Causas do Desmatamento: Corte de Árvores, Agropecuária e Hidrelétricas

Normalmente, no início do ano, nos deparamos com tragédias relacionadas a enchentes e desabamentos de terra, como o que aconteceu em Angra dos Reis (RJ) em 2009 e no Rio de Janeiro em 2010. Dessa forma, inúmeras mortes poderiam ter sido evitadas caso o poder público tivesse tido um maior rigor na fiscalização de áreas de morros e encostas, que costumam desabar, principalmente por causa do desmatamento.

Causas Desmatamento

Causas Desmatamento

Em geral, a atividade humana é a maior culpada pelo desmatamento, bem como os desastres naturais que ocorrem. Dessa forma, a seguir são apontadas as principais causas do desmatamento.

O principal fator do desflorestamento é o corte de árvores devido à exploração madeireira. Problema existente desde os tempos do Brasil-Colônia, em que a exploração do Pau Brasil culminou quase na sua extinção em seu habitat natural, ironicamente da árvore cujo nome serviu para batizar o país.

O desmatamento afeta o meio ambiente das mais diversas formas. O problema começa desde a entrada de equipamentos e caminhões nas florestas com o objetivo de se aproximar das árvores a serem abatidas e para transportá-las.  Com isso, é necessário desmatar grandes áreas verdes para a construção de estradas para escoar as madeiras obtidas.

Desmatar

Desmatar

Uma das principais alternativas para a redução do desmatamento é  a exploração seletiva. Há também  a técnica chamada de manejo florestal de madeira, essa prática ainda não foi totalmente propagada no Brasil, que poderia ajudar a preservar a cobertura florestal natural existente. Isso porque essa cobertura possui extrema importância para manter o ecossistema da floresta, preservando todas as espécies animais e vegetais que vivem nela, bem como proteger o seu solo do processo de erosão.

Outro fator que causa o desmatamento é a agropecuária. Isso porque os agricultores têm o costume de limpar terras com objetivo de criar gado ou semear, e constantemente desmatam muitas áreas através de derrubadas de árvores ou queimadas. No caso dos agricultores migratórios, eles costumam limpar uma área de floresta e a utilizam até que a terra fique bem degradada e perca seus nutrientes para sustentar mais safras. Assim, abandonam a área degradada e limpam outra porção de mata virgem.

Caso a área degradada que fora abandonada permaneça intocada, o reflorestamento acontece, entretanto em uma forma muito lenta e gradual, demorando muitos anos para que se recupere, caso não ocorra um acompanhamento devido. No caso do Brasil, a situação agrava-se ainda mais por causa dos “grileiros” de terras, que se apropriam de um território ilegalmente através do desmatamento de florestas, queimadas, ou cortes de madeiras.

Além disso, as represas das usinas hidrelétricas são causas do desmatamento. Isso porque embora gerem energia elétrica para a população, ambientalistas afirmam que sua construção acarreta em um impacto ambiental muito grande, bem como abrir uma área sujeita à exploração madeireira e a construção de estradas.

Desmatamento

Desmatamento

Isso porque para se construir uma represa para uso em usina hidrelétrica, é preciso inundar muitos hectares de terras, que se decompõem e liberam gases que agravam o efeito-estufa. Além disso, desequilibram o ecossistema, causam a morte de espécies nativas de animais e plantas, bem como os moradores que devem ser deslocados para outras áreas, provocando ainda mais desflorestamento, pois irão se assentar em outros locais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.