No dia 22 de setembro de l976, nascia no Rio de Janeiro, o maior artilheiro da História das copas do mundo, Ronaldo Luiz Nazário de Lima, o nosso Ronaldo fenômeno. O Social Ramos Clube, sediado no Rio de Janeiro, foi quem deu inicio a carreira de um dos maiores futebolistas do Brasil e do Mundo. Antes de ir para o Cruzeiro de Belo Horizonte, clube que o consagrou, passou por outro cube carioca, o São Cristóvão. Consagrado e profissionalizado pelo Cruzeiro, transferiu-se para o PSU da Holanda, onde se tornou artilheiro e ídolo da torcida. Em 1996, transferiu-se novamente, desta vez para o Barcelona, na Espanha, onde teve uma longa história de sucesso como goleador e de desilusão, pela derrota da seleção Olímpica do Brasil, da qual era o principal astro e esperança dos brasileiros.
Fomos derrotados pela Nigéria. Mesmo assim Ronaldo fenômeno foi o melhor jogador do mundo naquele ano e assediado fez pausa para foto. Dono de dribles desconcertantes e de uma velocidade espetacular foi autor de muitos e belos gols, chutando para longe a crise financeira no futebol com sua nova transferência, desta vez para a Internacionale de Milão. Na Itália, Ronaldo fenômeno se torna mais uma vez, o maior jogador do mundo com apenas 2l anos de idade, quando recebeu o apelido de fenômeno. A partir de l998, como grande estrela da seleção brasileira, favorita para a copa da França, perdeu esse favoritismo, quando um senhor chamado Zinedine Zidane mudou a história da copa.
Zidane se tornou a principal figura, destruindo o sonho de um país inteiro, Ronaldo sofrera uma convulção na véspera do jogo contra a França, fracassou e sua produção começou a cair. Na Inter de Milão, no ano 2000, teve uma contusão no joelho e sem saber como fugir de problemas, acabou fora dos gramados por quase um ano, mas um ano depois sua volta foi triunfal. Felipe Scolari surpreendeu todos ao colocá-lo na seleção em detrimento de Romário. Ronaldo fenômeno se tornaria o maior astro da copa 2002, marcando oito gols em sete partidas e dois na final. Brilhou e se recuperou, com uma verdadeira mensagem de vida, calando seus críticos. Mas como tudo são fases da vida do homem, transferido para o Real Madri, Ronaldo fenômeno foi campeão e artilheiro já na primeira temporada.
Na segunda temporada, os galácticos do Real Madri foram afundando. Ronaldo passou a ser questionado e chamado de gordo, mas mesmo assim se destacou no jogo contra o Japão, quando deixou o goleiro japonês perdido em campo e tornando-se o maior artilheiro da história das copas. Depois da copa, Ronaldo fenômeno teve vários problemas e voltou a torcer o joelho. Regressando ao Brasil , torcedor do Flamengo, manifestou a desejo de jogar no Mengão. Acabou no Corintians, virou manchete nos jornais europeus. Atualmente continua seu treinamento objetivando sua volta ao futebol que se dará no próximo dia 8 de março, contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista de futebol 2009.