Massa Salarial Encolhe no Brasil

A matemática é uma ciência exata, pois dois mais dois, sempre dão quatro. Em economia nem sempre ganho representa lucro. Todos estão a apontar Economia Brasileira, como uma das mais estruturadas para vencer a Crise Econômica que se estabeleceu no mundo, a partir do desastre imobiliário ocorrido nos EUA. Em São Paulo, se noticia o crescimento das vendas no setor automotivo e de supermercados, o que é um ganho para a economia, não só pela manutenção, mas como dos lucros do comércio que geram mais dinheiro e circulação e consequentemente, o aquecimento do mercado interno, tão importante para a economia de um país.

Massa Salarial

Massa Salarial

Ai vem à questão: Massa salarial encolhe no Brasil. Isto não é uma contradição? Parece mas não é. A queda contínua da massa salarial no Brasil vem acontecendo por várias razões, em primeiro lugar está a questão das negociações salariais entre a classe patronal e seus empregados onde, para que estes não sejam atingidos pelo desemprego, um dos acordos foi a redução do horário, que resulta em diminuição salarial.

Massa Salarial  Encolhe no Brasil

Massa Salarial Encolhe no Brasil

Outro exemplo que justifica esta questão da massa salarial encolher no Brasil é o que se dá com os funcionários de maior escolaridade, pois com a crise, os ajustes são feitos para essa parcela de trabalhadores, uma vez que os de menor escolaridade, já vêm sofrendo, com o decorrer do tempo, perdas significativas em sua massa salarial com naturalidade. O processo de rotatividade que é uma Injustiça no Trabalho, largamente praticada pelas empresas brasileiras, substituindo funcionários mais graduados e com mais tempo de serviço na empresa, por outros trabalhadores com salários menores, o que pode decretar um desaquecimento da economia, na qual a massa salarial encolhe. Não há duvidas de que isto possa trazer resultados negativo para nossa economia que cresce, enquanto sua massa salarial encolheu 3.9 pontos percentuais.

Encolhe no Brasil

Encolhe Brasil

Um caso atípico na economia e que vem encolhendo a massa salarial dos aposentados, é o famigerado Fator Previdenciário que a cada ano encolhe os proventos de pessoas que quando trabalhavam, ganhavam mais do que um salário mínimo, como se isto fosse um crime em nosso país. Para que tudo volte realmente ao normal, o que se espera daqui para frente, principalmente em relação à recuperação da economia do país, é que a situação se normalize. Esperamos que a classe trabalhadora, mesmo aqueles de mais alto padrão salarial, os mais atingidos pela sistemática da economia, que acabam achatando os salários e encolhendo a massa salarial do país, tenham, num futuro muito breve, a Crise Mundial como uma coisa do passado. Para que isso aconteça, além de uma Ajudinha de Deus, nossa economia aponta uma série de indicadores favoráveis, como por exemplo, a recuperação da Balsa de Valores e a valorização do Real.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.