Estamos quase terminando a estação mais fria e chuvosa do ano que é o inverno, e de modo geral é nesta época que ganhamos aqueles quilos extras que tanto nos incomodam quando o verão se aproxima. Sim, porque é exatamente esse clima frio e úmido que nos convida a boa mesa, comida quentinha e mais calórica do que o normal. Entre os pratos mais gostosos do inverno está o bolinho de chuva, deliciosa guloseima que tanto nos apetece na Hora do Lanchinho em tardes chuvosas e frias de inverno. Para acompanhar que sabe uma bela xícara de chocolate quente com merengue, ou ainda uma xícara de café com leite, não importa, o que vale mesmo é saborear os bolinhos doces e quentinhos que acabam de sair da frigideira.
Quanto a receita, bem, se você não encontrar uma entre as mulheres de sua família, sua mãe ou avó, basta buscar em sites culinários da internet ou quem sabe convidar a vizinha pra ela te ensinar? Imagine aquela típica cena de um domingo em família, o Prato do Dia pode ser uma bela macarronada com todos em volta de uma farta mesa, o verdadeiro Retrato de Uma Família Feliz, crianças correndo pela casa enquanto a mãe chama para o almoço. Mas então começa a chover e todos se recolhem na sala de estar, boas conversas, Brincadeira de Criança, as horas passam e vem aquela vontade de comer algo delicioso, não se sabe exatamente o que até que alguém arrisca, bolinhos de chuva, e todos fazem a maior festa, é isso mesmo, que delicia!!
E lá se vão as mulheres para a cozinha em busca do velho caderno de receitas da vovó. Então vamos a receita, de fato, os ingredientes necessários são: ½ colher de chá de fermento em pó, ½ xícara de chá de maisena, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 ovo, 4 colheres de sopa de açúcar e ½ xícara de chá de leite, além é claro de um pouco mais de açúcar e de canela para polvilhar.
Para o preparo dos bolinhos de chuva é importante que todos os ingredientes secos sejam peneirados, logo após coloque-os em uma bacia e faça um espaço no meio para colocar o leite e o ovo. A seguir mexa muito bem, de preferencia com colher de pau até que se forme uma massa bastante homogênea. Então é só fritar os bolinhos de chuva em óleo muito quente, e atenção para uma dica importante, não se deve fazer bolinhos muito grandes pois eles poderão ficar crus por dentro, também tome cuidado para não dourar demais, a fritura deve ser bem rápida. Quanto as calorias, bem, melhor pular esta parte e se deliciar com o bolinho de chuva antes que esfrie, bom apetite!