Santa Maria Salomé (Igreja Românica)

Se você já leu o best-seller “Diário de Um Mago”, de Paulo Coelho, com certeza deve se lembrar do famoso caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, pelo qual o autor peregrinou durante três meses. Tal saga relatou neste livro, que foi traduzido para 21 idiomas.

Igreja

Igreja

O caminho de Santiago de Compostela é um tradicional ponto de peregrinação frequentado por pessoas de diversas religiões e seitas, que percorrem um trajeto de quase 700 quilômetros para chegarem até a capital da Galizia, onde está situado o túmulo de Santiago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, já que seus restos mortais supostamente encontram-se neste local.

Uma das construções religiosas mais importantes de Santiago de Compostela e que recebe milhares de peregrinos é a Igreja Românica de Santa Maria Salomé, que começou a ser construída em 1075, ou seja, ela possui quase mil anos de existência. O destaque é sua imponente entrada, que transporta imediatamente o turista para um passado distante.

Igreja Romanica

Igreja Romanica

A cidade, que tem pouco mais de 93 mil habitantes, faz o visitante voltar literalmente ao passado, tamanha a quantidade de construções históricas que fascinam fotógrafos de todo o mundo. O fotógrafo profissional Vitor Ribeiro, por exemplo, retratou em seu blog imagens incríveis dessa fascinante cidade, inclusive da Igreja de Santa Maria Salomé: http://vrfotopromo.blogspot.com/2010_12_01_archive.html

Outro ponto importante que reúne há séculos milhares de peregrinos é a Catedral de Santiago de Compostela. Possui quase mil anos de existência, já que começou a ser construída no ano de 1705.

Quem vive em países do continente americano costuma se fascinar com a idade de alguns monumentos do continente europeu, já que como as Américas foram colonizadas em torno do século XVI, normalmente as construções mais antigas datam de no máximo 500 anos. Dessa forma, é incrível como algumas dessas construções europeias permanecem em pé com tanta imponência e resistência, mesmo após centenas de anos.

No caso da Catedral de Santiago de Compostela, trata-se de um destino obrigatório para os peregrinos que visitam a capital da Galiza. Além de contar com uma bela fachada no estilo barroco, o que motiva os fiéis a visitarem a Catedral é o fato de que o espaço abriga o túmulo de Santiago, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo.

Santa Maria Salome

Santa Maria Salome

O curioso é que a Catedral de Santiago de Compostela demorou quase que um século inteiro para que fosse construída, em razão de sua complexidade e dificuldade tecnológica da época, já que não existiam os gigantescos guindastes como os que existem hoje na construção civil, de forma que todo o trabalho de edificação foi realizado somente pelos operários, de forma praticamente artesanal.

Atualmente, além de ser ponto de peregrinação, a Catedral de Santiago de Compostela abriga um museu, que foi fundado em 1930, onde os visitantes podem conferir diversas peças arqueológicas e obras de arte, pertencentes à Arquidiocese de Santiago de Compostela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.