Fotínia

Fotínias são plantas que crescem a uma altura que fica entre 3 e 5 metros de altura, com uma coroa irregular de ramos angulares. Estes ramos frequentemente – mas não sempre – têm espinhos. As suas folhas são alternadas, eles têm dentes ao seu redor, que podem correr por toda a folha, ou então serem pequenos, e acontecer apenas em pequenas partes dela.

Fotínia

Fotínia

A maioria dos tipos de fotínias existentes são plantas que possuem folhas durante todo o ano, mas algumas delas não resistem durante o inverno. As suas flores são produzidas no começo do verão, em cachos densas, e que ficam na ponta dos galhos. Cada flor mede entre 5 e 10 milímetros de diâmetro, com cinco pétalas redondas. Seu cheiro é leve e muito agradável. A fruta destas plantas é pequena, medindo entre 4 e 12 milímetros, e parece uma frutinha selvagem, sempre vermelha. Elas nascem em grandes quantidades, e nascem durante o outono, durando até o fim do inverno.

Fotínia no Paisagismo

Quem observa a Fotínia a distância pode ter a falsa ideia de que se trata de uma planta coberta de flores, no entanto, ao chegar mais perto é possível observar que se trata na verdade de um arbusto coberto por folhas vermelhas. Exatamente por ser uma planta que se destaca pela sua exuberância de cores é muito apreciada para finalidades paisagísticas.

O caule da Fotínia é ereto e cheio de ramos que se distribuem por seus 2 a 3 metros de altura. Conforme o estágio de vida em que a planta se encontra pode ter variações de cores que cria um espetáculo a parte. As flores tomam conta dessa planta nos meses de verão e primavera e são brancas. Por serem pequenas as flores da Fotínia tem contraste com as folhas vistosas.

Outra característica que seduz os paisagistas que optam por usar a Fotínia nos jardins é o fato de que essa planta por ter um quê de rústica consegue se desenvolver em situações adversas e mesmo isolada. Se preferir cultivá-la junto a outras espécies ou mesmo em forma de cerca-viva terá ótimo resultado também. Nesses casos se deve evitar fazer podas com muita frequência, pois isso pode acarretar em menos floração.

Dicas de Cultivo das Fotínias

Cuidados para o Plantio

Quem deseja plantar as Fotínias deve ficar atento para a profundidade da cova, cerca de 40 centímetros está bom. Nos dias seguintes ao plantio é essencial regar a sua planta tendo o cuidado de manter o solo sempre úmido, mas tendo o cuidado de não deixar encharcar, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes.

Uso de Fertilizantes

Para garantir que a sua Fotínia cresça bonita e saudável é interessante apostar no uso de fertilizantes NPK (proporção 10 – 10 – 10). Aplique o fertilizante sobre o solo em que a Fotínia foi plantada tendo cuidado de dar uma distância de 10 centímetros em relação ao caule para que esse não seja queimado.

Sol Pleno ou Meia-Sombra

Para que seu cultivo de Fotínia seja bem-sucedido o ideal é cultivá-la a sol pleno ou a meia-sombra. Observar a qualidade do solo também faz toda a diferença, ele deve ser fértil e com pH levemente alcalino, mas puxando mais para neutro. A Fotínia é uma planta que sobrevive bem a climas mais quentes, mas que tem preferência por climas subtropicais.

Plantio em Cerca-Viva

Como já dissemos essa planta pode ser usada como cerca-viva, nesses casos é interessante que entre uma Fotínia e outra haja uma distância de pelo menos 1 metro. Sendo usada dessa maneira como planta arbustiva é interessante que ela cresça chegando a no máximo 3 metros.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.