O Que Fazer Para Diminuir As Costas Largas?

A região das costas é uma das mais difíceis de tonificar e de reduzir a gordura localizada, já que não é possível fazer um tratamento localizado para as costas, como acontece, por exemplo, com as pernas e a barriga. No entanto, não é impossível reduzir a tão temida “costas largas” sendo necessário aliar alguns exercícios e uma alimentação saudável, para trabalhar em conjunto a tonificação da parte superior do corpo e também a perda de peso e gordura localizada.

É importante destacar que antes de fazer uma dieta, é necessário consultar um médico especializado, bem como os exercícios físicos, que devem ser passados por um profissional.

O que Fazer para Diminuir as Costas Largas?

Costas Largas

Costas Largas

Como foi citado, para diminuir as costas largas é necessário aliar alguns exercícios físicos com uma alimentação saudável. Confira abaixo alguns exercícios que são perfeitos para esse fim:

Exercícios Aeróbicos

Esse tipo de exercício favorece o metabolismo, gerando o gasto calórico que irá fazer com que ocorra a perda de gordura. Existem vários tipos de exercícios aeróbicos, tais como corrida, caminhadas, pedaladas, dentre outros. Uma pessoa que deseja reduzir a gordura das costas pode praticar tais exercícios de maneira leve ou intermediária, de acordo com o que for indicado pelo seu personal trainer. Para acelerar a perda de gordura, o personal trainer pode indicar treinos intervalados, que consiste em um período de atividade intensa seguido por um período de repouso. Existem vários tipos de treinos intervalados, sendo que o profissional da academia irá indicar o melhor para cada finalidade.

Exercício Dorsal com os Braços Esticados para Cima

Musculação

Musculação

Também chamado de “superman”, esse exercício tem o poder de trabalhar a região inferior das costas, ajudando a fortalecer os seus músculos e também os presentes no abdômen, o que irá favorecer a quantidade de gordura nessas duas regiões. O dorsal com os braços esticados para cima é feito deitado no chão, com a barriga para baixo e as mãos na nuca ou em frente ao corpo, sendo feito uma série de repetições onde o corpo é erguido, sendo retirado o tronco e as pernas do chão. Cada repetição vai depender do indicado pelo personal trainer, como é um exercício que exige certa força, o ideal é que comece de maneira leve.

Prancha

A prancha é um exercício bem simples, mas, que exige certa resistência corporal. Ela ajuda a fortalecer os músculos presentes na região do abdômen, e ao mesmo tempo, trabalha a região das costas. Ela é feita no chão, primeiro, deve-se deitar de barriga para baixo e depois, levantar o corpo do chão apoiando o peso do corpo nos pés e no antebraço. Ao se posicionar dessa forma, os músculos do abdômen serão contraídos. É necessário manter essa posição por alguns segundos, de acordo com o indicado pelo instrutor, normalmente, os iniciantes ficam em posição por cerca de 20 segundos. Para trabalhar melhor as costas, é possível realizar algumas variações do exercício, tais como a prancha lateral, onde o apoio é feito somente em um dos lados do corpo, e prancha lateral com elevação de perna, onde é intercalada a posição com uma das pernas levantadas de cada vez.

Fly inverso

Fly inverso

Fly inverso

Um dos principais exercícios para trabalhar as costas é o fly inverso, que promove a tonificação da região, além da definição muscular e da redução de gordura local. Esse exercício é feito em um equipamento próprio, onde a pessoa senta de frente para a máquina, com o peitoral encostado no equipamento e com os braços esticados segurando as barradas do equipamento. O braço deverá ser aberto até que sinta que os músculos das costas estão sendo contraídos. São feitas várias repetições do exercício, a quantidade exata é indicada pelo instrutor profissional.

Elevação Lateral

Esse exercício é mais focado nos ombros, no entanto, também ajuda a trabalhar as costas, sendo um exercício bem interessante para quem deseja perder a gordura dessa região, além de ajudar a ganhar músculos tanto no ombro como definir os músculos das costas. Ele é feito com halteres, que variam de peso, onde a pessoa se posiciona com o corpo reto e eleva os braços até a altura dos ombros.

