Quem Pode Entrar Na Igreja Com A Noiva?

É de conhecimento geral que dentre as tradições mais antigas das cerimônias de casamento encontra-se a do pai da noiva a acompanhar até o altar, e na falta dele, algum representante masculino da sua família, como um irmão, tio, padrinho ou avô.

Em alguns casos a noiva quer inovar na entrada da igreja e pode acabar surgindo uma dúvida muito comum: é possível mudar a tradição da entrada no casamento? Quem pode entrar na Igreja com a noiva? Confira abaixo:

Quem pode Entrar na Igreja com a Noiva?

Não existem regras sobre quem pode entrar na igreja com a noiva, já que esse papel pode ser tanto do pai como de qualquer pessoa que seja importante para ela e que marque aquele momento tão especial.

A entrada da noiva é o primeiro de diversos momentos especiais que irão ocorrer naquele dia, portanto, o acompanhante tem um papel muito relevante na cerimônia, ele tem o poder de mostrar um pouco mais sobre o casal, e sobre como eles veem o seu próprio relacionamento e até mesmo dar dicas de como será o restante da cerimônia, por exemplo, se será algo mais tradicional ou mais moderno e diferente dos demais.

Noiva com o Pai Entrando na Igreja

Noiva com o Pai Entrando na Igreja

Não existe uma pessoa específica para acompanhar a noiva até o altar, o ideal é escolher alguém que te apoie e que apoia a relação do casal. Hoje em dia muitas noivas desejam inovar na entrada da igreja, e não há problema nenhum nisso. Existem muitos casos onde o casal deseja escolher pessoas diferentes para acompanhá-los ao altar. Existem algumas maneiras de entrada na Igreja, conheça alguns exemplos abaixo:

Entrada com o Pai:

A maneira mais tradicional é a que a noiva entra com o seu pai e ele entrega a sua mão para o noivo, fazendo uma espécie de passagem. Nessa entrada tradicional, o noivo entra antes da noiva acompanhado de sua mãe. Para “facilitar” as coisas, normalmente a mãe da noiva e o pai do noivo entram juntos, antes dos padrinhos.

Outra opção é o noivo já estar no altar desde o início da cerimônia, quando ela se inicia entram seus pais e os pais da noiva juntos, e depois, o pai da noiva retorna para a porta da igreja para acompanhar a sua filha, indo novamente até o altar, dessa vez levando a noiva.

Entrada Quando os Pais são Divorciados e se Casaram Novamente:

Quando os pais são divorciados e a mãe se casou a noiva pode ter uma relação íntima com o padrasto, quase como a entre pai filha. Quando a noiva é mais próxima do padrasto que do pai, em alguns casos ela escolhe entrar apenas com o padrasto ou ainda apenas com o pai, porém, se o desejo é incluir os dois nesse momento, existem algumas alternativas que podem ser uma ótima opção.

A primeira alternativa é entrar com padrasto até a metade do caminho, do corredor do local que está ocorrendo à celebração, onde o pai irá encontrar os dois e continuar a caminhada até o altar nos braços do pai. A segunda alternativa é ainda mais interessante, principalmente se o padrasto e o pai tem uma boa relação. Nesse caso a noiva entra tanto com o pai como com o padrasto, cada uma a segurando de um lado dos braços, é uma alternativa muito boa, demonstrando a união e o amor da família acima de tudo.

Entrada Quando o Pai é Ausente:

No caso de pais ausentes, algo bem comum, as noivas normalmente escolhem entrar com a mãe, que normalmente tem o papel principal na criação das filhas, tanto o materno como o paterno.

Em caso de pais falecidos, as noivas normalmente escolhem uma figura masculina para representar o pai, como um avô, tio ou irmão. Se a noiva tem mais de um irmão, por que não entrar com todos eles?

Algumas noivas que são mães escolhem até mesmo entrar com seus filhos, uma opção muito bonita, principalmente quando os filhos são mais velhos.

Entrada com Ambos os Pais:

Algumas noivas escolhem não “excluir” nenhum dos pais, ou seja, ela prefere entrar com a sua mãe o seu pai ao seu lado. Nos casamentos judaicos isso é comum, já que tanto a noiva quanto o noivo entram acompanhado dos seus pais. Esse tipo de entrada é muito bonita e que chama atenção, mostra a união das famílias, e também da um destaque para a entrada do noivo e para todos os familiares.

Entrada sem Ninguém:

Não é por que normalmente as noivas entram acompanhada, que não é possível que ela faça a sua caminhada até o altar sozinha. Muitas noivas se sentem desconfortáveis com a ideia de ser entregue no altar, e acabam decidindo caminhar sozinha, sendo uma ótima opção também. Esse tipo de entrada dá muito destaque para a noiva, com todas as atenções voltadas para ela.

Caso a noiva deseje entrar sozinha na igreja, porém, tem medo de excluir seus pais, ela pode organizar para que eles entrem na igreja antes de todos (dos noivos e padrinhos), ou ainda que os pais, ou somente o pai, a acompanhe até metade do corredor do local da cerimônia e ela siga até o altar sozinha.

Apesar de ser uma entrada bonita e especial, é sempre importante levar em consideração os sentimentos dos pais para que nenhum familiar se sinta mal em um dia tão especial. Muitos pais sonham em levar suas filhas ao altar, portanto, é algo que deve ser conversado antes do dia do casamento para entender como o pai se sentirá em relação a essa situação. Normalmente os pais atendem os desejos das filhas e não se importam tanto, já que esse é o dia dela e ela deve decidir como ele será.

Entrada com o Noivo:

Não são somente os familiares que podem entrar com a noiva na igreja, o próprio noivo pode fazer o papel, desde que seja a escolha do casal. Muitos casais escolhem entrar juntos pra demonstrar que eles são iguais perante a sociedade, e que toda a sua jornada será de parceria e igualdade.

Entrar junto do noivo demonstra que o casal está entrando com tudo na sua nova vida. Esse tipo de entrada pode ser um desafio para as normas de gênero que a sociedade segue, onde normalmente a posição masculina é vista como mais protetora e a feminina mais delicada e que necessita de cuidados.

A entrada do casal junto é muito comum em casamentos entre pessoas do mesmo sexo, para exaltar a igualdade deles e também o seu amor e união. Alguns casais de sexo diferente escolhem esse modelo de entrada por ser diferenciada e desafiadora.

Outros Estilos de Entrada:

  • A noiva pode escolher entrar sozinha cantando uma canção para seu amado;
  • O casal pode escolher várias pessoas para entrarem na igreja junto deles, como seus amigos mais próximos e familiares, nesse modelo de entrada normalmente o casal entra no meio e as pessoas os acompanham em ambos os lados, em uma espécie de escolta;
  • A noiva pode entrar acompanhada até metade do corredor e o noivo vai de encontro a ela, para que os noivos sigam o final do caminho juntos para o altar;
  • Se a noiva cresceu com um amigo ou amiga muito especial, ela pode escolher entrar com ele.
  • A noiva pode escolher entrar acompanhada do seu padrasto e da sua madrasta até a metade do caminho e depois encontrar seus pais, quando ela é próxima de todos.

O importante é que a entrada, tanto da noiva como do noivo, seja feita com alguém especial e marcante para a sua vida, para que seja um momento agradável e cheio de afeto, afinal, aquela caminhada até o altar é também a caminhada que está a levando para a sua vida futuro, sendo esses passos alguns dos mais importantes que ela irá traçar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.