Nos conta a Bíblia e a tradição cristã que Maria de Nazaré foi a mulher escolhida para ser a mãe do Filho de Deus, e ela concebeu o Filho de Deus, Jesus Cristo, por obra e graça do Espírito Santo, por isso ela é chamada Mãe de Deus. Ela foi escolhida por Deus para esta missão e disse sim, o SIM de Maria a sua missão de mãe de Deus é um exemplo da abnegação e da beleza do sublime amor de uma mulher. Ao tornar-se mãe de Jesus, o filho de Deus encarnado, Maria tornou-se mãe de toda a Igreja e o discípulo que estava aos pés da cruz ao receber Maria como mãe representava todos os discípulos de Cristo, conforme Evangelho de João, capítulo 19, versículos 25 a 27, e assim todos nós cristãos recebemos de Jesus um grande presente, recebemos Maria como nossa “mãe adotiva“, a mãe de Deus e de todos os seus filhos.
A missão da Mãe de Deus na terra foi um exemplo de amor, bondade, em busca de segurança, fé e determinação. Em nenhum momento ela duvidou ou questionou, esteve sempre ao lado do seu filho, e sofreu com ele as piores angustias, sabia da missão do filho e esteve ao seu lado até que se cumprissem todas as coisas. Como Mãe do Filho de Deus Maria também foi mãe, cuidando e protegendo seu filho, e ele como bom filho lhe obedeceu. O primeiro milagre de Jesus, por exemplo, foi ordenado por Maria nas Bodas de Cana, quando pediu ao Filho que providenciasse vinho na festa de casamento, Jesus diz que ainda não é hora, mas Maria insiste e ele obedece e diz: façam como quer minha mãe e transforma água em vinho. Exemplo de mãe que assume sua autoridade materna, exemplo de filho que obedece a mãe.
Hoje muito se discute sobre Maria, por ser designada como a Mãe de Deus, pela sua virgindade defendida pela Igreja católica e o fato de não ter outros filhos, etc. A verdade é que o essencial é invisível aos olhos como diz o poeta, e o essencial é que ela gerou e deu a luz ao filho de Deus, e o filho de Deus também é Deus, assim como o filho do homem é homem, e por isso ela pode ser chamada de mãe de Deus. Maria deu seu sim a Deus, e cumpriu sua missão, sentiu a alegria de ser mãe e foi mãe dos discípulos após a morte de Jesus.
Maria a Mãe de Deus recebe diversos nomes, Nossa Senhora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima, Iemanjá, Nossa Senhora de Lurdes, Nossa Senhora dos Navegantes, e muitos outros de acordo com a cultura religiosa de cada povo, e assim a fé mariana é responsável pela conversão de milhares de pessoas no mundo inteiro, e Nossa Senhora tem sido arrimo da fé e da salvação do povo ao longo dos séculos, e continua realizando seu papel de mãe amorosa de toda a Igreja e de cada um de seus filhos. Nesse dia das mães que cada um de nós possa ter no coração uma oração como um presente dia das mães para aquela que é a Mãe de Deus e mãe de todos nós!