Provavelmente, assistindo o jornal, você já ouviu falar das catástrofes que faz um tornado por onde passa. Mas, você sabe o que é um tornado? Não é tão complicado de compreender do que se trata esse fenômeno natural, mas vamos começar pela definição da palavra.
Tornado é uma palavra de origem espanhola, vem de tornada, que no idioma da Espanha traduzido para o nosso significa tempestade.
O tornado é um fenômeno natural que é a formação de uma coluna de ar giratória. Ela causa tantos estragos porque se desloca numa velocidade que varia entre 30 e 60 quilômetros em torno de um centro de baixa pressão. Em dimensões, não pode ser considerado grande, pelo contrário, é pequeno, porém, faz um redemoinho de vento com uma força muito intensa. E isso acontece quando uma nuvem que está se movimentado chega próxima da terra.
Quando o tornado se forma sobre a água da chuva, recebe o nome de tromba d’água.
O “Poder” De Destruição Do Tornado
Dentre as perturbações atmosféricas existentes, o tornado é aquela com o maior poder de destruição. Mesmo considerando que ele atinge uma área menor do que furacões. O diâmetro de um tornado não supera 2 quilômetros, enquanto um furacão, pode atingir centenas e centenas de quilômetros de diâmetro.
Ainda falando um poucos sobre a diferença dessas duas pertubações, o “tempo de vida” de um tornado é bem menor do que aquele dos furacões, que podem superar uma hora. Um tornado, normalmente, dura alguns minutos e quando esse tempo se prolonga não supera nunca uma hora.
Sobre a formação do tornado, ela se dá a partir de uma única nuvem de chuva e na mesma pertubação atmosférica é possível observar vários redemoinhos. No caso do furacão, ele é formado por várias nuvens e possui somente um vórtice.
Os Tornados Nos Estados Unidos
Felizmente, os brasileiros conhecem os tornados somente pela tela da televisão e graças aos telejornais. Esse fenômeno natural, porém, é muito comum no país vizinho, Estados Unidos. Segundo estudiosos, existe uma área do território americano que tem maior probabilidade de sofrer com os tornados, são aquelas onde o clima é quente demais e ao mesmo tempo muito instável. Nesses locais, o tornado costuma chegar quando chegam as frentes frias.
Quando um tornado de forma não é possível prever que caminho ele irá percorrer, ele pode “andar” em linha reta ou simples não, além de ter a capacidade de duplicar-se, formar diversos funis e até mesmo de saltar alguns lugares.
http://www.youtube.com/watch?v=NZD9yzWJfiEOutras Características Dos Tornados
Como já foi dito, o tornado tem, normalmente, uma pequena dimensão, pode ter a medida inferior a 30 metros, mas a sua largura pode superar os 2,5 quilômetros.
A diferença de tamanho dos tornados faz com que eles recebem denominações diferentes: máximo ou mínimo. Aqueles que são classificados como mínimo, não duram mais que poucos minutos e se movem a 1 quilômetro e meio. O vento desse tipo de tornado tem a velocidade que pode chegar no máximo a 160km/h. Já aquele que vem considerado máximo faz um movimento de até 320 quilômetros ou até mais que isso e sua duração pode chegar a 3 horas e os ventos superarem a velocidade de 400km/h. Esse segundo tipo é bem mais raro.
A velocidade que o vento atinge dentro do funil que se forma com um tornado ainda não foi descoberta pelos cientistas. A dificuldade de se obter essa informação é muito óbvia, é impossível usar instrumentos no interior de um tornado sem que eles não venham a ser destruídos pela pertubação atmosférica. As estimativas, porém, falam em uma velocidade em torno de 450km/h.
Como é Calculada e Intensidade Dos Ventos De Um Tornado
A intensidade do vento dos tornados é medida pelos meteorologistas pela escala chamada – Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale.
A classificação dada pela escala é de (FO) para aqueles que são considerados fenômenos leves, neste caso, a velocidade do vento não supera 110km/h; (F6) quando os ventos superam 511km/h. E uma nova escala, sempre Fujita, mas digamos, mais atualizada, faz uma classificação de F0 a F5 e considera a F6 uma “escala hipotética”.
Qual a Diferença Entre Ciclones, Tufões e Furacões
São três nomes diferentes – furacões, tufões e ciclones – porém, basicamente todos eles se referem ao mesmo fenômeno climático, chamados de ciclones tropicais.
O que muda o nome de um para o outro é exatamente em que parte do planeta ele foi formado. O furacão, por exemplo, é aquele ciclone tropical que começa no Oceano Atlântico Norte, no norte oriental do Oceano Pacífico, Golfo do México e no mar do Caribe. Ele possui um núcleo quente e o vento produzido por ele varia entre 118km/h ou ainda pode ser superior. O mesmo fenômeno, porém, no Pacífico Ocidental é chamado de tufão e no Oceano Índico é denominado ciclone.
A Denominação Dos Ciclones
Se tufões, furacões e ciclones são a mesma coisa, entenda qual a denominação dos ciclones tropicais, no caso, todos os três.
Eles são ventos que sopram em torno de um ponto central de baixa pressão atmosférica, o que gera uma circulação fechada. Esse movimento pode acontecer no sentido anti-horário quando é no Hemisfério Norte e no sentido horário quando é no Hemisfério Sul. A diferença na rotação acontece por diversos motivos, como os polos e a rotação do globo terrestre. Numa comparação mais simples, você pode observar a diferença no movimento e a possibilidade que ele aconteça tanto para um lado quanto para o outro, quando se escoa a água de uma banheira cheia. Observe como a água desce pelo ralo.
Normalmente, os tornados são previstos pelos Institutos de Meteorologia, especializados neste tipo de fenômeno natural. Porém, essas pertubações atmosféricas podem parecer que são uma coisa e depois se tornarem mais intensas. Ser classificada, por exemplo, como vento extremo e na realidade ser um tornado, como aconteceu recentemente em Portugal. Ser classificado com um determinado nível de intensidade e depois demonstrar-se muito mais intenso e arrasador.
Nos Estados Unidos, são feitos controles constantes e as casas são preparadas. As pessoas possuem abrigos subterrâneos para escapar da fúria dos tornados.