Joseph Ratzinger, coincidentemente nascido em um sábado de Páscoa, no dia l6 de abril de l927, na Baviera, Alemanha. Seu pai, Joseph era militar e muito ligado ao catolicismo e de um acentuado espírito anti-nazista e com uma cultura religiosa muito profunda. A Alemanha, a partir de l930 passou a ser dominada pelo nazismo e Ratzinger-pai, limitou-se a ajudar e proteger os sacerdotes católicos hostis ao nazismo. Para protegê-los, chegou a colaborar com o nazismo. Para o Papa Bento XVI que acompanhava seu pai em suas constantes mudanças de cidade, em vista dos conflitos, restava-lhe o recolhimento religioso junto a sua família.
A partir de l937, quando residia com a família em Aschau, Alemanha, foi quando surgiram os seus primeiros vislumbres sacerdotais , quando freqüentava na pequenina igreja do povoado, os atos litúrgicos e sentia um profundo sentimento de piedade pelo seu povo acorrentado ao nazismo. Desse período, até a guerra mundial, se dedicou aos estudos dando especial atenção ao estudo do Latim que mais tarde seria fundamental na sua formação teológica. Sua formação cultural, com base na antiguidade Greco-Latina, criou no Papa Bento XVI, uma atitude espiritual que se opunha aos ideais da ideologia totalitarista.
Quando em l939 ingressava no Seminário Católico, foi logo convocado a integrar o exercito nazista, incorporando-se contra a sua própria vontade no batalhão denominado de Juventude Nazista. Com a rendição da Alemanha, em 45, o Papa Bento XVI é recolhido a um presídio de onde saiu logo a seguir com a idade de l8 anos. Logo a seguir, retorna ao Seminário quando então sua vida retoma a normalidade e sua formação vocacional, o Sacerdócio. Teve a partir daí, uma vida atuante na Igreja Católica, recebendo em 84, vários títulos honoríficos de diversas entidades religiosas, ascendendo logo a seguir ao Bispado e ao titulo de Cardeal. Como a sabedoria vem com a idade, o Papa Bento XVI, soube tirar proveito dessa máxima, elegendo-se Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Dentro do ritual de escolha papal, sempre se manteve em evidência, tendo participado ativamente do conclave que escolheu o Papa Paulo I e no mesmo ano, do conclave que elegeu seu grande amigo o Papa João Paulo II, se tornando um dos mais influentes membros da cúria romana. Aos 78 anos de idade, o Papa Bento XVI é eleito Papa pelo Colégio de Cardeais, em um dos conclaves mais rápidos da história do Vaticano, recebendo milhares de mensagens de amigos do mundo inteiro e principalmente de sua terra natal. Quando surgiu na varanda da Basílica de São Pedro, foi aclamado por milhares de pessoas que aguardavam este tão esperado momento para a igreja. O Papa Bento XVI se dirigiu a multidão, dizendo-se um humilde trabalhador na vida do Senhor. A escolha do nome Bento foi uma homenagem ao último papa que adotou esse nome, o italiano Giacommo de la Chiesa, considerado o Papa da Paz.