Sistema de Riqueza, Está Certo?

A maioria dos anúncios de renda per capita tende a ser o mesmo, porque eles normalmente são baseados nas informações fornecidas pelo governo do país em questão. Há pouca pesquisa feita sobre o tema para recolher informações além do que o governo havia fornecido. Existem duas maneiras comuns de apresentação de dados de renda per capita.

Renda

Uma delas é ajustar a medida pelo custo de vida em cada país. Isto é chamado de método PPP que vem do inglês Purchasing Power Parity, ou Paridade de Poder Aquisitivo em português. O segundo método é chamado de método Atlas. Estes números são ajustados pelos valores de moeda e da inflação de acordo com esquemas diferentes.

Classificação

Por alguma razão o Banco Mundial não dá números para alguns países, embora o faça classificar esses países. Eu não sei como o Banco Mundial pode classificar Bermuda como tendo a segunda maior renda per capita sem saber o que sua renda per capita é, mas essa é a forma como os dados são apresentados.

Dados

Os valores obtidos pelo método PPP podem ser melhores, porque eles tendem a diminuir os resultados para os países mais ricos e aumentar os resultados para os mais pobres. Isso é útil porque a atividade econômica nos países pobres está subestimada devido às alternativas aos bens e serviços adquiridos.

Distorções

Quando um agricultor come alimentos que ele mesmo plantou, isso não aparece nas estatísticas. Quando alguém conserta o carro em sua própria casa, também não aparece nas estatísticas. O mesmo vale para a maioria do comércio permutado. Se alguém arruma o carro de seu vizinho em troca de alguns legumes de sua horta, também não vai aparecer nas estatísticas. Estes tipos de atividades ocorrem muito mais freqüentemente nos países pobres.

Troca

Em grande parte do Terceiro Mundo, a propriedade e operação de um carro é sinônimo de repará-lo sozinho. É comum ouvir sobre como milhões de pessoas na África têm de sobreviver com uma certa quantidade minúscula de dinheiro, como um dólar por dia. Isso não é verdade. Se um fazendeiro na África só come a comida que ele mesmo plantou, isso aparece nas estatísticas como se ele sobrevivesse com nenhum dólar gasto por dia. Isso é um absurdo. Há também o trabalho realizado pelas donas de casa.

Nada disso aparece nas estatísticas, o que significa que os países com mais mulheres em casa têm a sua renda per capita reduzida em comparação com países com mais mulheres no local de trabalho. Os EUA têm uma das menores proporções de donas de casa em todo o mundo e tem um dos maiores valores per capita.

Há também o caso estranho de Luxemburgo. Estou certo de que este país tem sua riqueza, mas o rendimento médio em Luxemburgo não é de 54.430 dólares por ano. Luxemburgo é um pequeno país de menos de 500.000 pessoas com as leis bancárias muito favoráveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.