Como a Bíblia Foi Escrita?

A Bíblia é com certeza o livro mais importante da humanidade, pois escrito em cerca do século X deu origem a muito do que conhecemos atualmente. No decorrer de 1000 anos outras pessoas se dedicaram a continuar escrevendo esse texto que apresentou uma teoria a respeito de como surgiu o homem e ajudou a criar os fundamentos do judaísmo e do cristianismo além de influenciar o aparecimento do Islã.

Um livro que contribuiu para a arte já que sem a Bíblia não existiram os afrescos de Michelangelo ou as telas de Leonardo da Vinci. A importância da Bíblia é inegável, mas afinal como e quem escreveu esse livro?

O Autor da Bíblia

Para a religião a Bíblia é uma obra de Deus e ponto, mas a discussão é bem mais profunda do que isso. A Igreja já assumiu que embora a palavra seja de Deus foram mãos humanas que redigiram o texto. Como não existem evidências concretas a respeito desse autor é necessário procurar pistas no próprio livro.

Entretanto essa não é uma tarefa simples haja vista que a Bíblia é muito complexa. Não se trata de um livro e sim de um livro que compila outros livros. As Escrituras contam com textos que foram sendo escritos ao longo do tempo. Para se ter uma ideia até mesmo a palavra Bíblia é plural já que vem do grego biblia ta hagia (os livros sagrados).

Os Autores Segundo a Religião

Para a religião é claro que cada livro bíblico tem um autor que é facilmente identificado. O profeta Moisés teria escrito os cinco primeiros livros do Antigo Testamento (os judeus chamam de Torá e os católicos de Pentateuco) aproximadamente em 1200 a.C. Já os Salmos seriam de autoria do Rei Davi e o autor de Juízes seria o profeta Samuel.

Trabalho Coletivo?

Entretanto os estudiosos acreditam que os livros sagrados foram o resultado de um trabalho coletivo. Isso se justifica pelo fato de que esses pesquisadores acreditam que as histórias que aparecem na Bíblia são derivações de lendas que surgiram na Terra de Canaã que atualmente é o território da Palestina, Líbano, Israel e partes do Egito, Jordânia e Síria.

Acreditava-se até pouco tempo que Canaã era a terra dominada pelos hebreus, entretanto algumas descobertas deram conta de que Canaã não era um Estado e sim uma terra que não tinha fronteiras e na qual vários povos moravam. Devido a isso os seus escritos foram muito influenciados por outros povos como os cananeus.

A Epopéia de Gilgamesh

Observando os textos da Bíblia é possível identificar algumas semelhanças entre algumas de suas passagens e a Epopéia de Gilgamesh que é de autoria dos sumérios que viveram no território que hoje é o Iraque. Nessa história o semideus Gilgamesh precisa enfrentar uma enchente devastadora e da qual algumas pessoas se salvam construindo um barco.

Podemos ligar essa história a história do dilúvio e de Noé além de o fato de Jesus ser humano e divino ao mesmo tempo assim como Gilgamesh. Isso aconteceu porque houve uma miscelânea cultural dos hebreus com os povos que viviam na região. Entre os séculos X e IX os escritores hebreus unificaram as tribos hebraicas num reino frágil por volta de 1000 a.C.

Confusão de Nomes

Nesse período foram redigidas as a maior parte do Gênesis e o Êxodo, porém, o personagem central que é Deus é tratado por dois nomes distintos que são Yahweh (traduzido como Javé ou Jeová) de uma forma que parece que o autor é íntimo dele e em outras passagens é tratado de forma mais formal como Elohim que é um título de poder que seria traduzido como Deus.

Dessa forma fica evidente que mais de uma pessoa escreveu o texto, mas os fundamentalistas ainda dizem que foi somente Moisés quem escreveu. Entretanto numa passagem a morte de Moisés é narrada, algo impossível para o próprio fazer. É possível identificar que o homem aparece como um co-criador do mundo e não apenas como uma criação de Deus.

Javista e Eloísta

Para os estudiosos esses livros da Bíblia teriam pelo menos dois autores sendo que o primeiro ficou conhecido como Javista por chamar Deus de Javé, esses textos seriam muito antigos de uma época em que a religião não era tão séria. O outro ator é chamado de Eloísta e teria vivido por volta de 850 a.C.

O autor Eloísta é bastante sério e fez uma narrativa bem diferente. Acredita-se que os textos foram misturados e a narrativa do Eloísta foi colocada na frente por começar com a frase de efeito: “E, no início, Deus criou o céu e a terra…”.

O Monoteísmo

No de 589 a.C Jerusalém foi atacada pelos babilônios e boa parte da população foi aprisionada e levada par a região que hoje corresponde ao Iraque. Após muitas décadas aprisionados os hebreus foram libertados e pode ter sido desse contato com os persas que acreditavam num único Deus que surgiu o monoteísmo do cristianismo.

Esdras e as Novas Escrituras

A versão final do Pentateuco teria sido escrita em torno de 389 a.C e nessa fase um religioso que é chamado de Esdras teria juntado um grupo de sacerdotes para mudar o judaísmo começando pelas suas escrituras. Esse grupo editou os livros que já haviam sido escritos e escreveu boa parte dos livros seguintes como Deuteronômio, Números, Levítico e a principal passagem da Bíblia que é os 10 Mandamentos.

A Violência do Antigo Testamento

Como pode o mesmo Deus que diz para amar ao próximo como a si mesmo ordenar que cidades inteiras sejam varridas do mapa? Esse seria mais um indício de que a Bíblia é na verdade uma obra criada pelos homens.

Os historiadores acreditam que o Antigo Testamento é o resultado escrito de muitos séculos de guerras entre os assírios e babilônios. Devido a esse clima de ódio os autores das Escrituras teriam sido influenciados desabafando as suas angústias por meio de histórias cheias de sangue e intolerância.

Origem da Bíblia

Origem da Bíblia

A Difusão

Em torno de 200 a.C o cânone hebraico que é o conjunto dos livros sagrados já havia sido finalizado e começou a se difundir pelo Oriente Médio. Aliás, é dessa época a primeira tradução completa do Antigo Testamento. Essa tradução foi feita por uma ordem do rei Ptolomeu 2o em Alexandria no Egito que era um centro cultural nessa época.

Além da tradução do hebraico para o grego a Bíblia foi traduzida para o aramaico, uma língua falada no Oriente Médio naquela época. Após dois séculos a Bíblia em aramaico era a obra mais lida na Samária, Judéia e Galiléia (territórios atuais de Israel e da Palestina).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.