Remada

Remada

Remada

Esse exercício pode ser realizando na barra, no equipamento e também no halter, sendo um exercício unilateral. Ele pode ser feito com vários pesos, e independente do peso utilizado, é necessário que a flexão do braço até o peitoral, conseguindo assim ativar os músculos do ombro e também das costas, além do abdômen, que deve estar contraído. Essa é uma atividade cardiovascular, que é muito eficaz na perda de calorias e que fortalece os músculos das costas.

Alimentação Saudável

Os exercícios por si só não conseguem diminuir por completo as costas largas, principalmente daquelas pessoas que contam com bastante gordura localizada. Por isso, o ideal é aliar os exercícios a uma alimentação saudável.

Diminuir a Ingestão de Calorias Diária

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Quando se diminui a ingestão de calorias, consequentemente, também irá perder peso por completo, incluindo a gordura localizada nas costas. É possível consultar um nutricionista para ele indicar a dieta correta para saber quantas calorias está ingerindo por dia. Existem também diários nutricionais que podem ajudar a controlar a ingestão de calorias. É importante que a redução ocorra de maneira equilibrada, já que quando as calorias são reduzidas de forma exagerada, isso pode retardar a perda de peso, além de causar problemas de saúde. O ideal é que sejam ingeridas no mínimo 1200 calorias por dia.

Siga uma Dieta Equilibrada

Para criar uma dieta equilibrada é necessário consultar um nutricionista, assim, será possível queimar a gordura das costas e de outras regiões do corpo. Uma dieta equilibrada inclui uma grande variedade de alimentos, de vários grupos nutricionais, onde é possível consumir uma grande quantidade de nutrientes diariamente. É muito importante que nas refeições seja incluído proteínas (presente em diversos legumes, frango, frutos do mar, tofu, dentre outros), variedade de frutas e vegetais, e grãos saudáveis, que contam com várias vitaminas. Os alimentos fritos devem ser reduzidos, sendo uma ótima opção fazer a maioria dos alimentos no forno ou apenas grelhados, que reduz drasticamente o consumo de gordura.

Consuma Alimentos Satisfatórios

Tijela de Frutas em Formato de Coração

Tijela de Frutas em Formato de Coração

É importante saber quais são os alimentos que saciam a fome, para que eles sejam consumidos em todas as refeições e assim a fome não esteja presente o tempo todo. Para isso, é necessário incluir os alimentos certos em cada refeição e lanche feito. É importante que os alimentos possuam gorduras saudáveis, como os alimentos que são ricos em carboidratos, que ajudam a manter o corpo satisfeito por um bom tempo, além de serem digeridos rapidamente. Essa gordura saudável está presente em alimentos como: castanhas, nozes, amendoim, azeitonas, azeite de oliva, sardinha, dentre outros. Também é importante que os alimentos sejam ricos em fibras e proteínas.

Elimine Bebidas Hipercalóricas e Guloseimas

As bebidas também são muito importantes na hora da dieta, já que bebidas como refrigerantes e sucos podem ser hipercalóricas, fazendo com que uma grande quantidade de calorias seja consumida com apenas algumas ml. O ideal é beber muita água e outras bebidas hidratantes e isentas de calorias. Já outras bebidas devem ser mais fluidas, como chá descafeinado, água com sabor, café descafeinado. Todos devem consumir ao menos 1,5 litros de água por dia, sendo que cada corpo tem a sua necessidade. Claro que refrigerantes não precisam ser cortados totalmente, no entanto, é importante que o seu consumo seja reduzido, e o foco seja em bebidas fluídas. As guloseimas não precisam ser cortadas totalmente, no entanto, é necessário ter atenção pra que seu consumo seja adequado. O ideal é buscar doces e outras guloseimas o mais saudável possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.