Fotos de Montanhas de Pedra

As montanhas de pedras em geral são paisagens admiradas por muitas pessoas, mesmo que não se saiba muito sobre suas estruturas. Essas paisagens são advindas de formações rochosas, em que depois da sedimentação inicial, os próximos sedimentos são enterrados gradativamente.

A sedimentação é um processo onde se acumulam sedimentos em várias outras camadas, tornando-se uma junção oriunda de outras rochas fragmentadas. Os agentes que provocam essa fragmentação podem estar ligados a fatores externos do intemperismo, que é o processo de transformação do relevo.

Intemperismo

O intemperismo é basicamente o processo de desgaste de algum material natural, sejam folhas, solos, ou rochas, sendo a última a que é tratada nesse artigo. Esse desgaste acontece através de agentes exógenos – ou externos – como a água, a temperatura, os seres vivos, entre outros.

Esse processo de desgaste provocado pelo intemperismo faz com que os sedimentos sejam gerados, e assim possibilitando o processo de sedimentação citado acima.

O intemperismo também pode modificar a estrutura de montanhas de pedras já existentes. Portanto, é possível que ela não permaneça do mesmo jeito eternamente. Existem três tipos de intemperismo que serão definidos abaixo.

  • Intemperismo físico: Diz respeito aos processos de fragmentação de uma rocha que antes possuía seus minerais unidos de forma coesa e homogênea, e em seguida tornou-se uma rocha descontínua. Os agentes responsáveis por esse tipo de intemperismo são os processos de mudança de estado da água e variação de umidade ou de temperatura.
  • Intemperismo químico: As transformações que ocorrem nas rochas são resultados de transformações químicas na mesma, que são causadas por diferenças bruscas de pressão e/ou temperatura.
  • Intemperismo biológico: Nesse caso, as transformações são oriundas da ação dos seres vivos. Essas ações podem ser causadas por bactérias, animais, ou até mesmo raízes de árvores. Além da decomposição de organismos ou seus excrementos também fazerem parte desses agentes.

Formações Rochosas

Já tendo em mente o processo de intemperismo, e sabendo que em geral é um processo demorado, é possível concluir que as mais belas paisagens de montanhas de pedras são formadas e “esculpidas” ao longo de milhares de anos, e que ainda atualmente elas permanecem em constante mudança. Então abaixo serão apresentadas algumas paisagens de montanhas rochosas que valem a pena a observação.

Internacionais:

Chaminés de fada: Localizada na região da Capadócia, na Turquia, essa formação rochosa é uma espécie de “Espiral cônico”. Elas são formadas por um processo de deposição de material vulcânico que sofreu transformações pelas chuvas e ventos, tornando-as o que são hoje.

Olho da África (Olho do Saara): Essa estrutura rochosa de cerca de 50 quilômetros de diâmetro encontrada no deserto do Saara, recebeu esse nome por se parecer com o olho de um touro quando vista de cima. Há pouco tempo pensava-se que esse formação fosse originada pela queda de um meteorito, porém hoje já é comprovado que ela é resultado do desgaste de uma rocha mais alta.

Baía de Há Long: Essa paisagem localizada no Vietnã, é composta por pilastras e cavernas de calcário que tomaram forma pelo movimento constante das marés durante 500 milhões de anos.

Relevo Danxia: São montanhas e rochedos coloridos,  localizado em Gansu, na China. Esse relevo é composto por camadas de arenito vermelho, que foram depositadas ao longo de milhões de anos.

Floresta de Pedra de Shilin: Essa formação rochosa também localizada na China, só que dessa vez na província de Yunnan, é considerada um patrimônio mundial da Unesco. Essa “Floresta de pedra” é formada por colunas de calcário formadas a mais de 270 milhões de anos, sofrendo modificações pelos ventos e pela chuva.

Colinas do Chocolate: Localizada na província de Bohol, nas Filipinas, encontram-se cerca de 1,5 mil morros de calcário que são cobertos por grama. Quando se está em uma estação seca, elas apresentam uma cor marrom intensa, que originou o nome pelo qual a formação ficou conhecida. Atualmente essas colinas são consideradas um monumento nacional filipino.

Parque Nacional de Bryce Canyon: Considerado um anfiteatro natural, o cânion de Bryce está localizado no Planalto do Colorado, nos Estados Unidos. Os indígenas costumavam o chamar de “rochas vermelhas paradas como homens em um Cânion com forma de tigela”.

Monumento Nacional de Vermillion Cliffs: Também localizada nos Estados Unidos, só que no Planalto do Colorado, no Arizona, o Vermillion Cliffs é muito popular entre os turistas mais aventureiros. Os predominantes tons vermelhos se modificam levemente ao longo do dia.

Nacionais:

Pico do Itabira: Esse pico é localizado em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, e é considerado um ótimo local para escaladas. Seu entorno foi transformado em um parque municipal, fazendo com que ele permanecesse sendo a principal atração.

Garrafa Coca Cola: O arenito encontrado em Ponta Grossa, no Paraná, foi modificado durante milhões de anos e curiosamente transformou-se em uma formação rochosa em que se pode observar a silhueta de uma Garrafa de coca-cola.

Dedo de Deus: Localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, entre as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim, essa montanha lembra uma mão com o dedo indicador voltado para o céu.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.