada que tem como cobertura uma fatia de peixe (que pode ser salmão, atum ou peixe branco), ou frutos do mar, como camarão ou polvo.
Divulgado e recomendado por médicos por ser nutritiva e saudável, aos poucos a culinária japonesa conquistou espaço no Brasil. Em grandes cidades, em especial na capital paulista, que conta com um bairro oriental típico, o da Liberdade, fez com que o número de restaurantes especializados em cozinha japonesa crescesse consideravelmente.
Em geral, os restaurantes japoneses costumam seguir um dos padrões de cozinha: Seguem à risca as receitas típicas japonesas, ou então elaboram um cardápio contemporâneo, ou seja, fazem adaptações dos pratos típicos japoneses, incrementando com ingredientes diferentes, como por exemplo, o cream cheese, caldo de goiaba ou utilizando frutas tropicais no recheio dos sushis.
Dentre os pratos da culinária japonesa que foram modificados pelos cozinheiros ocidentais estão: o hot roll, que é um sushi empanado e frito, e o Califórnia, que foi uma versão feita por chefs americanos para o Uramaki, em que o recheio, no lugar de peixe cru, pode ter frutas tropicais ou cream cheese.
O estilo de cozinha japonesa contemporânea não tem meio termo: ou se ama ou se odeia. E para você descobrir qual o seu favorito, não tem jeito: é somente provando. Para quem está começando a conhecer a culinária japonesa, e tem certo receio em comer peixe cru, optar pelo estilo contemporâneo pode ser uma boa alternativa, já que existem diversos pratos como os citados acima em que não contam com peixe cru nos ingredientes.
Para quem tem vontade de comer sushi, mas não gosta de peixe, que tal optar por um sushi de frango à moda brasileira? A receita foi apresentada em uma edição do programa matinal “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga, na Rede Globo.
Com formato semelhante ao Uramaki, no lugar do peixe entra peito de frango moído e sem osso, e recheio com ingredientes típicos brasileiros, como cenoura, quiabo e couve manteiga. Também são utilizados ingredientes como arroz e cream cheese para rechear.
Para dar o toque oriental, depois de feito o sushi de frango à brasileira, em receita que pode ser obtida diretamente no site do programa “Mais Você” : http://anamariabraga.globo.com/home/receitas/receitas.php?id_rec=6889, deve-se acrescentar o molho típico japonês, o teriaki, mas que nesse caso, para combinar com o sabor do frango e vegetais tropicais, ele deve ser feito com um toque de laranja ou tangerina, cuja receita pode ser obtida no mesmo link informado acima.