Fenômenos Naturais Mais Lindos do Mundo

A natureza vive nos surpreendendo com a sua capacidade de se renovar e de mostrar a sua imponência diante dos nossos olhos. Alguns fenômenos podem até não serem tão conhecidos, mas com certeza ocupam o lugar de mais lindos do mundo. Além da beleza os fenômenos naturais que vamos registrar são extraordinários por serem diferentes de tudo.

Rochas que Deslizam

A Califórnia, nos Estados Unidos, possui um deserto feito de lama batida que recebe o simpático nome de “Vale da Morte” e no qual acontece um fenômeno conhecido como rochas deslizantes. Basicamente esse fenômeno consiste em rochas de tamanhos e formas diferentes que deslizam por vários quilômetros criando rastros por onde passam.

Aparentemente não existe nenhum motivo para que essas rochas deslizem. Os cientistas que estudam esse fenômeno acreditam que isso acontece devido a uma combinação de fatores como a ação dos ventos fortes e do gelo que fica na superfície. Contudo isso não explica porque algumas rochas começam de um lado e se movem para o outro com velocidades diferentes. Os ventos também não são fortes o bastante para mover as rochas.

Basalto Colunar

O chamado basalto colunar é o resultado do resfriamento do fluxo de lava espesso que se contrai verticalmente e que racha no sentido perpendicular ao que fluía. Trata-se de um fenômeno que acontece com uma certa regularidade geométrica o que resulta em projeções hexagonais que ao primeiro olhar parecem ter sido feitas por pessoas devido a exatidão.

Quem ficou curioso para ver de perto esse belo fenômeno da natureza pode conhecer a Calçada dos Gigantes que fica na Irlanda. Outro lugar em que se pode ver uma formação dessa é a chamada Torre do Diabo que fica no Wyoming (EUA). Se as erupções são expostas a correntes de ar ou mesmo a água o basalto adquire formas bastante fascinantes.

Buracos Azuis

Além de belas essas manchas, conhecidas como buracos azuis, são impressionantes já que são na verdade quedas gigantescas e abruptas. Quando se observa se cima é possível verificar a existência desses buracos de uma tonalidade bem mais escura que a do seu entorno.

As cavernas responsáveis por criar esse efeito têm centenas de pés de profundidade. Em algumas dessas cavernas foram encontrados fósseis que estavam totalmente preservados. Usando equipamentos adequados mergulhadores conseguem explorar essas cavernas bastante profundas e nas quais existe uma taxa bem pequena de oxigênio.

Marés Vermelhas

A imagem em alguns casos pode ser bonita, um pedaço do oceano completamente vermelho. Essa coloração é o resultado de uma junção de quantidades grandes de algas coloridas que possuem uma única célula e que assim conseguem colorir grandes áreas. Em geral essas algas não causam nenhum mal, porém, tem casos de algas que possuem toxinas mortais que são responsáveis por matar aves, peixes e mamíferos marinhos.

Apesar de não existirem casos de pessoas que tenham morrido vitimadas pelas marés vermelhas já foram registrados casos de pessoas que passaram mal com os efeitos nocivos. Quando em pequenas quantidades os fitoplânctons que formam essas algas não representam perigo.

Círculos de Gelo

Um dos fenômenos que é visto com mais desconfiança pelas pessoas já que motivaram inúmeras teorias da conspiração, os círculos de gelo, podem ser facilmente explicados por teorias bastante convencionais. Os cientistas acreditam que eles são o resultado de pedaços flutuantes de gelo que são rodados por correntes circulares de água que são chamadas de eddies.

Um dos resultados dessa rotação é que pedaços pequenos de gelo acabam se acumulando de forma simétrica nas beiradas do bloco o que cria essa imagem de círculo quase que perfeito. Os círculos de gelo foram encontrados com mais de 152 metros de diâmetro e inclusive em grupos que eram formados de vários círculos idênticos entre si.

Nuvens mammatus

Esse fenômeno tem um visual um pouco assustador, mas que não deixa de ter a sua beleza. As bizarras nuvens conhecidas como mammatus são conhecidas como mensageiras de tempestades e de outros possíveis problemas atmosféricos. São nuvens feitas de gelo que podem aparecer em centenas de quilômetros e seguir em todas as direções de forma a criar formações individuais e se manter no mesmo lugar por cerca de 10 a 15 minutos.

Penitentes

O nome dessas lâminas de gelo que se formam naturalmente é uma referência aos monges do Novo México que utilizavam capuzes pontiagudos. Essas lâminas de gelo crescem do chão em direção ao sol e podem ser encontradas com mais facilidade em altitudes mais elevadas. Uma curiosidade é que essas lâminas podem se tornar mais altas que seres humanos e ocupar extensos campos.

Durante o derretimento do gelo é possível conferir desníveis que se formam entre partes diferentes dos blocos de gelo. Conforme o tempo passa as diferenças de altura vão se modificando e o vento vai promovendo o degelo que dá origem a sombras que passam a ganhar novos contornos quando iluminadas pelo sol.

Nuvens Lenticulares

Muitas pessoas já confundiram as nuvens lenticulares com discos voadores devido a sua forma. Basicamente consistem em massas que tem uma corrente de ar muito forte que no caso de aviões planadores pode elevá-los a alturas incríveis. Se formam em geral quando os ventos rápidos são desviados para cima ou então quando passam por um objeto que oferece empecilho como uma montanha.

Lua Laranja

Você já deve ter visto a lua com uma tonalidade laranja quando aparece em regiões mais baixas do céu. Isso acontece porque quando a lua fica mais perto do horizonte os raios do sol são refletidos nela de forma que acabam atravessando uma camada muito maior o que faz com que as luzes fiquem entre os tons de amarelo e vermelho.

Parélios

Os pontos luminosos que se formam em volta do sol são chamados de sundogs e tem um processo de formação que se parece aquele dos raios luminosos que passam por cristais. Dependendo do formato ou da direção em que os sólidos translúcidos tem acabam causando uma alteração de grande impacto para quem observa.  Como o céu tem uma altura relativa podemos ter uma ideia de que os parélios estão mais perto ou mais longes do sol.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Manifestações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.