Edir Macedo – História
Atualmente podemos dizer que Edir Macedo é um dos nomes mais conhecidos do nosso país, para alegria de alguns e para a tristeza de muitas outras pessoas. A verdade é que temos que destacar o lado empresário dessa personalidade, que saiu de uma vida muito simples e hoje é uma das pessoas mais ricas do Brasil, dono de diversos negócios e inclusive uma emissora de televisão aberta, a Rede Record de televisão. Edir Macedo veio de uma família bem simples e de uma família católica, foi apenas por volta dos seus 18 anos que ele veio a se tornar evangélico, a religião que o tornou multimilionário. Ainda jovem ele se tornou pastor e gestor de igrejas, sempre atraindo mais e mais fieis para o seu culto, ele diz que atraia seus seguidores através da plavra de Deus, mas não podemos deixar de mencionar que é preciso muitas técnicas de persuasão e muito PNL (programação neuro linguística) para atrair multidões como ele fez, e claro para construir todo o Império que ele construiu ao longo de toda a sua vida.
Após essa pequena introdução sobre essa grande personalidade brasileira, podemos falar um pouco mais com detalhes sobre a vida e história de Edir Macedo desde o início. O pastor da igreja evangélica Universal nasceu no dia 16 de fevereiro de 1945, a sua cidade natal é um município do estado do Rio de Janeiro que se chama Rio das Flores, ele nasceu em uma família de seis irmãos. Ainda na sua infância os seus pais que buscavam melhores condições de vida, se mudaram para a cidade serrana de Petrópolis, nessa cidade o seu pai abriu um bar e em decorrência disso, com apenas 11 anos de idade Edir Macedo precisou sair da escola para ajudar o seu pai com o serviço por lá, no entanto, após alguns anos novamente as coisas ficaram difíceis e sua família toda mudou de cidade novamente, dessa vez a nova moradia era em Simão Pereira, bem longe de onde estavam anteriormente, já que Simão Pereira fica localizado no estado de Minas Gerais, por lá Edir Macedo voltou a estudar na tentativa de recuperar o tempo que havia perdido, em seguida a última mudança da família, seria definitiva com destino ao Rio de Janeiro capital.
Vida de Edir Macedo
Tendo apenas terminado o ginásio da escola, o que significava antigamente que havia estudado até a oitava série, mesmo assim ele conseguiu um emprego em uma repartição publica do Rio de Janeiro onde ele trabalhou durante alguns anos, essa repartição era a Loterj (a loteria da cidade do Rio de Janeiro), nesse emprego ele ficou por mais de 10 anos e até teve um cargo mais elevado, onde atuava na área financeira da loteria, como tesoureiro (que cuida das contas, do dinheiro e das finanças do local). Edir Macedo iniciou em duas universidades cariocas o curso de matemática, mas ele não chegou a concluir o curso em nenhuma delas. Em seguida ele deu início ao curso de estatística, agora na Escola Nacional de Ciências Estatísticas, mas infelizmente não conseguiu concluir os estudos novamente, segundo consta em sua história, isso se deu por causa do seu trabalho na época que era muito puxado. Sobre a sua vida profissional antes da igreja universal, é interessante dizer também que Edir Macedo já trabalhou no IBGE ou Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por onde passou um tempo trabalho, por fim ele pediu demissão de todas as suas atividades profissionais, para poder se concentrar inteiramente na sua função de pastor.
