Influência da Televisão Sobre as Crianças

Diversos pensadores apontam que a televisão pode influenciar de maneira direta na vida das crianças, seja por lado positivo ou negativo. De certa maneira o meio de comunicação possui papel importante na formação das pessoas. Muitas vezes os pais deixam as crianças na frente da televisão para terem alguns momentos de sossego, fato que pode ser crucial caso o conteúdo assistido não esteja sendo monitorizados por adultos.

Classificação dos Conteúdos

No começo do ano de 2012 o Ministério da Justiça iniciou a campanha “Não Se Engane” no sentido de aumentar as atenções dos pais com relação aos conteúdos assistidos por filhos na televisão. Necessário ficar com os olhos atentos de maneira especial na faixa etária indicada para assistir o conteúdo. Estimativas do Ibope apontam que em médias as crianças entre oito e quatorze anos passam pelo menos cinquenta minutos na frente da TV

Necessidade da Supervisão

Psicopedagogos apontam que as crianças recebem como referência todos os tipos de conteúdos visualizados na TV, por vezes repetindo os mesmos atos na frente ou não dos pais. Representa sintoma natural de quase todo o público infantil procurar assistir os conteúdos proibidos. De certa maneira as coisas proibidas são mais interessantes por que realçam a curiosidade. Por este motivo que não basta apenas proibir com palavras. Necessária supervisão para que o controle esteja sempre alerta, evitando assim surpresas indesejadas no futuro da criança.

Troca de TV por Internet

Não se pode ignorar o fato de que a ausência da TV na rotina pode ajudar no desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Com brincadeiras saudáveis e animadas eles podem não sentir a necessidade de ficar na frente da televisão em excesso e correr o risco de viver vidas sedentárias. O uso da internet supriu a enorme necessidade de assistir televisão das crianças modernas. No entanto, não por este motivo os pais devem se esquecer de aplicar censura nos conteúdos imorais ou inapropriados aos menores de dezoito anos. Especialistas apontam que a navegação na internet pode representar atividade mais saudável ao cérebro por causa da capacidade de concentração.

Troca de TV por Internet

Troca de TV por Internet

Outro Lado da Moeda

Não se pode ignorar o fato de que existe o lado positivo da TV dentro da formação na educação das crianças. Existem diversos desenhos e séries animadas que possuem esta missão. O conselho dos especialistas está em ensinar aos filhos em optar por programas educativos, respeitando sempre os limites impostos por horários. De qualquer maneira, pais devem sempre idealizar passeios em conjunto com a família para que os filhos não fiquem viciados nos programas e comece a seguir à vida sedentário em caminho da obesidade e do alto nível de estresse. Famílias que estão distantes de grandes centros com escolas qualificadas podem acompanhar aulas que são transmitidas na TV aberta, como o Telecurso 2000.

TV Prejudica a Educação das Crianças?

TV representa um dos passatempos mais apreciados por crianças e adolescentes. Em alguns lares a televisão representa substituto das pais ausentes, ou seja, baba eletrônica acessível a quase todas as pessoas no mundo, independente no nível aquisitivo da família. Estatísticas apontam que com o final do ensino médio os adolescente possuem maiores chances de consumir o tempo na frente da televisão, principalmente quando estão desempregados ou não estão fazendo faculdade ou cursinhos. O tempo gasto sentado na frete do aparelho poderia ser trocado por outras atividades com maior importância, como a realização de leitura, trabalhos escolares, jogos de tabuleiro e até mesmo a interação com a própria família, algo que pode fazer toda a diferença no desenvolvimento intelectual e físico das crianças.

Problemas de Monitorização

Por mais que exista monitorização por parte dos pais, sempre existe algo que passa sobre os olhos dos pais e chegam de maneira direta na mente das crianças. Por exemplo, nunca se sabe quando os colegas da escola assistem conteúdos proibidos e espalhem a novidade entre os amigos. Sem contar com os problemas existentes com os intervalos comerciais existentes dentro dos programas infantis, que trazem cenas de novelas e comerciais de produtos que podem atrapalhar de forma direta na educação alimentar das crianças. As personalidades possuem tendências em ficarem consumistas e se formarem para estilos de vida ligado com aquisições e posses supérfluas em detrimento da vida saudável. Há quatro riscos evidentes às crianças que viciadas em TV:

  • Pior desempenho escolar
  • Menos leitura
  • Aumento do peso
  • Falta de exercícios físicos

Gêneros Televisivos

Drogas, racismo, sexo e violência são temas frequentes em programas de televisão para o público em geral. Por consequência as crianças ficam expostas ao desenvolvimento de comportamentos antiéticos e de difíceis aceitações. Adolescente aumenta o teor de rebeldia por influência direta e indireta da televisão. Para ajudar no desenvolvimento das crianças e ao mesmo tempo não agir com autoritarismo existem algumas dicas que podem deixar o convívio entre país e filhos mais saudáveis diante a temática das televisões.

  • 01: Assistir TV junto com programas de TV e ao mesmo tempo aproveitar as ocasiões para discutir que o conteúdo exposto é errado do que a realidade aceita pela sociedade;
  • 02: Selecione conteúdos adequados para desenvolver o intelecto das crianças;
  • 03: Limite os horários consumidos por filhos na frente na TV;
  • 04: Não permita que os estudos sejam executados com a televisão ligada.
  • 05: A hora da refeição representa momento sagrado. A família necessita se alimentar em conjunto e ao mesmo tempo aproveitar a oportunidade para conversar sobre as atividades desempenhadas no dia. Com o mundo globalizado existem poucos momentos nos quais os familiares podem se encontrar para conversar e demonstrar afeto familiar.
  • 06: Demonstre sempre as consequências erradas que são geradas em virtudes do excesso de violência. Evidencie os comportamentos positivos como amizade e cooperação;
  • 07: Não se esqueça de sempre conversar a respeito dos valores pessoais e familiares em comparação com o conteúdo que está sendo oposto.

Objetivo: Diminuir o Tempo

Pais devem traçar metas no sentido de diminuir o tempo das crianças na frente da TV sem que as mesmas se sintam chateadas. Além do estudo, devem ser incentivadas atividades esportivas como escolas de natação, futebol, ou outros tipos de esportes. Quem mora na praia pode ensinar os filhos o surf.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Objetivo: Diminuir o Tempo

Objetivo: Diminuir o Tempo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.