Conflito na Líbia

Os insurgentes já praticamente tomaram o poder definitivo tanto na capital da Líbia, a cidade de Trípoli, como na maioria do restante do país. O ditador Muammar Khadafi, no entanto, continua dando a entender que acredita que tomará seu posto de volta. Nas últimas semanas, declarações em vídeos de televisão foram atribuídos ao nome do ditador deposto. Khadafi pede que seu povo lute pelo regime líbio. O argumento que utiliza para tentar convencer a população de que seu governo era melhor é que os rebeldes são forças anti-patriotas, que estariam a serviço dos Estados Unidos.

Líbia

Líbia

Os principais especialistas no conflito da Líbia não discordam completamente da afirmação de Khadafi. Há quem diga que o interesse da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), órgão comandado por Estados Unidos e pelos principais países europeus, é estabelecer a democracia na Líbia sob sua ideologia, e comandar o país. Além disso, os Estados Unidos também têm interesse em explorar o petróleo da Líbia. Por outro lado, ninguém discorda que as revoluções, que vêm sendo chamadas de ‘primavera árabe’, sejam boas pelo fato de derrubar ditadores violentos e instalar, provavelmente, um regime democrático.

Líbia Artilharia

Líbia Artilharia

Quem deu declarações recentes sobre a Líbia foram os dois filhos de Khadafi. As falas de ambos foram consideradas contraditórias. Por um lado, Saadi Khadafi afirma que está negociando com os rebeldes para que os conflitos no país acabem. Segundo ele, chegou a hora do banho de sangue finalmente acabar no país. De outro lado, Saif Al Islam  pede que o povo que defende o regime continue a lutar pelo país. Os dois alegam que estão falando com a autorização e em nome do pai. “Ataquem os inimigos [do regime] onde quer que estejam”, disse o último, em um vídeo exibido na televisão. Acredita-se que os filhos do ditador estejam escondidos no subúrbio de Trípoli.

Guerra Líbia

Guerra Líbia

O paradeiro de Khadafi, por outro lado, é um mistério. Os rebeldes tomaram a mansão onde o ditador vivia com a família há mais de uma semana. Informações da mídia dão conta de que o ditador esteja em algum lugar no Sudeste de Trípoli, em Sirte ou Bani Walid. Há quem diga que a cidade de Ghadames, na fronteira, é o verdadeiro paradeiro de Khadafi. Os insurgentes pedem agora que o exército entregue suas armas. Caso não o façam, a promessa é de invadir Sirte, cidade natal do ditador. No local, metade da população é a favor do rebelde e outra metade contra.

Segundo Saif, cerca de 20 mil homens já estão armados e preparados para acabar com os insurgentes que tentarem invadir Sirfe. A cidade tem cerca de 75 mil habiantes. Visando a democracia, os insurgentes já estabeleceram em governo provisório, mesmo com o conflito na Líbia ainda ocorrendo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.