Lançamento de dejetos nas águas dos rios
As bacias hidrográficas brasileiras estão agonizantes com a grande quantidade de dejetos que são lançados em suas águas. O mau uso dos recursos hídricos comprometeu de tal forma a poluição das águas destes rios que todo o ecossistema que os circundam estão ameaçados se providências imediatas não forem tomadas. A necessidade de ações para a manutenção da qualidade e da quantidade da água do País está em grandes investimentos para o tratamento de esgotos cloacais e o uso ordenado da água nos investimentos agrícolas ou industriais que disponibilizam de recursos naturais como a água em seus investimentos.
Lixo, outro grande problema
A produção do lixo nas grandes cidades é algo que em curto prazo parece inevitável, então cabe aos governos darem um destino adequado a este lixo criando locais para serem depositados porque a produção do chorume produzido pela decomposição deste lixo e este líquido altamente contaminado atinge as camadas de água no lençol freático. O lixo doméstico é outro grande problema que precisa ser encarado. Envolver a população para promover o controle do meio ambiente como realizar a separação do lixo seco e a sua entrega em locais ou a pessoas que fazem este recolhimento, o lixo orgânico ser utilizado para produção de adubo orgânico num processo de compostagem assim como a utilização de embalagens retornáveis para transportar produtos dos supermercados e outras tantas formas de diminuir a produção de dejetos que irão contaminar as águas, o solo ou o ar.
Evitar o desperdício da água
Além de ter o cuidado de produzir menos lixo e dar o destino adequado ao lixo nas grandes cidades, há necessidade controlar o consumo de água. Estudos mostram que os brasileiros das regiões metropolitanas consomem em média 200 litros de água diariamente e este consumo pode ser diminuído para 150 litros diários. Pesquisadores mostram que há necessidade de pontuar ações que venham de encontro a sustentabilidade da vida destes rios que compõem as bacias hidrográficas que percorrem as regiões metropolitanas e a redução dos poluentes é fundamental. Entre estas ações se destaca as ações de conscientização e da educação ambiental da população, mas os investimentos em projetos de tratamentos dos efluentes industriais, dos esgotos são fundamentais.
Instituições bancárias financiam projetos
O Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Caixa Federal financiam projetos que visam garantir a balneabilidade das águas dos rios das regiões metropolitanas. Entre os pontos considerados mais importantes conforme as pesquisas para a preservação e tratamento das águas de arroios, fontes e rios são a preservação da mata ciliar, o controle da erosão e do solo, as queimadas, a preservação dos banhados, a redução do uso dos agrotóxicos nas lavouras, o tratamento do esgoto doméstico, tratamento dos dejetos industriais e o recolhimento do lixo.