Se você ouviu por aí falar em lua azul e ficou curioso querendo saber do que se tratava, chegou a hora de acabar com a curiosidade. Lua Azul nada mais é do que um modo de falar para se referir a segunda lua cheia que acontece dentro de um único mês. Esse acontecimento, porém, não acontece com frequência e somente com intervalos de 2 anos. A aparição da segunda lua se dá devido o tempo que varia de uma primeira lua cheia até a seguinte, no total, 29 dias e meio e isso acontece somente nos meses que possuem 28 dias, fevereiro e os demais com 31 dias.
Quando Acontece o “Fenômeno” da Lua Azul
Em resumo, considere a possibilidade de se ver uma lua azul nas seguintes circunstâncias: dentro de um mês que tenha 28 ou 31 dias, com sequência de ciclos da lua, que tenha entre as luas cheias o tempo que dure 29 dias e meio, tempo esse para a chegada de uma lua cheia no mês. Porém, observando que o ciclo lunar pode ter o período de duração inferior a 30 ou 31 dias, quantidade de dias do mês, pode acontecer as duas luas cheias dentro desse período.
E mais, se você levar em consideração que o ano solar dura 365 dias e depois pegar esse número e dividi-lo entre 29,53, tempo médio de ciclos da lua, o resultado será de 12,36 ciclos a cada ano, o que obviamente se divide em um ciclo lunar para cada mês do ano. Porém, essa divisão, se você observa, tem uma sobra. O número de dias equivalentes a essa sobra é cerca de 11e eles vão se acumulando até que é formado um “ciclo extra” e por isso, temos a lua azul, uma lua cheia a mais.
A lua azul não acontecerá nunca no mês de fevereiro, nem mesmo se o ano for bissexto, porque será sempre um período em que a quantidade de dias será inferior ao tempo que dura o ciclo lunar. Aliás, nos meses de fevereiro pode ser que a lua cheia não apareça, fazendo com que apareçam duas em vez de uma lua azul naquele ano. Elas aconteceriam nos meses de janeiro e março.
O Motivo para Chamar a Segunda Lua Cheia de Azul
Não é um mero acaso que a lua cheia seja chamada de lua azul, o que não quer dizer que ela assuma essa tonalidade e daí o nome. Porém, o que se observa diante desta lua é um brilho intenso e azulado e isso acontece porque as condições atmosféricas favorecem esse tipo de situação. Porém, não é sempre que a lua “toma” essa cor e não tem como prever quando isso pode acontecer.
De quando o fenômeno é observado se tem relatado que no ano de 1883, a lua foi vista com essa tonalidade azulada, bem enquanto acontecia a erupção do vulcão Krakatoa. A visão ficou ainda mais bonita porque o vulcão soltava cinzas que disseminavam as luzes vermelhas deixando passar as cores verdes e azuis do céu. O vulcão expeliu tanta cinza que a cor durou por anos e mais anos.
Outros registros de episódios parecidos podem ser observados nos anos de 1980, com o vulcão no Monte Santa Helena, em 1983 no El Chichon e em 1991, no Monte Pinatubo.
Outra Teoria Sobre a Lua Azul
Em 1937, se falava de uma outra teoria para a segunda lua cheia, isto é, para chamada lua azul. A definição foi publicada no “The Maine Farmers’ Almanac” e todo o estudo era feito com base no ano solar. Ele começaria no dia do solstício tendo 12 luas cheias, cada estação do ano teria três delas e cada uma recebia um nome. Porém, alguns anos devido ao acúmulo do restante da divisão do tempo do ano solar, visto anteriormente, acabam tendo 13 luas cheias. O que significa que uma estação do ano terá uma lua a mais, somando 4. Para que os nomes que eram dados para cada uma delas que eram divididas entre as estações do ano “ganhavam” a que era “extra” ganhou o nome de lua azul.
Porém, ainda existe uma outra história para explicar a origem do nome lua azul e é a mais usada pelo menos atualmente. A definição estão no folclore moderno, porém, nasce em uma descrição incorreta que foi publicada em 1946 pela revista americana “Sky and Telescope”. O pensamento do editor da revista, James Hugh Pruett dizia que um dos meses teria duas luas cheias em todos os anos, o que não é verdade, já que isso acontece depois do acúmulo de dias. Porém, essa definição foi aceita pelos americanos e não só continuou a sendo publicadas por outras revistas, como foi tema de vários programas de televisão e rádio e argumento de outros livros que abordavam o assunto. Toda essa notoriedade que ganhou a teoria de James, fez com que ela fosse a mais difundida e a que ganhou maior crédito.
Datas que Foram Possível Observar a Lua Azul e aquelas que Estão por Vir
A lua azul que você perdeu:
- em 2007: 1 e 30 de junho
- em 2009: 2 e 31 de dezembro
- em 2012: 2 e 31 de agosto
A lua azul que você ainda pode conferir:
- em 2015: 2 e 31 de julho
- em 2018: 2 e 31 de janeiro e 2 e 31 de março
- em 2020: 1 e 31 de outubro
- em 2026: 1 e 31 de maio
- em 2028: 2 e 31 de dezembro
- em 2031: 1 e 30 de setembro
- em 2034: 1 e 31 de julho
- em 2037: 2 e 31 de janeiro
- em 2039: 2 e 31 de outubro
Mas, não anote essas datas e nesse dia prepare uma grande festa para ver uma bola azul no céu. Você verá uma lua cheia normal e no máximo com um brilho mais intenso, com a ajuda de telescópio, pode ser que ainda dê para ver a luz mais forte. Porém, não espere uma luz muito diferente daquela que normalmente dá para admirar olhando para o seu quando é dia de lua cheia. Como já foi dito, o nome tem pouco a ver com o nome e o pouco que se viu de beleza e diferença no dia da aparição da lua azul foi graças a erupção de vulcões.