O Brasil é o país contemplado com a maior biodiversidade de todo o planeta terra, em sua vasta extensão territorial podemos encontrar uma flora e uma fauna de beleza exuberante e variada em suas diversas regiões de sul a norte do país, reunindo cerca de 70% das espécies animais e vegetais de todo o planeta. Essa imensa biodiversidade brasileira se divide em incalculáveis ecossistemas, em 49 ecorregiões e em 7 biomas diferentes. Os ecossistemas são a base dos estudos nas escolas de gestão ambiental, devido a sua importância no equilíbrio da vida no planeta, porém a natureza dos ecossistemas brasileiros formam um intrincado conjunto de espécies diferentes. Existe alguma confusão entre os termos biomas e ecossistemas, os ecossistemas brasileiros devido a essa imensa diversidade são incontáveis, enquanto os biomas são em torno de 7.
Por ecossistemas se define um complexo sistema formado de organismos vivos que vivem em constante interação com o espaço natureza, além do clima, e dos componentes abióticos ou sem vida, formando um todo, em que todos são interdependentes, apesar de serem distintos entre sí. Todos os integrantes que compões um ecossistema são essenciais para que a vida na terra se mantenha da forma como a conhecemos, pois a extinção de qualquer uma dos seus componentes, por minúsculo que seja, produz alterações profundas nos ecossistemas, senão sua completa desestruturação e também extinção. Os nossos ecossistemas, em sua riquíssima diversidade, não são totalmente conhecidos, apesar de pesquisadores e cientistas usarem todos os recursos e avanços tecnológicos em pesquisas para conhecer profundamente os ecossistemas brasileiros.
Os ecossistemas não possuem um tamanho ou numero de componentes fixos, alguns ecossistemas brasileiros são bastante grandes, outros pequenos, entretanto todos precisam obrigatoriamente conter representantes dos três principais grupos metabólicos que são os organismos produtores, os organismos consumidores e os organismos decompositores, sendo que sempre haverá a predominância de umas espécies sobre as outras. Os produtores são aqueles que produzem seu próprio alimento, como por exemplo as plantas através da fotossíntese. Os consumidores são os componentes que se alimentam dos outros componentes, nesta categoria se incluem todos os animais de diferentes espécies, sejam selvagens ou animais domésticos como o gato ou o cachorro, além de algumas plantas e a maioria dos fungos.
Já os decompositores são aqueles que se alimentam de outros integrantes do sistema em decomposição, como as bactérias e os fungos. Os ecossistemas podem ser terrestres ou aquáticos, assim, por exemplo, o Rio Amazonas forma um ecossistema. Há um conjunto de ecossistemas diferentes, adaptados a um mesmo lugar dá-se o nome de bioma, o IBAMA divide o Brasil em 7 biomas diferentes, que são a Floresta Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântida, a catinga, o Pampa e o Cerrado. Alguns pesquisadores ainda consideram como biomas brasileiros as zonas costeiras e marinhas. Os ecossistemas brasileiros e os biomas são uma matéria vastíssima e muito interessante, e seu estudo te possibilitado descobertas muito importantes para o homem.