Você sabia que hortelã não é a mesma coisa que a menta? Isso mesmo, ambas fazem parte do mesmo gênero de planta, chamado “Mentha”, porém, menta é serve para designar uma coisa enquanto hortelã outra.
Em todo mundo existem cerca de 25 a 30 espécies que fazem parte do mesmo gênero, “Mentha”. Somada a elas, ainda temos outras espécies que foram criadas pelo homem. No Brasil, a hortelã é mais comum, mas também podemos encontrar pés de mentha spicata, menta e mentha piperita.
Porém, como outras espécies são muito parecidas, menta e hortelã acabam sendo usados para o nome de todas elas.
Confusão do Nome Correto das Espécies
A confusão e o nome incorreto que é dado para todas as espécies, mesmo que estejam longe de serem iguais, mas são muito parecidas, é comum. Existe uma explicação, elas são muito parecidas em consequência do cruzamento entre as “menthas”. Porém, biologicamente falando, as plantas são bem distintas.
Aliás, a confusão para identificar cada uma das espécies de mentha também afeta aos pesquisadores. Eles encontram dificuldades em conhecer cada uma delas e distinguir uma das outras. Mas, não é só isso que atrapalha o estudo dos pesquisadores, os nomes também variam de uma região para a outra. Por exemplo, no Sul do Brasil a grande maioria das plantas são denominadas como menta, enquanto no Nordeste e no interior do estado de São Paulo, elas são chamadas de hortelã.
5 Diferenças Entre Menthas
1- Mentha Spicata – menta – tem o sabor mais suave. Essa planta é usada como tempero. Não possui pecíolo e sobre a sua inflorescência é estreita e tem o formato mais alongado. As folhas são mais largas.
2- Mentha Piperita – hortelã – tem o sabor ardido e forte. Essa planta é usada como fitoterápico, para dar sabor das pastas de dentes, por exemplo, e do sabor de balas e chiclete. Ela possui pecíolo e a inflorescência, tem como característica flores espalhadas cuja a forma é de uma espiga larga. As folhas são estreitas, pontiagudas e cumpridas. Voltando ao pecíolo ele tem uma pequena haste que liga o caule principal a folha. As flores se apresentam em conjunto.
Benefícios da Menta e da Hortelã
Tanto a hortelã quanto a menta possuem benefícios para a saúde. Veja a seguir, o que elas podem fazer para nos auxiliar:
- Ambas as plantas podem ser usada para combater situações de stress como calmante natural.
- Ambas as plantas podem combater problemas na garganta e com a tosse, pois possuem o papel de expectorante.
- Ambas as plantas combatem a má digestão.
Dicas Para Comprar, Armazenar e Plantar: Menta e Hortelã
Dá para plantar no quintal a hortelã ou a menta, as duas também, caso você queira.
1- Como escolher a planta na hora da compra. Dicas
- Escolha sempre as plantas que estiverem com as folhas com um verde bem vivo, em maços. A cor indica que elas estão frescas.
- A fresca é muito melhor, uma vez que quando a planta é desidratada ela perde parte das suas propriedades.
- A planta que é desidratada também não tem o mesmo frescor e perde um pouco do aroma.
- Atenção: não compre menta e hortelã no maço em que tiver plantas com folhas amareladas. Elas não devem ser consumidas quando se apresentam dessa forma.
2- Aprenda a conservar a hortelã:
- Depois de lavar as folhas, tire o excesso de água e guarde em sacos plásticos fechados.
- Se você colocar um pano úmido em volta do maço, a hortelã vai durar ainda mais.
3- Dicas para comprar menta ou hortelã, elas valem para ambas as plantas:
- Caso você tenha interesse em plantar em vaso a menta ou a hortelã, fique sossegado, ambos os casos é bem simples.
- Use um vaso de tamanho médio e no fundo coloque a proteção de manta geotêxtil e mais areia úmida e pedrinhas. Todas as três camadas são de extrema importância para garantir a boa drenagem do vaso e evitar que raiz apodreça por causa do excesso de água.
- Depois da parte de elementos para drenagem coloque o composto orgânico, coloque o torrão da menta ou da hortelã e por último é hora de regar.
- Importante: o composto orgânico deve ser misturado com adubo de aves ou de gado curtido. Porém, caso o destino da planta que está sendo cultivada seja a parte interna da casa, não coloque nem um e nem outro, pois o odor que sairá não é nada agradável.
- As ervas asdoram o sol e como mínimo devem ficar sob ele pelo menos 4 horas por dia. Por isso, escolha um lugar com essa característica para colocar o seu vaso de mentar ou hortelã. No apartamento pode ser na sacada ou no jardim. Dentro de casa, coloque próximo a janela, mas cuidado com a corrente de ar.
- Caso você não queira fazer o plantio, mas queira cuidar de uma planta, em muitas floriculturas ou supermercados dá para comprá-la plantada e depois é só cuidar.
Depois com as suas folhinhas, que tal fazer uma mistura saborosa, uma deliciosa geleia gourmet, uma combinação de hortelã com menta. Depois você pode usar essa deliciosa receita como acompanhamento de carnes como porco ou cordeiro. Para quem gosta de queijos com gosto forte, a geleira de hortelã e menta também é uma ótima mistura.
Receita de Geleia de Menta
Ingredientes:
- 1 quilo de Maçã
- Açúcar
- Algumas gotas de Corante verde alimentar
- 2 xícaras de Vinagre branco
- 20 folhas de Menta ou Hortelã picadinhas
- 2 xícaras de Água
Como Fazer:
- Coloque na panela a água e as folhas de hortelã.
- Depois de ferver por 50 minutos e acrescente a maçã até que a polpa desmanche.
- Coloque o vinagre e deixe mais 5 minutos fervendo.
- Coe em uma pano limpo e seco. O caldo reserve em uma jarra e misture 300 gramas para cada 2 xícaras de caldo. Leve ao fogo e deixe fervendo por 10 minutos.
- Mexa e misture para que a geleia fique no ponto e retire quando estiver no ponto. Acrescente a menta e o corante.
- Coloque a geleia nos vidros para esfriar e depois leve à geladeira.
Diferença Entre Menta E Hortelã
Podemos dizer que ao redor do mundo existem de 25 a 30 tipos de menta e hortelã. No Brasil, a menta é conhecida como os pezinhos da espécie mentha spciata e a hortelã é conhecida como mentha piperita. As espécies desse gênero cruzam facilmente, deixando até os biólogos confusos na hora de identificar cada espécie. Mesmo as duas tendo um sabor parecido, a hortelã costuma ser mais usada quando se trata da culinária brasileira devido aos hábitos culturais. Para que possamos diferenciar as duas plantas basta olhar suas características, a hortelã por exemplo, é mais áspera, com um verde-escuro mais intenso, já a menta possuem um formato um pouco mais pontiagudo e é mais lisa.