O Que É Falado No Casamento Civil?

Casamentos

Uma das celebrações da vida humana mais praticadas, definitivamente são as celebrações dos casamentos, elas estão presentes nas mais diversas culturas, de Leste a Oeste e de Norte a Sul do mundo. Essas celebrações até podem ser bem diferentes umas das outras de acordo com o local onde ela está acontecendo, mas a verdade é que o casamento é uma das instituições mais praticadas em todo o mundo. Quando olhamos mais de perto como se dão os casamentos em diferentes culturas, instantaneamente já percebemos o quanto algumas coisas podem ser bem diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil, o quanto certas tradições em falas, comemorações, vestimentas, entre outros quesitos são diferentes, principalmente quando consideramos as celebrações de casamento da parte Oriental do nosso planeta, que são extremamente bonitas, mas muito diferenciadas das nossas tradições.

Se formos considerar as tradições tipicamente brasileiras, considerando os nativos brasileiros, podemos dizer que até mesmo as tradições de união dos povos indígenas eram bem diferentes do que estamos acostumados nos dias de hoje. O ponto é que no Brasil por muito tempo o que ficou valendo foram os costumes europeus, por causa da nossa colonização portuguesa, onde o catolicismo apostólico romano prevaleceu por muitos e muitos anos, diante da massiva conversão que houve por parte dos membros da igreja católica que vieram ao Brasil evangelizar as pessoas por aqui. Por muitos séculos o casamento católico foi praticamente o único tipo de casamento que acontecia em nosso país, pelo menos o único que era socialmente aceito pelas classes sociais de maior poder econômico e pela sociedade “tradicional” brasileira, no entanto, por trás de tudo isso, não somente os indígenas foram deixados de lado, mas também os religiosos que seguiam religiões de origens africanas, etc.

Noivos de Mão Dada

Noivos de Mão Dada

Por fim, se formos falar sobre os casamentos que acontecem no Brasil nos períodos mais atuais, é muito importante dizer que no nosso país nos dias de hoje, cada vez menos pessoas vem escolhendo se casar nas igrejas e cada vez mais pessoas escolhe fazer a sua celebração apenas na esfera civil. Lembrando que esse casamento no civil já acontece a muito tempo, inclusive o casamento na igreja independente da religião, não excluía esse casamento civil de acontecer, porém ele era completamente colocado em segundo plano a até alguns anos atrás, porém ele vem ganhando mais e mais adeptos conforme o tempo passa. Um dos motivos para que isso aconteça é que nos últimos 4 anos principalmente a economia brasileira vem sofrendo muitos baques e com isso o dinheiro do povo brasileiro vem ficando mais curto, casar somente na esfera civil pode ser um alivio e tanto em relação as despesas, na verdade não tem nem comparação com a quantidade de gasto que se tem em uma cerimônia religiosa, principalmente quando ela é seguida por uma festa ou recepção.

Um outro motivo que tem diminuído a procura dos cidadãos brasileiros pelo casamento na igreja, é o fato de que as pessoas cada vez mais vem buscando locais abertos para a realização dos seus casamentos, tem virado moda fazer festas e também os votos em locais próximos a natureza, como praias, fazendas, festas no campo, entre outros lugares e a igreja católica, por exemplo, determinou que seus sacerdotes não mais fizessem casamentos fora das igrejas, o que não fez com que as pessoas voltassem a se casar tanto nesses templos religiosos, mas sim com que elas procurassem a oficialização apenas nas esferas do casamento civil, pois esse sim pode ser realizado e oficializado em áreas externas como muitos casais desejam. Apesar disso, muitos casais quando vão começar a organizar as suas festas, as suas celebrações matrimoniais não sabem nada do que deveriam saber sobre o casamento civil, por esse motivo abaixo vamos falar mais sobre esse tipo de casamento para que você entenda um pouco melhor sobre ele.

Casamento Civil – Informações

A primeira informação que é muito importante, mas que muita gente não sabe ainda, é que o casamento civil é realizado pelo juiz de paz (esse é o nome oficial dado para o celebrante da cerimonia), normalmente a duração dessa formalidade é de no máximo 30 minutos, mas é claro que se for um casamento “personalizado”, quando o juiz de paz vai até um local externo ao cartório para sua realização, esse tempo pode ser maior de acordo com o planejado pelos noivos para a ocasião. O juiz de paz não costuma falar muito durante a realização do casamento civil, suas falas são bem objetivas como pede a ocasião, principalmente porque uma boa parte dos casamentos no civil acontecem dentro dos cartórios e possuem tempo limitado para a sua ocorrência, dessa forma não cabe ao juiz de paz se estender muito. Ele fala algumas palavras de apresentação e depois já passa para a parte em que pergunta aos noivos se é de livre e espontânea vontade que eles desejam realizar esse casamento, após os noivos falaram sim (que é de livre e espontânea vontade que estão se casando), então eles assinam os devidos documentos legais e com isso estão casados e recebem a sua certidão de casamento.

Mãos dos Noivos Com Alianças

Mãos dos Noivos Com Alianças

Uma informação importante do casamento civil é que ele só tem validade se contar com a presença de pelo menos 2 testemunhas do acontecimento, além disso, deve ser realizado com portas abertas (pode ser em local público ou privado desde que esteja com as portas abertas). Os casamentos que são realizados em áreas externas aos cartórios, como muitas pessoas vem optando por fazer, são chamados de casamento em diligencia e devem ser autorizados pelo juiz de paz, é preciso também pagar uma taxa para que ele aconteça nessa área externa. Durante a sua realização o celebrante do casamento pode ainda abrir o espaço para que os noivos façam votos de casamento um para o outro, uma prática que é muito comum por exemplo nos Estados Unidos, onde os próprios noivos escrevem algo um para o outro e falam palavras do seu coração durante a celebração, coisas mais pessoais que tem a ver com eles, nas igrejas nem sempre é permitido que os noivos tenham esse espaço de se expressarem.

Sobre o casamento civil, é preciso ir ao cartório com no mínimo 30 dias de antecedência, até mais tempo se for preciso, para conseguir agendar tudo a data que você precisa e para conseguir providenciar todos os documentos que são necessários, muitas vezes o cartório pode estar cheio de casamentos para serem realizados e por isso as datas podem ser um pouco apertadas, então não deixe isso para uma última hora, talvez seja interessante verificar essa data do cartório antes mesmo de fechar uma data com o local de realização do casamento, para evitar transtornos e imprevistos depois. Nesse que deve ser o dia mais feliz da vida de muitas pessoas, é melhor não arriscar ficar tendo empecilhos e impedimentos que poderiam ser facilmente resolvidos. Não é preciso dizer também que para que você se case na esfera civil é preciso ser solteiro e se caso já tiver sido casado alguma vez antes, o processo de divórcio deve já estar concluído, pois casar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo se configura crime dentro do território brasileiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.