Templo de Salomão da Igreja Universal

A Igreja Universal do Reino de Deus possui uma sede considerada mundial na cidade de São Paulo, mais precisamente no Brás cujo o nome é “Templo de Salomão”.

O nome não é um mero acaso e nem uma escolha sem fundamentos. Ele foi escolhido porque a construção foi inspirada nas características do templo com o mesmo nome descrito na Bíblia.

No Templo de Salomão da Bíblia ficava em Israel, na cidade Jerusalém.

O valor total de investimento para a construção do “Templo de Salomão” foi de 680 milhões de reais.

https://www.youtube.com/watch?v=TS3zrszSgUk

Características do Templo de Salomão da Igreja Universal

A construção pode abrigar de um única vez 10 mil pessoas sentadas divididas no santuário e na nave central.

As medidas somadas do Templo de Salomão correspondem a 16 campos de futebol, são exatos 70 mil metros quadrados.

Para construir a fachada e o altar do templo foram usadas pedras cuja origem é de Israel e mais 28 mil metros cúbicos de concreto e duas mil toneladas de aço foram usados. Para se ter ideia da grandiosidade do Templo de Salomão, o que foi gasto em material daria para construir o Palácio do Planalto, em Brasília, duas vezes.

Vale ressaltar que a grandiosidade do projeto em relação ao tamanho também é feita com base no que é descrito na bíblia.

As medidas exatas do Templo de Salomão da Igreja Universal é de 104 metros de largura, 126 de comprimento e 55 de altura. Podemos comparar a altura com aquela de um edifício de 18 andares.

A divisão do templo é feita em 36 salas que servem como locais para o estudo bíblico. Somadas as salas, elas podem abrigar mil e trezentos crianças. Além disso, o templo possui um estacionamento que pode abrigar quase 2 mil carros, um refeitório para cerca de 500 pessoas, além de estúdios de rádio e de televisão.

E não é só isso. Dentro do templo ainda encontramos apartamentos, 12 deles com um quarto com banheiro, 13 deles com dois quartos com banheiro cada um e mais 59 deles que são quitinetes.

Com essas medidas fica fácil entender como o templo ocupa praticamente a metade de um quarteirão da zona onde foi construído.

Sobre a Construção do Templo de Salomão da Igreja Universal

Segundos os responsáveis pelo o projeto, durante a construção do templo houve uma preocupação muito grande em evitar grandes impactos ambientais para área. Por isso, muitos materiais foram usados mais do que uma vez.

Outra preocupação era gastar o quanto menos fosse possível água e energia elétrica.

No meio do altar quem visita o templo poderá observar uma arca chamada de “Arca da Aliança” que tem nos seus detalhes, ouro puro.

As poltronas do templo para receber os fiéis não foram fabricadas no Brasil, todas elas foram encomendadas a um designer espanhol. E outro europeu também fez parte do projeto, o fornecimento de mármore rosa foi feito por uma empresa italiana.

Durante a sua construção muitos empregados foram contratados chegando a somar 1.800.

O Início das Obras do Templo de Salomão

Quando ainda era somente um terreno, em 2010, o bispo Edir Macedo fez questão de reunir milhares de pessoas para lançar o início das obras. O encontro aconteceu no dia 8 de agosto de 2010.

No dia seguinte, a Igreja Universal possuía duas contas bancárias para que os fiéis fizessem depósitos para ajudar na construção do Templo de Salomão.

Além disso, a construção do templo podia ser acompanhada pelo site oficial da obra.

Dois anos depois, em 2012, mais precisamente em julho, a Igreja Universal promoveu uma outra campanha para arrecadação de dinheiro para prosseguir a obra do templo. Eles receberam não só a ajuda de fiéis como de não fiéis do Brasil e de outros países. A campanha foi feita na internet, na rádio e na televisão.

As pedras que foram trazidas de Israel para fazer o acabamento do templo começaram a chegar em 2013. Cada uma delas medindo  25x50x3cm para decorar 19 mil metros quadrados. Já o revestimento da parte interna foi usado 80×80 de uma pedra chamada brushed stone.

Impacto do Templo do Salomão na Região em que foi Construído

Aconstrução do Templo do Salomão da Igreja Universal no Brás, na cidade de São Paulo, fez com que os imóveis daquela área fossem inflacionados. Para se ter uma ideia, um estacionamento com somente 7 mil metros quadrados passou a ser oferecidos por 12 milhões de reais.

Porém, boa parte dos terrenos nas proximidades do Templo de Salomão foram adquiridos pela Igreja Universal do Reino de Deus. Na mesma rua, eles compraram 40 apartamentos de um condomínio. O valor que foi pago, 95 mil reais por apartamentos de 90 metros quadrados, passou a ser negociado, em 2011, por 470 mil reais cada um. Os últimos imóveis idênticos foram vendidos por 2 milhões de reais.

A primeira ilustre visita ao templo foi feita por Rafael Eldad, o embaixador de Israel aqui no nosso país, que ficou impressionado com o que viu.

A Inauguração do Templo de Salomão da Igreja Universal

Depois de um longo período, do anúncio passando pelo início da obra, o templo ficou pronto e foi inaugurado no dia 31 de julho de 2014.

A presidente do Brasil, Dilma Roussef esteve presente na inauguração do templo juntamente com o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também foram convidados e estiveram presentes na inauguração do templo, o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad e o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Muitas outras autoridades compareceram a inauguração do templo.

Além das autoridades estiveram presente na inauguração do Templo de Salomão, em São Paulo, pelo menos 2 mil pastores. O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, o cônsul-geral de Israel no Brail, Yoel Barnea, Leandro Daiello Coimbra, diretor da Polícia Federal. E muitos outros políticos, entre eles vereadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e governadores.

Também participaram da inauguração do templo da Igreja Universal do Rei de Deus, os presidentes das emissoras de televisão SBT, Rede TV, Band e Record.

A consagração do lugar foi realizada no dia 19 de julho, antes da inauguração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.