Templo Guangxiao Si

O Templo de Guangxiao Si é um dos mais remotos templos budistas, localizado na Província da China de Guangzhou, tem cerca de 1700 anos. Antes de ser um templo, o local era a casa do príncipe Zhao Jiande, que regia o Reino de Nanyue, da Dinastia Han do Oeste, no ano de 206 a.C. A construção do templo foi iniciada por um monge, já na Dinastia Jin Oriental, mas o que se visita atualmente, com área de 31.000 metros quadrados, pertence à Dinastia Qing.

Templo Guangxiao Si

Templo Guangxiao Si

Além de ter o nome de Templo de Guangxiao, ainda é conhecido por Templo da Piedade Filial e não tem somente grande importância para o Budismo, sendo ainda reconhecido pela beleza e riqueza de sua arquitetura, um convite aos olhos e também às orações, por isso, recebe todos os anos inúmeras visitas. Dentro do Templo há diversas peças, tidas como relíquias que contam toda a história do Budismo Chinês, principalmente para a região de Guangdong.

Ponto de Parada para Monges

A localização geográfica desse templo é bastante privilegiada de maneira que por muitos anos foi um ponto de parada para missionários asiáticos que estavam em viagem. Outra função que fez desse templo importante para o budismo foi o fato de ter se tornado um elemento central na propagação dos elementos do budismo através da criação de escolas.

Dentre os marcos históricos que esse templo possui estão os fatos de que foi nele que Huineng – o sexto patriarca chinês do budismo Chan – fez sua primeira leitura pública assim como foi nesse templo que o mestre budista de Shingon, Amoghavajara realizou o seu primeiro ensinamento sobre budismo esotérico. Nesse templo foram realizadas as traduções de muitas escrituras budistas.

Conhecendo a História do Templo Guangxiao Si

Auge

A construção desse templo tinha como objetivo constituir a residência de Zhao Jiande, contudo, o imperador Wu dos Han invadiu e anexou essa área. Durante a sua história esse templo recebeu outros nomes. Foi somente em 1492 que o templo voltou a ser denominado Guangxiao por ordem do imperador Chenghua do Ming, não mudou de nome até então. No período entre os séculos IV e XII o templo viveu seu auge sendo visitado pelos mais eminentes monges orientais.

Declínio

No século XVII o templo caiu em declínio, embora tenham sido realizadas reformas para tentar recuperar o espaço não houve grande sucesso. Outros obstáculos para a manutenção desse templo nos últimos séculos foram o movimento “Requisição de Propriedade do Templo para Promover a Educação” (que aconteceu entre 1898 e 1931) e a “Revolução Cultural” (que aconteceu no período entre 1966 e 1976). Os edifícios que compõem o templo foram sendo invadidos e destruídos no decorrer dos anos.

Recuperação

Foi nos anos 1980 que monges budistas voltaram a ocupar o Templo Guangxiao Si e promoveram a reforma de alguns dos seus principais salões. Dentre os espaços que foram fabulosamente reconstruídos estão: Samghrma Hall, Mahavira Hall e Ksitigarbha Hall. Além disso, os monges ainda adicionaram ‘pilares Dharma’ na frente de cada corredor. Foi construída também uma lagoa de libertação animal contribuindo para devolver parte do encante de outrora desse templo. Obviamente alguns estragos não puderam ser reparados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.