Movimentos Sociais

A década de 80 e os movimentos sociais

Na década de 80 os movimentos sociais saíram às ruas e gritaram por direitos, por liberdade de expressão, por garantias de trabalho, de salários justos e direitos trabalhistas. Estes movimentos alcançaram grandes conquistas e foram brindados com uma Constituição Cidadã que em seu bojo garante os princípios de cidadania fundamentais ao ser humano. A Constituição Brasileira de 1988 é considerada uma das mais completas Cartas Magnas do mundo, ela garante todos os princípios preconizados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Movimentos Sociais

Movimentos Sociais

A Constituição e o controle social

Em um dos seus artigos a Constituição delega ao cidadão o controle das políticas públicas e da gestão dos recursos em todas as áreas da administração municipal e das entidades prestadoras de serviços assim como garante aos conselhos municipais o papel fiscalizador destes recursos. Cabe ao cidadão acompanhar a aplicação dos recursos municipais, estaduais e federais e garantir a sua aplicação em prioridades elencadas após discussão do colegiado e tornadas resolução dentro do conselho. Assim os movimentos sociais passam a ser organizados e garantidos legalmente pela Constituição.

Movimentos Sociais no Brasil

Movimentos Sociais no Brasil

Os conselhos e as dificuldades de se fazer ouvir

É fala corrente nas comunidades as queixas e as críticas aos seus governantes enquanto estes mesmos cidadãos não conhecem as instâncias legais de atuação. Hoje são os conselhos municipais as instâncias organizadas e legalizadas de voz do povo para implantar melhorias para a comunidade. Os conselhos municipais têm funções deliberativas, fiscalizadoras e através de sua organização, força e poder legal é que as gestões em todas as esferas de governo são sustentadas para as suas administrações. Embora legalmente caiba aos conselhos reivindicarem, fiscalizarem e se fazerem ouvir pelos seus governantes não se deve calar a voz das ruas e dos movimentos populares que podem fazer coro as reivindicações dos conselhos, bem como ir contra a grandes corrupções do governo, como desvios de dinheiro público ou contra essa crise do senado.

Movimentos Sociais ONGs

Movimentos Sociais ONGs

A voz do povo, o grito das ruas

Sufocados pela ditadura o povo foi às ruas na década de 80 exigindo eleições diretas, pedindo a reforma agrária, garantias trabalhistas e conquistaram grandes marcos na história do País. A redemocratização brasileira, liberdade de expressão, os movimentos pela terra foram se consolidando e as lutas ficaram nas discussões de mesas e em acordos burocráticos ou de cavalheiros. Não seria o momento de haver mudanças novamente? Não seria de novo a hora de ir às ruas, pintar a cara, se enrolar nas bandeiras e gritar de novo? Gritar pela ética na política, o fim da impunidade destes políticos, gritar pela garantia de que o petróleo na indústria é brasileiro e que assim deve ser explorado garantindo ao povo brasileiro a sua utilização ou a renda por sua exploração? Gritar também pela defesa do meio ambiente poluído e os recursos naturais vitais para a garantia de vida no planeta?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.