A Religião e a Ciência Diante do Cristianismo

por Carlos Alberto Bachtold – Funcionário público em Foz do Iguaçu, PR

Religião e a Ciência

Em nossa atualidade ciência e religião seguem caminhos distintos, ainda que paralelos. Ambas pretendem cada uma a seu modo, apresentar suas razões e fundamentações no mínimo teóricas, e colocam-se diante do homem para que este, apelando para sua razão, se posicione por uma delas.

A Religião e a Ciência Diante do Cristianismo

A Religião e a Ciência Diante do Cristianismo

Em ambos os lados encontramos defensores ferrenhos, capazes das maiores aventuras ou dos maiores heroísmos para provar que sua ideologia é a certa, porém convém saber que nunca a ciência e a religião poderão estar juntas, pelo simples fato de que ambas atuam em campos diferentes. E, até certo ponto, essas duas áreas do conhecimento humano são antagônicas entre si… A ciência trabalha com o conhecimento científico, obtido através da observação e experimentos em laboratório; e ainda assim, a partir no campo físico e a partir daquilo que já existe no mundo material.

Como conhecimento, a ciência pode tão somente explicar como algo funciona, como se desenvolve, a partir do que já existe. Isso porque pode, através de experimentos, sujeitar os elementos a determinados tipos de experiências e processos que mostram como tudo acontece. A ciência, portanto, está presa ao presente! Trata do que existe agora, de como funciona agora, de como reage agora!

Do outro lado, encontra-se a religião que, por sua vez, atua num campo mais abstrato e por isso mesmo muitas vezes mal compreendido da existência humana. Enquanto que a ciência trata de estudar a matéria, o campo físico e até psíquico do Universo, elaborando suas teorias e hipóteses, a religião cuida de trabalhar o aspecto espiritual do homem, postulando que com isso sua personalidade será de um caráter e moral mais elevados, conquanto que o aproximam da Divindade e não da matéria.

Comparando Ciência, Religião e Cristianismo

Princípios

Princípios

A ciência apoia-se na matéria, a religião no espírito, no abstrato. A ciência teoriza sobre a origem do universo a partir de observações do mundo físico; a religião procura explicar a origem a partir das teorias e princípios espirituais sobre os quais está estruturada sua crença.

Em meio a tudo isto, encontramos ainda o cristianismo. Seus princípios encontram-se dentro de grande parte das religiões ditas cristãs, porém o cristianismo em si não está limitado a tais religiões ou crenças. Da mesma forma que presente nas religiões por meio de seus princípios e modo de vida elevado, também a ciência, até certo ponto admite como benéficos seus valores morais, pois estes, de algum modo, tornam os homens mais nobres e respeitosos. Ainda assim, o cristianismo não se coaduna com a ciência.

Isto porque o cristianismo, diferentemente de todas as religiões que possamos conhecer, sejam crenças ocidentais ou orientais – chamadas de seitas, não existe fora da Pessoa de JESUS CRISTO! Qualquer religião ou seita conhecida, existe a parte de seu fundador… Sejam os chamados “Testemunhas de Jeová ”, sejam os “Adventistas do Sétimo Dia” , seja o Budismo , ou quaisquer outras religiões continua a despeito de seus fundadores estarem mortos e sepultados.

O Cristianismo

Sobre

Sobre

O cristianismo, porém, não existe à parte de JESUS CRISTO, seu centro e fonte de energia e vida. Dentro do cristianismo, JESUS CRISTO é não apenas o propagador maior de suas crenças e regras de fé práticas, como também o próprio autor e consumador da fé. Ainda que as religiões e seitas tenham também, cada uma seus livros sagrados (O Alcorão, para o islamismo, o Toráh, para o judaísmo, e evangelho segundo Alan Kardec, para o espiritismo – apenas para citar as maiores religiões), que trabalham em conjunto com tradições e regras, o cristianismo tem na Bíblia Sagrada sua única fonte de fé e prática.

Diferente de todos os outros livros sagrados, a Bíblia não é de origem humana, sendo escrita num período de 1600 anos, por mais de 40 escritores, tendo, porém um único Autor – o próprio DEUS CRIADOR. Através da inspiração sobrenatural do ESPÍRITO SANTO, JEOVÁ DEUS conduziu homens por ELE escolhidos a escrever as páginas das Escrituras Sagradas – a Bíblia. Conquanto outros livros sagrados possam ser entendidos apenas com o uso da razão e lógica humanas, a Bíblia, porém, só pode ser compreendida através da revelação do próprio DEUS, pois é um livro espiritual, dirigido para o espírito humano.

Também diferentemente de todas as demais religiões e seitas, o cristianismo tem Seu fundador vivo, ressurreto de entre os mortos e seu túmulo vazio atesta sua vitória sobre a morte. Já os demais fundadores encontram-se em seus túmulos, vencidos pela morte. Comparado à ciência, enquanto a ciência cria hipóteses sobre a origem daquilo que estuda, o cristianismo revela a origem daquilo que conhecemos, e vai além, mostra o futuro e as razões de fatos que não conhecemos. A ciência e a religião tratam de ideias… O cristianismo traz revelações!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.