O Que é Ascensão Social?

A expressão ascensão social se refere a uma pessoa que muda de classe na sociedade em que vive saindo de um patamar mais baixo para um mais elevado. Basicamente isso acontece quando o indivíduo em questão passa a ter um maior poder aquisitivo. Um exemplo em nossa sociedade moderna de ascensão social é aquele indivíduo que ganha milhões na loteria ou mesmo aquele que sobe na carreira profissional aumentando assim o seu poder de compra.

Atualmente, a sociedade se divide em classes sociais que são definidas pelas letras A, B. C e D. Sendo A o patamar mais alto e D o mais baixo, já se fala numa classe E, mas ainda não se utiliza a mesma nessa definição. A chamada ascensão social pode acontecer em qualquer uma das classes, sair da classe D para a C já é uma forma de ascender.

Vale lembrar que o ricos também podem ascender na sociedade, podem passar de ricos para milionários, por exemplo. Trata-se basicamente de melhorar as suas condições de vida e poder aquisitivo.

Ascensão Social Fenômeno Comum

A ascensão social é atualmente um fenômeno bastante comum, sendo que em grande parte das sociedades antigas não existiam muitas formas de mobilidade social, ou seja, era quase impossível mudar de classe. Entretanto a modernização e a popularização de vários bens e serviços fez com que as pessoas cada vê mais pudessem mudar o seu padrão de vida saindo de uma camada social para a superior.

A ascensão mais comum atualmente é a de pessoas da classe D para a classe C que tem ganhado um grande destaque como a camada da sociedade que mais consome e que está ajudando o país a crescer.

Capitalismo e Ascensão Social

O capitalismo é um sistema econômico que pode ser bem cruel no tocante a ser extremamente excludente, entretanto, também é um grande facilitador de ascensão social. Obviamente nem todo mundo tem a possibilidade de ascender, mas em comparação a sociedades baseadas em grupos pré-determinados, como era a do Egito Antigo, as possibilidades são reais e existentes.

Um dos principais problemas gerados pelo capitalismo é a desigualdade social que é a consequência de uma má distribuição de renda. Com isso realmente surgiram problemas sociais que não existiam em outros modelos de regime, como o desemprego e a violência, por exemplo. Entretanto, o mesmo capitalismo difere de outros modelos sociais em relação a ideia de imobilidade social, as pessoas podem mudar de grupo e posição.

Mecanismos de Mobilidade Social

Um dos principais diferenciais do capitalismo são os mecanismos de ascensão social que ele oferece como a escola e o trabalho. Numa sociedade capitalista o crescimento e consequente ascensão se deve em grande parte ao esforço do indivíduo, ou seja, de seu estudo e ingresso no mercado de trabalho. Quanto mais a pessoa se qualifica mais chances ela terá de conquistar uma posição melhor no mercado e assim subir de classe.

Em suma a ascensão social que é possível em nossa sociedade moderna diz respeito a um crescimento numa escola social em que se passe de uma classe para outra em que as condições de vida são melhores do aquela em que se estava inicialmente. Uma pessoa pode ascender da classe D para a A, mas é claro que isso demanda muito trabalho.

Condições de Mobilidade Social

Além do desejo de ascender socialmente é importante que o indivíduo encontre na sociedade as ferramentas necessárias para essa subida. Dessa forma o crescimento e mudança de camada social depende de diversos fatores que em grande parte são externos e não controláveis pelo indivíduo.

Isso explica em parte a grande preocupação que os governos tem relação a programas de distribuição de renda e qualificação. Muitos programas que visam oferecer alguma renda adicional para famílias que se encontram na miséria ou extrema pobreza assim como oportunidades de cursos técnicos e ingresso em universidades tem sido criados para tentar oferecer mais mecanismos que permitam ascensão social.

Dentre os fatores principais que definem essa ascensão social estão a possibilidade de cada vez mais pessoas adquirirem bens de consumo duráveis e mais pessoas estarem se formando num curso superior tornando-se assim mais qualificados e preparados para ocupar cargos mais altos em empresas no mercado de trabalho. São fatores que com certeza melhoram a qualidade de vida dessas camadas sociais.

Quem Almeja a Ascensão Social

O fenômeno social que conhecemos como ascensão social se dá na sociedade através de méritos e também de cenários favoráveis para tal. Em geral quem mais almeja subir de patamar social são as classes trabalhadoras que querem ter ocupações profissionais que lhes pague melhor e que lhes ofereça mais momentos livres para poder passar com as suas famílias, mais qualidade de vida.

Em séculos passados os trabalhadores eram plebeus que estavam relegados a viver para sempre nessa condição, porém, atualmente é possível sonhar e realizar o desejo de ter uma posição melhor na sociedade. Mesmo que o capitalismo seja cruel em muitos aspectos é mais justo em questões de meritocracia, ou seja, aquele que faz o que é necessário tem mais chances de melhorar a sua vida.

Outras Formas de Ascensão Social

Lembramos que não é somente através do mérito que uma pessoa pode ascender socialmente hoje em dia. O fenômeno de crescimento visto de um ponto de vista social depende de vários fatores que dizem respeito diretamente ao indivíduo ou que são externas a ele.

Para atingir seus objetivos de crescimento o indivíduo precisa se dedicar a estudar e se qualificar, entretanto, existe outras formas de ascensão. Ganhar muito dinheiro na loteria, receber uma herança ou outras possibilidades de ganho financeiro podem contribuir para uma subida mais rápida.

Brasil – País da Desigualdade

O Brasil é um país bastante promissor no que concerne a ascensão social, porém, ainda não deixou de lado uma de suas características mais marcantes e negativas, o de ser um país das contradições. Para se ter uma ideia ainda existe milhões de brasileiros que precisam sobreviver com renda per capita mensal de apenas R$ 70,00. Talvez daqui alguns anos esses mecanismos de ascensão social deem mais resultados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.