Prouni, Combatendo a Desigualdade Social nas Universidades

Como tudo na vida, cada conquista tem seu sabor especial, nesse processo chamado vida, cada etapa conquistada, exige muito empenho e merecimento, enfim, tem que fazer por onde para que as coisas aconteçam. Esse é o caso daqueles que desejam ingressar na Universidade e que por um motivo qualquer não conseguiram ingressar na universidade pública e que, mesmo assim, desejam seguir a vida universitária. Por exclusão resta as particulares, mas e se faltar dinheiro para bancar esse sonho? Foi com o intuito de romper esse estigma de que somente pode ingressar na universidade quem tem dinheiro que em 2004 foi criado pelo Governo Federal, por meio da Lei n◦ 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos, ou Prouni, com a finalidade de conceder bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Vale lembrar que as instituições que aderem ao programa ganham isenção de tributos.
Como uma espécie de “bolsa família” da educação, diversos estudantes foram e continuam sendo beneficiados por esse programa ao longo dos últimos sete anos. Ok, maravilha!!!! mas o que fazer para se beneficiar desse privilégio?

Prouni

Prouni

Como chegar lá

Para concorrer a bolsa, o primeiro passo a ser tomado é participar do Enem e tentar obter a nota mínima desse exame. Além disso deve preencher outros requisitos, tais como ter renda familiar de até três salários mínimos e adequar-se a outras condições, ou seja, deve ter concluído ou feito parcialmente o ensino médio com bolsa integral da instituição, deve ser portador de deficiência, pode ser professor da rede pública de ensino básico e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura normal superior ou pedagogia. Nessas condições, a renda familiar é desconsiderada.

Formando Prouni com Lula

Formando Prouni com Lula

Se preenche algumas dessas condições acima mencionadas, resta a etapa seguinte, ou seja deve escolher a modalidade de bolsa e até cinco opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos, segundo sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa. Feita essa escolha, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com suas opções e suas notas conquistadas no Enem, que compreende a média obtida das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem divididas por dois.
Superada essa etapa, os estudantes devem se dirigir às instituições de ensino com seus documentos para comprovar o que consta na ficha de inscrição. Em seguida, passam por eventuais processos seletivos nas próprias instituições. Caso sejam aprovados, recebem a bolsa.
Muito bem, agora resta comemorar essa conquista e ficar tranquilo. Nada disso, se o estudante não apresentar um aproveitamento de no mínimo 75% nas disciplinas cursadas em cada período letivo, simplesmente poderá ficar sem a bolsa, ou seja, não pode vacilar, tem que lutar para continuar merecendo essa “regalia”

Igualdade Social

Igualdade Social

Outro benefício

Com o objetivo de aprimorar o programa, foi lançado em 2006, o Bolsa-Permanência, com o intuito de ajudar os estudantes com relação as despesas escolares. Por esse programa, o estudante tem direito a um benefício de até 300 reais todo mês. A seleção, nesse caso, é feita automaticamente pelo sistema informatizado do ProUni no começo de cada semestre.
Dessa maneira, os beneficiados tem que realmente comemorar, pois se for por na ponta do lápis, realmente essa bolsa representa uma baita economia, mas é importante lembrar que o ProUni é uma via de dois lados, ou seja, concede-se o benefício, mas, em troca, o estudante tem que demonstrar interesse de fato em desfrutar desse privilégio. Nada mais justo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.