Como Diminuir o Enjoo na Gravidez

Os Enjoos

Os enjoos representam a parte mais difícil da primeira fase da gravidez para muitas mulheres. Os médicos não conhecem muito bem a causa desses enjoos, o que se sabe é que em geral está ligado aos níveis de gonadotrofina coriônica humana, hCG.

Esse é tido como o hormônio da gravidez e que é o grande responsável por indicar através de testes que uma mulher está grávida. Mulheres que tem gestação de gêmeos são as que mais sofrem com os enjoos provavelmente porque tem taxas muito mais elevadas desse hormônio em seu organismo.

A Pior Fase de Enjoo

A fase em que os enjoo acontecem com mais frequência é aquela entre a 6ª e a 12ª semanas de gravidez. Depois de passada essa fase geralmente existe uma redução desse sintoma desagradável. Além disso, os enjoos variam de mulher para mulher, podendo até mesmo uma mesma mulher ter muitos enjoos numa gestação e não sentir nada em outra.

Houve um tempo em que o emocional da gestante era utilizado como forma de justificar a sensação de enjoos, mas a medicina atual já descarta essa possibilidade. O momento do dia em que as gestantes sentem mais desconforto é quando acordam e também durante as refeições.

Papilas Gustativas

Devido a presença de muitos hormônios as papilas gustativas das gestantes acabam ficando mais inchadas e dessa forma se tornam mais sensíveis ao paladar e a odores. Por isso algumas mulheres criam verdadeira ojeriza a certos alimentos e tem vontade de vomitar.

Além disso, as gestantes tem excesso de salivação o que faz com que exista um certo desconforto na região da garganta e do esôfago. A azia é bastante comum nessa fase e pode piorar com o consumo de refrigerantes, refeições muito pesadas, alimentos condimentados ou gordurosos.

Como Diminuir o Enjoo na Gravidez

Respeite Seu Paladar

A melhor maneira de lidar com essa situação é compreender as mudanças do seu paladar e respeitá-las. Por exemplo, não caia na armadilha de comer algo que te cause aversão somente porque é saudável. Todo e qualquer alimento saudável pode ser substituído por outro, ou seja, você pode ter acesso aos nutrientes necessários para seu bebê através de opções que sejam mais palatáveis para você.

Café da Manhã Fracionado

O café da manhã costuma ser o momento mais difícil para as gestantes nessa fase de enjoos. Uma boa maneira de reduzir os seus enjoos é fracionar o café da manhã, ou seja, prefira alimentos sólidos de manhã como torradas salgadas ou biscoitos e depois disso espere de 30 a 60 minutos para complementar esse café com frutas, iogurte e outros alimentos.

Fracionamento das Refeições

O fracionamento das refeições como um todo também ajuda a melhorar a sensação de enjoo, a dica é fazer de cinco a seis refeições por dia.

Jantar

Tente antecipar o jantar deixando aquele momento antes de dormir para uma refeição mais leve. Não é bom ir dormir com o estômago cheio, pois isso causa azia.

Frutas

As frutas são as suas grandes aliadas e por isso mesmo você deve usar e abusar delas. Os especialistas aconselham dar preferência para frutas mais ácidas como abacaxi, limão, laranja, maçã verde e ameixa vermelha.

Alimentos Com Menos Gordura

Na hora de montar o seu cardápio prefira alimentos que tenham menos gordura como as carnes magras, frango e peixes. No preparo prefira alimentos cozidos, grelhados ou assados.

Alimentos Secos

Uma forma de tentar driblar os enjoos é incluir na dieta alimentos que são melhor aceitos pelo seu estômago, ou seja, biscoitos de água e sal, de polvilho, torradas e bolo de fubá.

Água

Beba bastante água durante todo o dia para não ficar desidratada. Para aliviar o enjoo você pode pingar algumas gotas de limão no copo de água. Porém, tenha cuidado para não beber muito líquido de uma única vez.

Alimentos Quentes

Os alimentos muito quentes assim como aqueles que têm um sabor e um cheiro muito forte podem fazer seu estado piorar. Muitas gestantes preferem consumir alimentos gelados ou frios já que causam menos contrações na musculatura do estômago.

Gengibre

Algumas gestantes encontram uma sensação de alívio dos enjoos com gengibre, essa raiz pode ser consumida em pratos ou mesmo sob a forma de bala ou chá.

Creme Dental

É possível que você sinta enjoo ao escovar os dentes, sendo assim pode ser necessário trocar a marca do produto.

Cheiros

Os cheiros muito fortes como de perfumes e produtos de limpeza podem causar uma sensação terrível de enjoo, evite-os.

Ambientação

Para evitar o enjoo é importante ter tranquilidade para fazer as suas refeições, sendo assim mantenha a sala de jantar ou cozinha silenciosa para que você possa mastigar com mais facilidade e isso simplifique o processo de digestão.

Meditação e Acupuntura

Os médicos geralmente não recomendam esse tipo de atividade, mas para algumas gestantes a meditação ou acupuntura podem funcionar como uma maneira de reduzir o enjoo.

Tranquilidade

O seu bem-estar emocional pode até não ter uma relação física com os enjoos, mas certamente é bem melhor passar essa fase difícil com mais serenidade então converse com amigos e familiares sobre isso.

Hiperêmese

Em geral os enjoos na gravidez costumam ser passageiros e um pequeno incômodo, entretanto, quando aparecem muito fortes podem causar a hiperêmese gravídica. Aliás, foi essa complicação que levou a duquesa de Cambridge, Kate Middleton para o hospital durante a sua gravidez do pequeno George.

Trata-se de vômito excessivo que pode causar desidratação, desnutrição e desequilíbrio dos sais minerais do organismo. Nos casos mais graves as gestantes acabam tendo o seu esôfago machucado, esse é o canal que leva o alimento até o estômago, e por isso podem acabar cuspindo sangue.

Quando se trata de um caso mais leve a dica é mudar alguns hábitos para aliviar os enjoos, já nos casos mais sérios é importante se consultar com um médico para que haja a prescrição de medicamentos. O médico deve fazer a prescrição por saber o que não fará mal nem para o bebê e nem para a mamãe. A internação como no caso de Kate Middleton acontece em casos que são considerados extremamente graves.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.