Comparando os Grupos Evangélicos

No meio protestante, basicamente temos três grupos ou ramificações: os tradicionais, os pentecostais e os neopentecostais.

Os Tradicionais

Comparando os Grupos Evangélicos

Comparando os Grupos Evangélicos

Como “tradicionais” entende-se as chamadas “egregas ” históricas, cuja origem está ligada à Reforma Protestante ou então num período muito próximo, quais sejam:

• Igreja Luterana – Foi fundada por Martinho Lutero no Século XVI; na Alemanha.

• Igreja Presbiteriana – Teve início com João Calvino, no mesmo século;

• Igreja Anglicana – Iniciada também nesse século, na Inglaterra, pelo então rei Henrique VIII;

• Igreja Batista – Com início no século XVII, por John Smith e Thomas Helwys;

• Igreja Metodista – Seu fundador, foi John Wesley, no século XVIII;

Os Pentecostais

Tradição

Tradição

São chamadas de pentecostais as egrejas iniciadas com o reavivamento ocorrido nos EUA em meados de 1906/1910. Como reavivadas compreendia-se aquelas que admitiam em sua liturgia experiências do chamado “batismo no Espírito Santo”. As pessoas que tinham tal experiência eram expulsos de suas egrejas tradicionais, e assim formaram outras comunidades que passaram a adotar o nome de “Assembléias de Deus” (um movimento reunindo vários grupos que aceitavam a experiência do recebimento dos dons espirituais por ocasião do batismo com o Espírito Santo.

Em nosso país, as principais “egrejas” pentecostais são:

– Assembléia de Deus – fundada pelos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, dois missionários suecos de origem batista, vindos para o Brasil. Após terem tido uma experiência sobrenatural com o ESPÍRITO SANTO, viram que não poderiam voltar para o meio batista, fundando aqui a “Missão de Fé no Brasil” que, posteriormente ao receber apoio das assembleias de DEUS dos EUA, adotaram o nome que têm hoje.

– Congregação Cristã no Brasil – Foi fundada em 1910 por Louis Francescon;

– Igreja do Evangelho Quadrangular – foi fundada em 1950 pela senhora Aimée Semple McPherson;

– Igreja Pentecostal O Brasil para CRISTO – foi fundada em 1955 por Manoel de Melo, que desligou-se da Igreja Pentecostal DEUS é amor;

– Igreja Pentecostal Deus é amor – fundada em 1962 pelo missionário Davi Miranda.

Os Neopentecostais

Igrejas

Igrejas

São assim chamados pelo fato de suas “egrejas” se originarem do meio pentecostal original ou então das “egrejas” tradicionais. O movimento neopentecostal só veio a existir 60 anos depois dos pentecostais. Nos EUA são intitulados de “carismáticos”. Já em nosso país, o termo “carismático” é próprio do grupo, dentro do catolicismo, que é semelhante aos pentecostais, não sendo preso a certos dogmas católicos.

Os principais movimentos representativos dos neopentecostais no Brasil são:

• Igreja Universal do Reino de Deus, fundada pelo homem que se intitula “bispo” Edir Macedo, no ano de 1977;

• Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada peor Romildo R. Soares (popular R.R.Soares) em 1980;

• Igreja Sara Nossa Terra, fundada no mesmo ano por Robson Rodovalho;

• Igreja Renascer em Cristo, fundada em 1986 por Estevan Hernandez.

O que Diferencia um Grupo do Outro?

Embora para os católicos cada protestante seja apenas um “crente”, um “fanático” que carrega a Bíblia embaixo do braço, que “não pode” se divertir, que não pode beber, jogar, fumar, etc., existem entre os diversos grupos de protestantes certas diferenças básicas.

Com relação ao tradicionais e pentecostais, a principal diferença está na questão da experiência com o que os pentecostais chamam de “Batismo no ESPÍRITO SANTO” enquanto que os tradicionais chamam de “Plenitude do ESPÍRITO SANTO”. Para os pentecostais, o batismo com o ESPÍRITO SANTO é acompanhado por uma experiência estática de glossolalia (ou falar em outras línguas), enquanto que os tradicionais não acreditem da mesma forma.

Para os tradicionais, a plenitude do Espírito não precisa ser acompanhada pelas “línguas estranhas”, como pretendem os pentecostais. Estes também, dão muita ênfase às línguas e aos usos e costumes no que diz respeito aos adornos e roupas.

Além disto, os tradicionais além de não aceitar o “falar em línguas estranhas”, dão maior ênfase aos trabalhos sociais não dando tanta importâncias a usos e costumes como vestes e adornos. á em relação à diferença entre os pentecostais e os neopentecostais esta consiste mais em detalhes da liturgia. Entre os neopentecostais há maior ênfase ao louvor, sendo mais maleáveis nas questões teológicas, não sendo tão irredutíveis doutrinariamente como o são geralmente os pentecostais.

Também não adotam usos e costumes, e é o grupo que tem maior crescimento no país graças a um maciço investimento na mídia – como ocorre com a Universal do Reino de DEUS e a Internacional da Graça de DEUS.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.