O Que São Mananciais?

Mananciais, também conhecidos como nascente ou ressurgimento, representa componente da hidrosfera . Especificamente, é qualquer situação natural, onde a água flui para a superfície da terra de subsolo. Assim, simboliza aquífera que encontra superfície do solo. Em termos gerais, todas as fontes de água aproveitável ao consumo podem ser consideradas mananciais.

O Que São Mananciais?

O Que São Mananciais?

Formação Dos Mananciais

Manancial pode ser o resultado de topografia cáustica onde a água se infiltrou na superfície da Terra, tornando-se parte da superfície das águas subterrâneas, que em seguida, viajam através de rede de rachaduras e fissuras aberturas, desde espaços granulares a grandes cavernas . A água eventualmente emerge abaixo da superfície, na forma do manancial.

O forçamento do manancial para a superfície pode ser o resultado de aquíferos confinados em que a área de recarga do lençol de água de mola assenta elevação mais alta do que a da tomada. Água de nascente é forçada para a superfície por fontes elevadas e formam os poços cartesianos. Isto é possível mesmo que a saída esteja na forma de 300 metros de profundidade caverna (91m). Neste caso, a caverna é usada como uma mangueira pela maior área de recarga elevada das águas subterrâneas para sair através da abertura inferior de elevação.

Mananciais podem simplesmente fluir a partir de uma altitude mais elevada através da terra para elevação baixa e de saída sob a forma de mola, com o chão, como um tubo de drenagem. Outros mananciais representam o resultado da pressão de fonte subterrânea no solo sob a forma de atividade vulcão. O resultado pode ser água em temperatura elevada. A ação das águas subterrâneas continuamente dissolve rocha permeável, como calcário e dolomita criação de enormes sistemas de cavernas enormes.

Formação Dos Mananciais

Formação Dos Mananciais

Fluxo Dos Mananciais

A descarga é determinada pela bacia do manancial. Fatores que afetam a recarga incluem: tamanho da área em que as águas subterrâneas são capturadas, a quantidade de precipitação, os pontos de captura e o tamanho da tomada de mola. A água pode vazar para o sistema subterrâneo de muitas fontes, incluindo a terra permeável, buracos e correntes. Em alguns casos inteiras riachos aparentemente desaparecem como as pias de água no solo através do leito.

Grand Gulf State Park, em Missouri, representa exemplo de riacho inteiro desaparece no sistema de águas subterrâneas. A água emerge nove milhas (14 km) de distância, formando parte da descarga do manancial Mammoth, em Arkansas . A atividade humana também pode afetar uma descarga Primavera e retirar as águas subterrâneas, reduzindo a pressão da água em aquíferos, diminuindo o volume de fluxo. O manancial de Vaucluse, na França, traz descargas em cerca de 470 milhões de galões americanos (1,8 milhões m3) de água por dia, com taxa de 727 pés cúbicos (21m3) por segundo.

Molas são classificadas conforme o volume de água que descarrega. As maiores fontes são chamadas de “primeira magnitude”, definida como mananciais em que a água de descarga está em taxa de, pelo menos, 2800 litros ou 100 pés cúbicos (2.8 m3) de água por segundo. Alguns locais possuem mananciais com magnitude, tais como a Florida, onde há pelo menos 27.

Minerais tornam-se dissolvidos na água que se move através das rochas subterrâneas. Isto pode dar o sabor da água e formar bolhas de dióxido de carbono, dependendo da natureza da geologia através do qual ele passa.

Por isso que o H2O dos mananciais é engarrafado e vendido como água mineral que contêm grandes quantidades de sódio de dissolvido, chamados de “soda de mananciais”. Muitos resorts têm desenvolvido em torno de nascentes de água mineral e são conhecidos como cidades SPA.

Água de nascentes é geralmente clara. No entanto, alguns mananciais podem ser coloridos e os minerais dissolvidos na água. Ferro e taninos muitas vezes fornecem nascentes de cor alaranjada. Um fluxo que realiza a saída de uma mola para um córrego próximo primário é chamado de ramo primavera ou de execução. As águas subterrâneas tendem a manter temperatura média de longo prazo ao aquífero.

Culturas e Mananciais

Mananciais são utilizados por variedade de necessidades humanas, incluindo água potável, a rega, a alimentação de moinhos e de navegação, e, mais recentemente, alguns utilizam a produção de eletricidade. Representam pequenos corpos de água emergentes do subsolo e reverenciado tanto entre contextos de pagãos e cristãos. O folclore e a mitologia da antiga Grécia foram repletos de sagrados e célebres mananciais: Corycian , Pieria e Castalian.

Na Europa medieval eram frequentes locais pagãos sagrados que mais tarde se tornaram cristianizados. O termo “poço sagrado” é comumente empregado para se referir a qualquer fonte de água de tamanho limitado (ou seja, não um lago ou rio, mas incluindo piscinas e outras fontes naturais), que tem algum significado no folclore da área local.

Isto pode assumir a forma de nome especial, associado à lenda e na atribuição de cura com água através da presença do espírito guardião, santo cristão, cerimônia ou ritual centrado no local do poço. Na lenda cristã, a água da fonte é muitas vezes associada com a ação de um santo, tema familiar especialmente na hagiografia de santos celtas. Na bíblia também estão presentes com frequência, como no Rio Jordão, local no qual João Batista batizou Jesus de Nazaré.

Mananciais Quentes

Produzido pelo surgimento de aquecimento geotermal na crosta das terras subterrâneas. Há geotérmicas fontes termais em muitos locais. A temperatura da água é inferior à mola quente por várias fontes.

A água que sai é aquecida por energia geotérmica de calor, ou seja, por causa da temperatura quente dos mantos da Terra. Em geral, a temperatura de pedras no interior da terra aumenta com a profundidade. A taxa de aumento de temperatura com a profundidade é conhecida como gradiente geotérmica. Se a água se infiltra profundamente, da suficiente para a crosta vai ser aquecida por causa do contato com rochas quentes.

http://www.youtube.com/watch?v=06zjVoslOy8

Em zonas vulcânicas ativas, como Parque Nacional de Yellowstone, a água pode ser aquecida por entrar em contato com o magma (rocha fundida). O elevado gradiente de temperatura próxima ao magma pode causar a água a ser aquecido o suficiente para que ferver ou torna-se sobreaquecido.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.