Vida Pública e na Igreja Evangélica
Talvez poderíamos dizer que no momento em que Edir Macedo pediu a sua demissão, a igreja universal já estava em processo de ser criada, mas na realidade ainda demorou um tempo até que sua missão ganhasse realmente esse nome. O início de suas pregações religiosas aconteceu em uma praça do Rio de Janeiro, mais especificamente em um coreto dessa praça, onde a cada dia ele atraia mais e mais pessoas, até o ponto em que Edir Macedo sentiu que era fundamental que ele abrisse um espaço físico especifico para abrigar todas as pessoas que iam sempre o ver pregar. O primeiro nome que a sua instituição religiosa teve foi Cruzada do Caminho Eterno, igreja que Edir Macedo não fundou sozinho, mas sim ao lado de Samuel Coutinho, Fidelis Coutinho e Romildo Ribeiro Soares (mais conhecido como o famoso nome de R R Soares, que é cunhado de Edir Macedo). Em relação ao nome, posteriormente ele foi alterado para Casa das bênçãos e somente depois é que viria a se tornar igreja universal do reino de Deus. Hoje Edir Macedo é o dono e o gestor absoluto da Universal do Reino de Deus, que existe não somente no Brasil, mas em vários outros países também.
Polêmicas e Acusações
As polemicas envolvendo o nome do pastor Edir Macedo não começaram em tempos recentes, desde o passado seu nome volta e meia estava envolvido com atividades duvidosas, talvez uma das grandes rupturas que ele enfrentou foi a saída de R R Soares da Universal, no entanto, foi o próprio Edir Macedo que ajudou que essa ruptura acontecesse. Isso se deu, pois a ideia dos dois era diferente em relação aos rumos que a Universal deveria tomar no futuro, R R Soares queria focar no Brasil e ajudar as pessoas por aqui, enquanto Edir Macedo buscava uma expansão internacional e aumentar o nível de conhecimento da marca Universal do Reino de Deus, então foi proposto uma votação interna para resolver o assunto, com isso Edir Macedo teve mais votos e R R Soares se desvinculou da Universal, criando em seguida a sua própria igreja que se chama Igreja internacional da graça de Deus. Depois disso muitas foram as acusações de Edir Macedo, como a pratica do charlatanismo, estelionato, curandeirismo, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, evasão de divisa, claro e explicito preconceito religioso, preconceito de raças, entre outras polemicas, das quais sempre escapou.
Vida Pessoal – Filhos e Netos
Edir Macedo é casado desde o ano de 1971 com a sua esposa Ester Eunice Rangel Bezerra, a quem ele conheceu também em uma igreja evangélica quando ele ainda não tinha a Universal do Reino de Deus, a igreja evangélica era a Nova Vida localizada na capital Rio de Janeiro. O casal tem atualmente três filhos em conjunto, a sua primeira filha nasceu no ano de 1973 e ela se chama Cristiane Bezerra Cardoso. A segunda filha do casal se chama Viviane Bezerra Freitas e ela nasceu no ano de 1975. O casal ainda tem mais um filho do sexo masculino que foi adotado no ano de 1990, ano em que nasceu e seu nome é Moysés Macedo. Em relação aos seus netos, até onde se sabe Edir Macedo tem dois netos que foram adotados, são eles Louis e Vera, adotados por suas filhas, mas a história não para por aí, uma vez que existe uma séria acusação feita pela justiça portuguesa sobre os seus netos terem sido adotados a partir de uma rede internacional de tráfico de crianças criada pela igreja universal.
A acusação dizia que após anos de investigação, estava tentando aprofundar ainda mais para concluir o assunto, o ponto é que a igreja universal que também atua em Portugal tinha um lar de crianças no país, que inclusive funcionou ilegalmente por mais ou menos 7 anos, até conseguir um alvará. Nesse lar muitas mães sem condições de criar os seus filhos deixavam as crianças, com a promessa de que eles seriam bem cuidados nesse lugar e que elas poderiam vê-los, o que aparentemente acontecia era a criança desaparecer após algum tempo e na época não se sabia para onde eram levadas, as reportagens feitas por veículos portugueses de comunicação indicaram que a maior parte das crianças eram levadas para o Brasil e para os Estados Unidos, onde mora o pastor tem um tempo. A igreja universal assim como a família do pastor já negou tudo sobre o caso, mas não se tem mais informações já que o processo aconteceu em modo secreto.