Com três ambientes, dois dias de festa, um dos maiores Arraiás do Brasil foi realizado entre os dias 8 e 9 de junho de 2012 em Olinda. A cidade irá receber a maior edição do evento, com expectativa de mais de 30 atrações previstas da música popular brasileira para animar o público e fazer uma das maiores festas do Nordeste brasileiro. A homenagem da Festa este ano será para o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
As Atrações
Tem atração para todo o tipo de gosto musical nos três ambientes em que a festa é dividida, reunindo um pouco de cada gênero musical que faz parte da cultura nordestina.
No palco principal estão as principais atrações do evento, com a presença das maiores estrelas do forró e alguns artistas renomados, como Chiclete com Banana, Banda Calypso, Colinho do Papai, Aviões do Forró, Os Magníficos, Geraldinho Lins, Cavaleiros do Forró e Bruno & Marrone.
Já no segundo ambiente, encontramos os artistas que fazem o forró mais tradicional com bons nomes como Nando Cordel, Nádia Maia, Almir Rouche, Tom Oliveira, Bellas Marias, Irah Caldeira, Petrúcio Amorim e Maciel Mel fazem a alegria do público, que ainda tem mais um ambiente diferente para aproveitar.
Nesse terceiro ambiente temos duas divisões, a Tenda Universitária com atrações como Leozinho Fernandes, as bandas Forró Santa Dose, Los Cubanos e os Amigos Sertanejos. A outra divisão de ambientes é formada pelo Palco Camarote, onde o público encontrará música eletrônica com os DJs Baiano, Albino Malta e Gulliver soltando o melhor da música eletrônica do momento.
Segurança e o Público
A organização do evento tem regras rígidas quando o assunto é a frequência de idade do público a entrar para ver os shows. As crianças devem estar obrigatoriamente acompanhadas dos responsáveis ou dos pais, o mesmo valendo para os adolescentes de 16 a 18 anos, e a venda e consumo de bebidas alcoólicas estão vedados.
A segurança foi feita em grande estilo pela Polícia Militar de Pernambuco, com um aumento de 50% do efetivo empregado no patrulhamento em relação à festa ocorrida em 2011, onde neste ano a PM fez a ronda tradicional, com veículos e também o patrulhamento a pé, uma novidade que se mostrou bastante eficiente, pois o número de ocorrências de furtos e brigas diminuiu bastante em relação ao evento de 2011.
Transporte
Contando com um maior suporte das linhas de transporte coletivo, o São João na Capitá de 2012 contou com nove linhas dedicadas ao pleno atendimento ao público que, reforçadas em seu contingente no horário de pico da entrada na festa, compreendido entre 20 e 23 horas, sendo que sete das nove linhas têm o local do evento como parte do seu itinerário.