Ciclo da Borracha no Amazonas

Ciclo da Borracha no Amazonas

Uma parte muito importante na história social e economia do Brasil é constituída pelo ciclo da borracha representado pela extração e comercialização deste produto. O centro deste ciclo teve lugar na região da Amazônia o que proporcionou uma expansão colonizadora sendo a causa de grandes transformações sociais e culturais, atraindo riquezas e dando um impulso de muita importância especialmente a cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas e até hoje o maior centro comercial desta região. O ciclo de borracha no Amazonas foi uma época de trabalho duro, mas de grande desenvolvimento no Brasil. O primeiro ciclo no país teve seu momento de maior desenvolvimento entre os anos de 1879 até 1912. A descoberta das propriedades e uso da borracha natural se deve aos índios centro americanos, porém foi a partir da Amazônia que a atividade de extração da borracha se desenvolveu na realidade, e isto aconteceu a partir da Seringueira ou árvore da fortuna como também é conhecida.

Ciclo da Borracha no Amazonas

Ciclo da Borracha no Amazonas

Vivendo de Recursos Naturais

Como não foi encontrado ouro ou outras riquezas na Amazônia, nos primeiros quatro séculos e meio após o descobrimento, as populações que aí viviam se encontravam praticamente isoladas do resto do país e a economia se desenvolvia acompanhando ciclos, pois que viviam da extração e, portanto acompanhando o interesse que o mercado apresentava em relação aos diferentes recursos naturais desta região onde a natureza e sua beleza era pródiga em oferecer meios para a sobrevivência de quem a habitava. Os avanços da tecnologia e a revolução industrial na Europa serviram como um estopim para transformar a borracha natural, um produto até então exclusivo da região amazônica, em algo de grande procura e, portanto valorizado e com preço muito elevado, o que foi responsável pelos grandes lucros proporcionados a todos que tivessem a coragem de se aventurar com dedicação total ao trabalho a esse tipo de comércio.

História

História

Extração Passa a Atrair Pessoas ao Brasil

Conquistando lugar de destaque na indústria da Europa e América do Norte, a borracha começa a atrair empreendedores que vem ao Brasil com a intenção de descobrir métodos de extração e possivelmente com uma ajudinha de Deus encontrar alguma maneira que possibilitasse tirar algum lucro da atividade. Foi impulsionada pelo ciclo da borracha no Amazonas que surgiu a cidade de Manaus, de Belém e muitos outros povoados que com o passar do tempo se transformaram em cidades.

Economia

Economia

Com os seringais que os ingleses fizeram em suas colônias na Malásia, Ceilão e África tropical, a Amazônia começou a perder o monopólio da produção e os preços começaram a despencar e o ciclo extrativista entra então em decadência. Um segundo ciclo da borracha no Brasil voltou a acontecer de 1942 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, ocasião em que os japoneses dominaram o Pacifico Sul e também a Malásia passando a controlar os seringais o que ocasionou uma queda de 97% na produção do látex dando ao Brasil nova chance de ganhar muito dinheiro e voltar ao desenvolvimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.