Socialismo

Muitas pessoas se perguntam como o céu é – para muitos, de fato, que os filósofos e estudiosos ao longo dos anos têm a hipótese sobre a forma como o céu na Terra pode ser alcançado. O termo utopia foi cunhado em 1515 pelo escritor britânico Thomas More. Utopia descreve um lugar perfeito ou da sociedade, onde todos são iguais socialmente e economicamente.

Utopico

Utopia

A teoria política e econômica do socialismo foi criada com a visão de uma sociedade utópica em mente. Ao contrário de outros sistemas econômicos, não há consenso sobre como a sociedade ideal socialista deve funcionar. Dezenas de formas de socialismo existiram, todos com diferentes idéias sobre o planejamento econômico, tamanho da comunidade e muitos outros fatores. Apesar das variações no pensamento socialista, todas as versões defendem os benefícios da cooperação entre os povos, da direção clara dos males da concorrência associada com o capitalismo. Assim, como o socialismo se compara ao capitalismo e comunismo? E se alguma vez alguma sociedade socialista foi bem sucedida? O movimento ainda está vivo hoje? Veremos isso daqui em diante.

Cientifico

Princípios do Socialismo

O maior princípio do socialismo é a igualdade através do estado, num quadro em que este é responsável tanto pela distribuição da renda, através do provimento dos meios de produção ao povo, quanto pelo controle da riqueza social, uma vez que os bens de produção serão comprados diretamente do Estado, como que pela distribuição dos mesmos produtos que produz, formando uma cadeia utópica de distribuição e equalização social. O núcleo do Regime Socialista se baseia então em alguns pilares como a falta da propriedade particular, uma vez que se todos trabalham para uma mesma fonte todos têm de progredir a beber da mesma fonte. Outro pilar do socialismo é a inexistência de níveis sociais, ou seja, todos devem ter o mesmo salário, os mesmos benefícios para que o Estado possa suprir igualmente a todos, sem distinção. E por fim, desestimular a competição individual, eliminando assim a concorrência entre as pessoas e proporcionar assim uma sociedade mais justa entre seus membros.

Socialismo

Definições

Como já dito, é uma difícil tarefa obter uma definição precisa do socialismo, porque este é bastante difuso em suas divisões. Embora detentor de variadas teorias, o que a grande maioria dos indivíduos que defendem o regime é de que o capitalismo é o principal vilão da desigualdade social, visto que uma pequena parte da sociedade toma o controle dos meios de produção e assim podem fazer coluios quanto à defasagem de salários e a consequente diminuição do padrão social do operário. Como conclusão final, podemos dizer que o socialismo é teoricamente lírico, mas ineficaz do ponto de vista prático, uma vez que foi um regime amplamente difundido no leste europeu e União Soviética, e flagorosamente derrotado e sucumbido em todo os países, com exceção de uma decadente e e hermética Cuba, que vive em grande parte em miséria, devido aos embargos e sanções que sofre do mundo inteiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.