Como Trabalhar no Ministério da Economia?

A Medida Provisória 870 do dia 1° de janeiro de 2019 deu origem ao Ministério da Economia. Essa medida foi convertida na Lei n° 13.844 do dia 18 de junho de 2019. A pasta recebeu atribuições dos Ministérios da Fazenda, do Comércio Exterior e Serviços, do Desenvolvimento e Gestão, do trabalho, da Indústria e do Planejamento.

Essa pasta está passando por processo de estruturação devido a sua recente criação e tem realizado processos seletivos para contratar colaboradores. Houve a definição da banca organizadora para novo processo seletivo do Ministério da Economia no dia 31 de dezembro de 2020. O escolhido foi o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB).

A comissão especial já havia sido formada no dia 26 de novembro de 2020. Essa seleção tem como objetivo contratar 100 profissionais que irão realizar atividades relacionadas com prestação de contas e tomada de contas em especial de secretarias. A autorização para que o processo seletivo fosse realizado se deu no dia 06 de outubro de 2020. Outros processos seletivos desse ministério foram publicados. Continue lendo para entender como funciona o processo seletivo e como você pode um dia trabalhar nesse ministério.

Processo Seletivo

Processo Seletivo Ministério da Economia

Processo Seletivo Ministério da Economia

 Antes da abertura das inscrições para os processos seletivos do Ministério da Economia são anunciadas as vagas com os salários na forma de edital. Os candidatos podem então se informar a respeito dos pré-requisitos necessários para se inscrever e participar da seleção. As inscrições são realizadas através de um site especialmente criado para essa finalidade. Os interessados devem pagar a taxa de inscrição, no processo seletivo aberto em 2020 o valor era de R$ 100,00.

Arquivologia e Direito

 As duas áreas que tinham vagas abertas no processo seletivo de 2020 do processo seletivo do Ministério da Economia eram: Arquivologia e Direito. A seguir vamos apresentar as exigências do edital para os candidatos das duas áreas.

Arquivologia

 Os candidatos para as vagas dessa área deviam ter diploma de conclusão de curso de graduação em Arquivologia devidamente registrado. A instituição de ensino fornecedora do diploma deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, era exigido que os candidatos tivessem experiência profissional de mais de três anos em organizações públicas ou privadas ou então título de pós-graduação lato sensu, mestrado ou doutorado na área de Arquivologia.

Direito

 Os candidatos da área de Direito precisam ter diploma de curso de graduação em Direito devidamente registrado. A instituição de ensino precisa ser reconhecida pelo MEC. Também foi solicitado experiência profissional superior a três anos em organizações públicas ou privadas. Outra possibilidade era apresentar título de pós-graduação lato sensu, mestrado ou doutorado na área.

Atribuições

 Abaixo vamos apresentar as atribuições dos selecionados pelo processo seletivo realizado pelo Ministério da Economia.

Arquivologia

 Os selecionados dessa área tem como funções o planejamento, orientação e direcionamento de atividades de identificação de documentos. Também devem se ocupar da revisão do processo de documentação e informação acompanhando e planejamento o tratamento técnico que é dispensado ao acervo documental.

Os profissionais de arquivologia devem participar do planejamento dos processos de automação relacionados com os arquivos. A seleção e preservação de documentos estão no escopo de atividades desse profissional.

Direito

 Os selecionados para as vagas de Direito deverão ter conhecimentos e habilidades de análise crítica de fundamentos do regime da União, ter embasamento sobre a Constituição Federal e a legislação ordinária correlata ao tocante do Direito Administrativo e Princípios Constitucionais. Deve verificar e propor soluções para diferentes situações de cunho jurídico.

Como é Realizado o Processo Seletivo do Ministério da Economia

 A seguir você poderá conhecer melhor as etapas em que os processos seletivos do Ministério da Economia são realizados.

Provas

 O processo seletivo para trabalhar no Ministério da Economia tem a realização de prova objetiva para eliminar e classificar os candidatos.

Prova de Títulos

 Os candidatos selecionados na etapa de prova objetiva deverão fazer a prova de títulos, ou seja, apresentar seus diplomas e outras comprovações exigidas. A apresentação dos títulos vale 10,0 pontos e tem caráter eliminatório.

Disciplinas

 Dentre as disciplinas que são cobradas nas provas do Ministério da Economia estão conhecimentos gerais, língua portuguesa, ética na administração pública e conteúdos específicos de cada área. A prova é formada por 120 questões que devem ser respondidas como certo ou errado. Ao todo são 50 questões de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos.

Outras Funções Disponíveis em Processos Seletivos

Processo Seletivo Para Economistas

Processo Seletivo Para Economistas

 Outras funções que já tiveram vagas disponíveis em outros processos seletivos do Ministério da Economia são: Analista de Processos de Negócios; Especialista em Ciência de Dados; Especialista em Desenvolvimento de Software; Especialista em Experiência do Usuário (UX); Especialista Gestão de Projetos; Especialista em Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e Especialista em Segurança da Informação e Proteção de Dados.

Cargos Efetivos

 O Ministério da Economia conta com 19 cargos e planos de carreira com total de 284 cargos distintos. Segundo o Portal Brasileiro de Dados Abertos esse ministério possui um número significativo de cargos vagos. Ainda não foram anunciados concursos para preencher as vagas do ministério.

A dica é acompanhar as atualizações de sites especializados em concursos públicos para saber quando esses processos de seleção para preenchimento de vagas em definitivo serão realizados. Em média os colaboradores desse ministério trabalham 40 horas por semana e o salário varia de acordo com a função e nível técnico exigido.

Faz parte dos processos seletivos e também dos futuros concursos a prova de títulos sendo essencial que os diplomas sejam devidamente registrados e emitidos por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Leia com atenção o edital do processo seletivo ou concurso antes de se inscrever para ter certeza de que atende a todas as exigências feitas assim você tem mais tranquilidade para participar.

Processos Seletivos

 A única forma de ingressar como trabalhador no Ministério da Economia é participar de processos seletivos abertos conforme disposições em editais. Fique atento aos novos processos abertos para poder se inscrever e ter a chance de conquistar uma boa vaga de trabalho. Prepare-se adequadamente para as provas e depois fique na torcida para ser um dos classificados para a etapa de prova de títulos.

Gostou de saber mais sobre como trabalhar no Ministério da Economia? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.