Competências Profissionais para o Mercado de Trabalho

Competências Exigidas

As pessoas que almejam alcançar uma vaga em uma grande empresa, tem de estar conscientes sobre as habilidades que são exigidas dos profissionais para que exerçam determinado cargo.

Exigencias

Atualmente em um mercado de trabalho tão competitivo quanto o nosso, as companhias estão buscando cada vez mais funcionários que equilibrem uma boa parte técnica, com um comportamento adequado às normas da corporação empresarial.

Avaliação dos Profissionais pelas Empresas

Atualmente pela competitividade do mercado de trabalho, as empresas visam não só as qualificações profissionais do funcionário, como também sua adequação às normas da companhia e principalmente suas competências comportamentais, pois essa variante é a que contribui de maneira mais significativa para o desenvolvimento das equipes de trabalho dentro do ambiente corporativo.

Seleção

Vale ressaltar que cada empresa tem uma maneira própria de avaliar as competências de seus funcionários. No entanto, há determinados comportamentos e atitudes que são cada vez mais valorizados pelas companhias de uma maneira geral.

Comportamentos Adequados a um bom Profissional

De acordo com especialistas em gestão de pessoas, há certos comportamentos e atitudes que influenciam de forma bastante positiva o meio corporativo onde o indivíduo atua, entre eles:

Atitudes

– Busca constante de conhecimento e aperfeiçoamento de habilidades além de capacidade de inovar sempre.
– Habilidade em se mostrar sempre disponível, sendo prestativo e auxiliando os companheiros de trabalho, quando aparecer algum tipo de imprevisto.
– Saber ouvir o que os outros tem a dizer. Talvez essa seja a tarefa mais difícil de ser feita no ambiente corporativo, pois a grande maioria das pessoas tem dificuldade em ouvir e assimilar o que os outros dizem a seu respeito, ou sobre seu trabalho.
– Demonstrar comprometimento com a equipe profissional na qual está inserido, evitando atitudes isoladas que possam interferir no bom relacionamento interpessoal com os outros membros do grupo.
– Fazer o mais que puder cursos de capacitação e especialização na área em que atua, para aprimorar cada vez mais o trabalho desenvolvido.
– Ser um profissional flexível. Isso quer dizer estar sempre pronto a cooperar com a empresa em caso de algum tipo de mudança.
– Administrar de maneira a otimizar o tempo gasto no cumprimento das tarefas profissionais. Ter organização para manter o trabalho em dia sempre, evitando imprevistos de última hora.
– Apresentar uma boa comunicação com os colegas e com as chefias, fazendo-se entender de maneira clara sem necessidade de imposições.
– Ter uma boa capacidade de persuasão para apresentar as idéias que achar convenientes ao crescimento da empresa.
– Demonstrar sempre interesse em aprender coisas novas que façam parte do ambiente corporativo.
– Manter a discrição no ambiente de trabalho. Esse aspecto é muito pouco desenvolvido em textos que abordam o tema das competências profissionais, no entanto é de extrema importância para todos os funcionários que desejam conseguir uma boa colocação e progredir em sua profissão.

Manter-se longe de assuntos que não dizem respeito ao trabalho desenvolvido, ou imparcialidade em discussões entre colegas é um desafio que poucos conseguem enfrentar de maneira satisfatória.

As conversas improdutivas no local de trabalho é um dos principais entraves para quem deseja mostrar suas habilidades profissionais de uma maneira positiva. Ser um profissional sério e dedicado à tarefa que desempenha é uma das principais competências profissionais exigidas pelas empresas, de um modo geral.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.