O Ministério do Meio Ambiente lança junto com o dia do professor, o dia do consumidor consciente, e propõe a população brasileira um desafio: um dia sem sacolas plásticas, que faz parte da Campanha “Saco é um saco”. Assim como a campanha desencadeada recentemente “Um dia sem carro”, ao propor “Um dia sem sacolas” o ministério do Meio Ambiente e outros órgãos que estão engajados no projeto, pretendem conscientizar a população de que é possível reduzir o volume de sacolas plásticas e outros materiais, despertando nas pessoas a consciência ambiental. A campanha incentica os consumidores a não aceitar as sacolas plásticas nos supermercados, feiras e outros estabelecimentos comerciais, substituindo-a por sacolas retornáveis, carrinhos de mercado ou outro meio qualquer.
Mobilização Internacional
No ano de 2008 o movimento global Consumer Action Day realizou uma mobilização a nível mundial, também em 15 de outubro, para conscientizar a população sobre a importância da consumo sustentável. A organização conta com instituições em mais de 33 países e o Brasil integra este movimento desde 2007, através do Ministério do Meio Ambiente.
Campanha “Saco é um saco”
A campanha “Saco é um saco” deve ser lançada na internet, o endereço do hotsite onde será apresentada é : www.sacoeumsaco.com.br, e suas ações serão também articuladas através das redes sociais mais populares da net, como orkut, facebook, twitter e youtube, reforçando o debate do tema entre a sociedade, difundindo a campanha no meio daquelas pessoas que são formadores de opinião e dos internautas em geral. Além da mobilização do dia 15 – um dia sem sacolas plásticas, a campanha “Saco é um saco” prevê muitas outras atividades promocionais e de conscientização publica. Deverá ser apresentado também um concurso para vídeos caseiros pelo Instituto Akatu – Saco de ideia, um projeto também apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente. Os concorrentes terão 1 minuto para responder em vídeo uma pergunta relacionada a redução do consumo de sacolas.
As Vilãs – As Sacolas Plásticas
Atualmente o número de sacolas que são descartadas no espaço da natureza todo ano é assustador, são 500 bilhões em todo o mundo, que entopem bueiros, causam enchentes, poluem mares, reservas naturais, matam animais, extinguem com diversas formas de vida. Só no Brasil a estimativa é de 1,5 milhões anualmente. As sacolas plásticas são derivadas do petróleo, um recurso natural não renovável, além disso sua degradação pode levar séculos. Pode parecer difícil viver sem elas, mas não é impossível, e se todos se conscientizarem pode haver uma redução considerável em muito pouco tempo. Hoje em dia até uma cartela de comprimidos que buscamos na farmácia vem com uma sacola plástica. A eliminação ou redução depende sim de uma atitude individual de cada um de nós.
Um dia sem sacolas plásticas pode dar certo e se transformar numa ação coletiva eficaz e imediata, com grandes resultados para o controle do meio ambiente do planeta, basta querermos.