Casamento
Os casamentos que são realizados nas cerimonias religiosas seguem algumas tradições que foram criadas a muitos séculos atrás e que se mantém vivas até os dias de hoje, isso acontece principalmente dentro da igreja católica, onde as tradições dos casamentos praticamente não mudaram nos muitos anos que se passaram, principalmente em relação ao casamento que ocorre dentro da igreja e que dessa forma é realizado pelo padre. Os padres por sua vez já têm todas as especificações sobre como conduzir esse tipo de celebração, seja ela com ou sem a opção de missa, afinal não são todos os casamentos na igreja que contam com uma missa completa, muitos casais escolhem não fazer dessa forma, para encurtar o tempo que seus convidados passam na igreja, pensando também naqueles que não são católicos e que talvez nem entenderiam a missa como um todo.
Uma boa parte dos casais já opta por não se casar dentro do sistema religioso nos dias de hoje, realizando somente o casamento na esfera civil, se você tem dúvidas para saber se alguém casou dentro do sistema religioso ou não, basta ver onde a pessoa casou, já que o casamento católico cristão só pode ser realizado em um igreja, obrigatoriamente, enquanto que o casamento na esfera civil pode ser realizado em lugares variados, como na praia, nas fazendas, nos campos, nos próprios salões onde acontecerá a festa depois ou em qualquer outro lugar que você desejar, basta usar a imaginação.
Casamento Fora da Igreja
Uma dúvida, no entanto, pode surgir nesse momento, pois a alguns anos atrás os padres eram sim permitidos de realizar o casamento religioso fora da igreja, nas locações onde o casal em questão escolhesse, mas atualmente isso não é mais possível no Brasil, já que a igreja católica revogou essa permissão, sendo assim, atualmente todas as pessoas que se casam fora da igreja, elas estão fazendo apenas o casamento civil e geralmente é um juiz de paz que realiza o casamento ou alguma outra pessoa próxima que no caso esteja apta a realizar casamentos (claramente essa pessoa deve ser alguém que tenha uma licença válida para isso).
Casamento ao Ar Livre
Esse grande número de casamentos que são realizados fora das igrejas cristãs hoje em dia, normalmente acontecem porque o casamento não é visto mais como algo que deve ser estritamente conservador e tradicional, por esse motivo muitos casais buscam fazer a sua cerimônia a sua própria maneira, colocando a sua personalidade em cada detalhe e já que a igreja praticamente não permite que isso aconteça, os casais vêm optando por fazer algo independente. Outro ponto é que na atualidade acontecem muito os casamentos de pessoas do mesmo sexo, o que a própria igreja ainda não realiza, sendo assim a única opção para esses casais é se casarem de forma civil e em cerimônia independente de qualquer instituição religiosa, o que movimenta uma boa parte do setor matrimonial nos dias de hoje.
Casamento Tradicional
Agora voltando a falar dos casamentos mais tradicionais, existe todo um discurso pronto por parte dos padres, esse discurso é o mesmo que é falado a muitas e muitas gerações, até mesmo por esse motivo muitas pessoas já conhecem as suas frases de longa data. Algumas frases, no entanto, são muito populares, já tendo sido imensamente repetidas em novelas, filmes, produções de entretenimento em geral, tal como a parte das alianças ou o famoso “Eu agora os declaro marido e mulher”. Provavelmente quem for se casar na igreja, vai em algum momento ganhar algo que se parece um tipo de roteiro sobre o que falar, para poder se planejar e ensaiar com antecedência para o momento do casamento, se não for a própria igreja a dar esse roteiro para os noivos, o mais provável é que os organizadores do casamento (a empresa de assessoria contratada) é quem dê.
O que Fala o Padre na Hora do Casamento?
Em um casamento religioso o padre é o próprio mestre de cerimonias da ocasião, pois ele é quem faz a abertura da celebração, ele que dá a ordem dos acontecimentos, ele é quem estabelece as falas, muitas vezes até auxiliando os noivos a se lembraram da ordem e das palavras que devem ser ditas. As falas do padre podem sim mudar de uma celebração para outra, mas no geral elas seguem uma mesma linha de acontecimentos, sendo que algumas partes podem até serem personalizadas, enquanto que outras partes já são pré estabelecidas como padrão e já tem as suas regras sobre como devem ser pronunciadas.
Casamento na Igreja
Vale lembrar também que dependendo do lugar que você escolher para realizar o seu casamento, pode ser que o padre já seja escolhido pela própria equipe da igreja local, mas em outros lugares as vezes é possível que os noivos possam escolher quem será o padre a realizar o seu casamento, o mais indicado é que você já procure diretamente a paróquia e igreja fixa do padre que for da preferência de vocês. É importante lembrar também que os noivos devem procurar o local de seu interesse com uma certa antecedência, pois algumas igrejas podem ser bem lotadas em relação a eventos e a lista de espera por uma data disponível pode ser bem grande, principalmente se vocês têm um padre em especial que desejam que realize a cerimônia. Alguns padres podem até mesmo incrementar algumas partes da cerimonia com palavras mais pessoais, principalmente quando ele já conhece os noivos.
Padre
Na abertura da celebração normalmente o sacerdote inicia falando palavras sobre o amor, sobre a união, sobre o casamento e coisas relacionadas a ele, pode falar sobre algumas histórias pessoais dos noivos (porém breves), pode recitar algumas passagens da bíblia sobre o tema, etc. Lembrando que quando o casamento tem o formato de missa, se seguem os padrões de uma missa normal, com todas as suas partes, com todos os seus rituais, etc. Fora isso, uma outra parte falada pelo padre que é especifica de casamentos é sobre a liberdade das suas escolhas, sobre a vontade de ambos de estarem se casando, é o momento que o padre pergunta se é de livre e espontânea vontade a realização do matrimonio, os noivos respondendo que sim, então se dá a continuidade.
Votos de Fidelidade
A próxima parte que é especifica de casamentos está ligada aos votos de fidelidade e lealdade do casal, nesse momento o padre pode ou não falar algumas palavras personalizadas, sobre o amor, perseverança, o respeito e a fidelidade, ou apenas pular para a parte da promessa dos noivos, onde normalmente é o sacerdote que diz o que eles devem dizer enquanto eles repetem. É o momento em que os noivos dizem “Eu, fulano, prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na saúde e na doença…”. Nos Estados Unidos e algumas outras regiões do mundo, é comum que nesse momento os noivos façam os seus votos de casamento, que é uma espécie de discurso feito para a pessoa amada, que pode conter o que eles quiserem, muitas pessoas contam histórias do casal, falam suas promessas para a nova vida que está por vir, etc. No Brasil alguns casais vêm optando por fazer votos nesse momento, mas não é muito comum e alguns padres podem nem permitir.
Em seguida é o momento que o padre fala uma frase padrão dos casamentos, que já está pre determinada pelo livro católico de celebrações, essa frase confirma os votos que acabaram de ser realizados pelo casal, “Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o homem o que Deus uniu”. Logo após é o momento em que o casal se beija, assim que o padre termina de falar “Eu vos declaro marido e mulher, agora o noivo pode beijar a noiva”. O sacerdote pode ainda optar por dizer algumas palavras relacionadas ao momento, mas sua participação já está praticamente encerrada.