Reforma Agrária

Reforma Agrária

Uma expressão que muitas pessoas já cansaram de ouvir nos noticiários, mas que até hoje a maioria delas não sabem o real significado.

Brasil

Brasil

Mas enfim, do que se trata?

A reforma agrária é um plano, uma reforma, feita pelo Governo, que de acordo com a Constituição Federal de 1988 “Art._184”, ou seja, busca comprar grandes espaços organizados de terras de baixa produtividade e repassar para aqueles produtores rurais que em termos justos de compra não teriam condições de comprar um pedaço destas terras, e teriam menos ainda condições para o plantio e moradia, essa terra então seria utilizada da melhor forma, fazendo com que a produção nacional aumentasse, expandindo a produção alimentícia. Essa distribuição vai além, a tenta democratizar toda a estrutura fundiária, diminuindo a migração dos camponeses para a cidade, a pobreza e a miséria de muitos brasileiros.

Reforma Agrária

Reforma Agrária

Houve casos de sucesso em alguns países, um exemplo disso foi a Itália, onde o governo aumentou os impostos sobre os grandes latifundiários, forçando os grandes proprietários a venderem suas terras a pequenos produtores, quem estes recebiam empréstimos com juros baixos.

MST

MST

Idéias

A idéia é boa, “repartir”, retirar legalmente daqueles que têm muito, e entregar para aqueles que nem um pouco tem, só que no Brasil, podemos dizer que foi um histórico de perda de oportunidades. Podemos começar desde a colonização onde havia muito preconceito racial, onde grandes pedaços de terras foram distribuídas de forma desordenada para um pequeno número  de pessoas. Essas terras mal distribuídas continuam até hoje nas mãos de pessoas que produzem muito pouco, e que utilizam um pedaço mínimo de suas terras muitas vezes somente para a produção de gado, e toda vez que o governo tenta comprar essas terras para a distribuição legal aos “sem terras”, para favorecer moradia e auto-sustento a essas pessoas, os proprietários dificultam absurdamente o processo, muitas vezes supervalorizam suas terras para que não seja capaz a compra e desapropriação.

Com a má distribuição e lentidão no processo da reforma agrária surgiram muitos movimentos sociais, de pessoas simples que buscam “seu pedacinho de terra”, e um dos que mais se destaca é o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que geralmente age para acelerar  processo, mas que muitas vezes acaba por gerar conflitos com os donos de muitas terras, causando muitas vezes morte de pessoas inocentes.

A reforma Agrária existe sim no Brasil, “tanto que todo 30 de Novembro ela é comemorada”, mas o processo é muito lento, já que, o governo gasta em média até 30 mil por família assentada, portanto não é uma alternativa barata. Então é preciso gastar o muito dinheiro dos impostos com sabedoria.

De governo em governo surge algumas mudanças e propostas, vez ou outra, algumas famílias são assentadas em alguma terra, mas mesmo assim acaba sendo muito pouco, já que o nosso país sofre com a pobreza e a miséria de muitos cidadãos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.